PALMEIRAS?
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 8 de abril de 2009
Elvas está mais bonita, é hoje em dia uma cidade moderna com novas acessibilidades, novas infra-estruturas todo o que precisa uma cidade que espera pelo futuro.
Uma cidade que aguarda impacientemente a chegada do progresso, de um progresso empresarial que todos esperamos que chegue o quanto antes ao nosso concelho.
Vou hoje aqui deixar para debate a questão da quase concluída circular á cidade.
Circular que prepara a cidade para o futuro, uma obra necessária, questionável em alguns aspectos, mas sem dúvida uma obra necessária de cara ao futuro da cidade.
Ao que me refiro é em relação ao que podemos chamar “ornamentação” da própria circular e de todas as suas rotundas adjacentes.
Bem sei que as palmeiras colocadas ao largo de maior parte da circular dá um ar turístico (tal qual uma estância turística das Caraíbas) e ao mesmo tempo facilita a sua conservação pela escassa necessidade de água que necessita, mas na minha opinião não seria mais identificável com a região a colocação de oliveiras?
Apenas pergunto se as oliveiras não são por excelência, a árvore mais identificável com a nossa cidade e a nossa região ou serão as palmeiras?
Cidadelvas, na rotunda do aqueduto não há palmeiras.
Queres polémica! Nem na Semana Santa...
os tipos da Câmara devem ser uns "santos" se derem ouvidos a gente como vocês!... Engenheiros de bancada, que acham que percebem de tudo, mas não sabem de nada...
Teria realmente mais a ver com a nossa cidade as oliveiras que as palmeiras.
Elvas está mais bonita que nunca. Parabéns á Autarquia, ao menos fazem coisas que são visíveis. Continuem assim, eu como elvense agradeço.
A escolha de árvores para o espaço público deixa muito a desejar. Plantam-se árvores de grande porte em espaços exíguos e, depois, para emendar o mal, passam o tempo a cortá-las de modo completamente irracional, o que leva ao encurtamento da sua vida e suta muito dinheiro ao erário público. Ou então, em sítios onde se justificaria árvores frondosas para dar sombra, põem espécies que não cumprem esta função.
A sua sugestão relativamente às oliveiras, em vez de palmeiras, é muito oportuna. Mas há outras árvores da nossa região que, infelizmente, não são devidamente aproveitadas como ornamentais. Noutras paragens, mais a norte (P.ex. na Irlanda), a azinheira é utilizada no espaço público.
A questão que ponho é se as câmaras têm técnicos competentes (ou se contratam empresas competentes) para decidir quais as melhores espécies em função dos objectivos que se pretendem alcançar.
De facto, na rotunda do Aqueduto, bem como toda a sua envolvente a única "decoração" deveria ser a transparência.
N0o entanto Rondão Almeida tem feito os possíveis e os impossíveis por esconder o Aqueduto da Amoreira, enchendo o seu Rossio de árvores e candeeiros.
É impressionante a quiantidade de "lixo" paisagístico novo e velho à volta do Aqueduto.
Quando as únicas intervenções deveriam ser feitas ao nível do solo, arrancando as árvores velhas até à Senhora da Conceição Rondão Almeida multiplicou o n.º de árvores e espante-se o número de candeeiros!
Vão ali ao estabelecimento Q'Alma, (GALP) e verifiquem!
Correia Dias é um grande arquitecto?
Sim, limitou-se a passar para o papel a encomenda feita pelo cliente Rondão Almeida, o "burro foi albardado à vontade do dono"!
Se fossem oliveiras depois era chato quando se aproximasse o Inverno. Era ver o pessoal andar no meio da Circular a varejar e estender os panos para apanha da azeitona. :o)
Dualidades vale a diversao (parece que em Portugal é o melhor a fazer!) Quanto ao anónimo das nao sei quantas que diz para nao se meterem, ele representa o que de melhor existe de votante ignorante e ou de Elvense fora da casinha! Elvas está bonita para esperar o progresso mas pq nao se aplicou mais a rondonica figura para que Elvas se modernizasse e tb crescesse? Quanto ao paisagismo urbano naturalemnetque ele deixa muito a desejar e a questao do arvoredo é ponto importante em qq capital que deseje refrescar o ambiente. Se oliveiras ou nao, isso de facto já é problema de gosto mas que as palmeiras enxamearam o país isso sim é verdade.
Tanta polémica por causa do que há-de ou não há-de colocar no raio da Rotunda. Oh Presidente, ponha-lhes um "das caldas" que eles ficam todos contentes.
Porra, que gentalha, nunca estão satisfeitos. Gostava de ver o que é que lá punham?
Prefiro as oliveiras mas possivelmente a escolha das palmeiras tenha a ver com a pouca água que necessitam para se manterem.
Tem toda a razão, sem dúvida oliveiras em vez de palmeiras. Mais um tique do novo riquismo de Rondão.
As palmeiras até podem precisr de menos àgua, mas a que todos os dias rega o alcatrão, por incompetência dos técnicos das regas chagava para regar um pomar de ameixas rainha claudia, que são as de elvas.
Em relação à rotunda dos arcos podem ficar descansados que está guardada para a tal estatua que já está pronta há mais de 2 anos.
Elvas é uma cidade bonita, com qualidades paisagísticas únicas. Contudo, a ornamentação dos espaços é sempre bem-vinda e uma aposta de qualidade para quem quer atrair mais turistas à nossa cidade. Quanto às palameiras, penso que não foi a escolha mais adequada, tendo em conta todo o panorama natural envolvente. Contudo, sempre que se faz o estudo para arborizar as cidades, há que ter em conta diversos factores. Pois muitas espécies de árvores são inadequadas, por causa do seu porte, limpeza e manutenção.