GOTA D'ARTE

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 8 de setembro de 2011



A partir de agora Elvas, já conta com uma nova Associação Cultural, a “Gota d’Arte, Associação Sócio-cultural de Elvas” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que foi criada com o objectivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população local.

Consciente das dificuldades e carências do concelho, a “Gota d’Arte” pretende desenvolver um projecto em duas vertentes, interligadas e com sinergias comuns: uma de apoio social às camadas mais carenciadas; outra que possibilite o acesso da comunidade, especialmente das camadas mais jovens, a actividades culturais e formas de arte, independentemente das condições económicas ou origem social.

Na vertente social e numa primeira fase, a Associação visa colocar em funcionamento um centro de dia para idosos, a abrir ainda no ano de 2012.

Na vertente cultural e com início ainda em 2011, propõe-se a “Gota d’Arte” criar oficinas de dinamização cultural nas áreas da música, dança, teatro, fotografia, desenho, pintura, escultura, apoio às actividades escolares e outras actividades de tempos livres que se mostrem úteis e que se insiram nos objectivos da instituição.

Importa realçar desde já a disponibilidade manifestada pela Câmara Municipal de Elvas, com particular destaque para o seu Presidente que, desde a primeira hora, assumiu a importância deste projecto, mostrou um interesse e empenho inexcedíveis e acreditou na sua viabilidade.

Não desconhecemos que, tendo nascido numa altura de grave crise económica, a “Gota d’Arte” irá enfrentar dificuldades acrescidas, sendo previsível que o quadro de contenção financeira decretado pelo governo agrave a precariedade intrínseca dos mecanismos de sustentabilidade próprios de estruturas não lucrativas e, consequentemente, tenha repercussões negativas ao nível do desenvolvimento do projecto que nos propomos levar a cabo. Mas sabemos também que é nestes períodos de crise que os apoios às comunidades locais são particularmente importantes e a solidariedade deve ter maior expressão.

Apesar de todas as adversidades, acreditamos que, com dedicação e trabalho de equipa e o apoio construtivo dos associados e da comunidade, será possível encontrar caminhos que permitam desenvolver um projecto de qualidade.

Actividades da Associação a Desenvolver em 2011/12 na área cultural

Embora as actividades da “Gota d’Arte” estejam abertas à participação de todos, é expectável que o número mais significativo de utentes se situe nas camadas jovens da população. Assim, é sobretudo a pensar nos jovens que nos lançamos no desenvolvimento e instalação de uma série de Oficinas nas áreas da Dança, Teatro, Música, Fotografia, Criatividade e Apoio às actividades escolares, bem como um espaço lúdico e de leitura que permita minimizar as dificuldades com que muitos pais se debatem na gestão dos períodos pós-escolares.

A oficina de dança, leccionada pela professora Catarina Rodrigues, comporta as modalidades de Ballet, Dança Contemporânea, Hip Hop, Dança Criativa, Pilates, Ladies Dance/Jazz, Coreografia e Barra de Chão.

A oficina de música abrirá com as modalidades de Percussão, Viola, Canto e Piano. Nesta oficina, tal como em todas as outras, não se pretende cansar o utente com técnicas e aprendizagens perfeccionistas de partituras, solfejo ou qualquer outra. Conscientes que todas essas técnicas são muito importantes, visa-se porém que cada aluno evolua de acordo com as suas capacidades e aptidões, tentando que cada um atinja o melhor nível que estiver ao seu alcance, sem ter a obrigação de obedecer a um plano de aulas rígido.

A oficina de criatividade comporta as modalidades de Desenho, Pintura, Escultura, Escrita criativa, Composição criativa, Fotografia criativa, Técnicas mistas, Instalação, Modelagem e Cenografia. Esta oficina pretende apoiar o desenvolvimento de técnicas dentro de variadas áreas, dependendo das pretensões de cada um, sustentando sempre esses estilos artísticos num estimulo criativo, a fim de cada um aprender a desenvolver o seu próprio estilo e orientação, fugindo ao aprender imitando. Para tal será proposto a cada aluno que escolha o tema que pretende desenvolver, tendo também em vista uma futura exposição pública.

Relativamente à Oficina de Apoio às Actividades Escolares, não se pretende levar a cabo uma actividade normal de explicações, mas sim fazer um acompanhamento dos alunos, ajudando-os a sedimentar os conhecimentos adquiridos na escola e a encontrar o método de estudo adequado, que lhe permita rentabilizar ao máximo o tempo utilizado nas actividades escolares.

Todas estas actividades de carácter artístico e cultural terão lugar no edifício do antigo GAT, na Rua João Franco do Vale (traseiras da Pousada de Elvas) e iniciar-se-ão no próximo mês de Outubro.

Qualquer contacto ou esclarecimento pode ser feito através do e-mail agotadarte@gmail.com, do telemóvel 924482924, do blogue da associação http://agotadarte.blogspot.com ou na nossa página de facebook http://www.facebook.com/#!/pages/Gota-dArte/207834012610768.

Comments:

There are 2 comentários for GOTA D'ARTE