SÃO MATEUS, QUE FUTURO?

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 9 de setembro de 2011



Falta uma semana para o começo das festividades da cidade. O nosso querido São Mateus começa, mas sem grande pompa e circunstância.


O programa é deverás pobre, sem claro está querer beliscar os dotes artísticos de quem vai actuar ou mesmo das preferências a quem vai assistir a ditos espectáculos, mas quando olhamos para os cartazes de outras festas (a maior parte delas muito inferiores ao São Mateus), constatamos que é realmente pouco apelativo o que se apresenta.
Em relação ao espaço que já por diversas vezes aqui foi debatido, continua igual, sem grandes condições e sem grande modernização nestes últimos 30 anos.
Em resumo o São Mateus caminha em minha opinião para uma morte lenta mas à muito anunciada.


A edilidade não se consegue intrometer no espaço gerido pela confraria e pela diocese e essa mesma relutância esta a matar aos poucos as festas da cidade de Elvas.
Falo na edilidade porque neste momento penso que será a única “instituição” capaz de conseguir fundos e meios para a modernização de todo aquele espaço que é único e cheio de potencialidades.


Os colegas “Tasca das Amoreiras” e “Dualidades” têm debatido (e bem) os vários temas adjacentes ao São Mateus como o são o programa, o espaço e até mesmo a data da sua realização, já que por parte dos intervenientes e organizadores desta romaria tem havido um silêncio absoluto em relação a estes temas, espero que aqui na blogosfera seja dado o empurrãozinho para que num futuro muito próximo algo seja feito e para que as nossas seculares festividades não continuem no tédio e caiam no esquecimento e banalidade de umas quaisquer festas de aldeia.

Comments:

There are 14 comentários for SÃO MATEUS, QUE FUTURO?