ELVAS EM DESTAQUE.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 1 de março de 2012
A publicação do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, onde é feita a abordagem das contas das 308 câmaras municipais, no ano de 2010, torna conhecidos os desempenhos de todos os municípios portugueses, em termos de finanças públicas.
O trabalho da Câmara Municipal de Elvas surge, mais uma vez, em lugares de grande destaque, tais como:
- Elvas em segundo lugar, no ranking global dos melhores municípios de média dimensão, em termos de eficiência financeira;
- Elvas em primeiro lugar, no esforço de redução da dívida, com um decréscimo de 34 por cento;
- Elvas em sétimo lugar no índice de dívidas aos fornecedores, com um decréscimo de 7,2% em 2008 para 1,4% em 2010 (embora não se trate propriamente de dívidas, porque ainda não passou o prazo legal para se pagar).
Para a Câmara Municipal de Elvas, trata-se de mais um reconhecimento do trabalho realizado nos últimos 18 anos pela autarquia, com frutos reconhecidos pela população do concelho, por turistas e visitantes e por instituições independentes e credíveis, no panorama nacional.
Este Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é um documento independente do poder político (Poder Central ou Poder Local), elaborado com o envolvimento de entidades credenciadas como a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Tribunal de Contas, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Barcelos), Universidade do Minho e Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade.
O estudo está disponível para consulta em www.otoc.pt .
Fonte:Tudoben
Podem derramar-se à vontade.
Os números estão aí.
Muitos elvenses ficam satisfeito com este reconhecimento nacional.
Aos poucos que se derramam, temos de lhes reservar compreensão pela amargura deles.
Umo boa notícia.
Podem dizer mal à vontade, mas o homem é bom nisto.
Esta notícia não é nada boa para quem tiver alguma coisa a ver com PSD e CDS que deixaram a câmara de Elvas, em finais de 1993, com mais de 10 milhões de euros de dívida (a preços da altura)
Proponho um cenário de estudo:
- O que seria diferente no concelho de Elvas, com uma câmara a dever umas dezenas de milhão de euros?
Que chatice!
Entidades independentes da política atribuem mérito à gestão financeira da câmara...
Isto não veio nada a calhar aos espalhadores de desgraças.
Podem aproveitar para explicar às pessoas que andam areceber apoio social da câmara, que estes números são irrelevantes.
Nos últimos 15 anos, os números eleitorais têm sido estáveis: dois em cada três votantes é do Rondão e o outro desses três não é.
Por isso, dentro da subjectividade de opiniões, Rondão é o maior para quem gosta e é o pior para quem não gosta.
Quando chegam números destes, a colocar Elvas nos primeiros lugares do País, entre 308 câmaras municipais é que não há volta a dar.
Aqui, não há subjectividade que valha a ninguém: o homem é inquestionavelmente bom.
A taxa de desemprego “dificilmente ficará abaixo dos 16%” no final do ano, prevê Francisco Madelino, ex-presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
“Começar o ano com uma taxa de desemprego de 14,8%, levará a que, com todas as medidas de retracção da procura interna, muito dificilmente se chegará ao fim de 2012 com uma taxa inferior a 16%”, adverte.
Para combater o desemprego jovem, o Governo avança com o programa “Impulso Jovem”, que prevê estágios em organizações internacionais, incentivos a jovens agricultores e micro-crédito.
Luís Bento, investigador da Universidade Autónoma de Lisboa e especialista em recursos humanos, receia que o programa destinado a combater o desemprego jovem sirva apenas para maquilhar as estatísticas.
“Essas medidas só podem ser efectivas se forem medidas de estímulo económico, porque se forem medidas cosméticas de subsidiação do desemprego, de subsidiação de formação profissional ou de subsidiação de estágios, são medidas que não vão fazer estancar o crescimento da taxa de desemprego em Portugal”, afirma Luís Bento.
(Notícia da Rádio Renanscença)
Devemos dar valor a quem o tem, nas áreas em que o demonstra.
Reconhecimento e justiça elementares.
"Elvas em destaque"
O título diz tudo.
Ponto final.
Ao contrario do que diz, pelo menos aqui no blog, o que foi criticado, foi o facto do gabinete de imprensa vir aqui divulgar uma informação distribuída aos jornais e o outro facto, de nao terem os rapazes nada que fazer que nao fosse comentar e voltar a responder aos comentários.
Já agora notou se uma tentativa brejeira e mesquinha de colocar Elvas em primeiro, onde de facto nao esta em primeiro. Elvas ainda bem que teve 34% de redução da divida,mas reparem que nesse ranking (o da redução da divida) a ordem esta feita por valor absoluto e Elvas é o número 44. Ou seja o gabinete usou uma percentagem lateral e criou um ranking que naoexiste no estudo para colocar Elvas em primeiro.
Elvas esta sempre bem posicionado e isso é bom, mas é feio que usem artificio demagógicos para enaltecer um trabalho que é de si meritório, embora nao precisassem de se exibir de forma tão desastrada e balofa. Também nao se espera muito de um gabinete sem nível.