É JÁ ESTE MÊS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


A Câmara Municipal de Elvas vai apresentar (finalmente) até meados deste ano a candidatura do maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo a Património Mundial, pela UNESCO, revelou no mês passado Elsa Grilo, vereadora da autarquia.
Elvas está a liderar o processo de candidatura das fortificações abaluartadas da zona fronteiriça de Portugal e Espanha a Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
As fortificações abaluartadas de Elvas, o maior conjunto no mundo, segundo o município local, foram incluídas em 2004 na lista indicativa de locais com potencial para serem candidatos a Património Mundial. O conjunto de fortificações é o maior do mundo no tipo da tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, porque tem um perímetro de oito a dez quilómetros e trezentos hectares de área


De acordo com a vereadora, a candidatura no que diz respeito a Elvas «está concluída» e será apresentada publicamente até ao final do mês de Fevereiro. A candidatura engloba o Forte de Nossa Senhora da Graça, obra-prima da arquitectura militar europeia do século XVIII, o Forte de Santa Luzia, mandado construir no século XVII, o conjunto abaluartado da cidade e as construções complementares do século XIX. O património militar da cidade é outro dos pontos em destaque nesta candidatura. Deste vasto conjunto de monumentos, destaca-se ainda, entre outros, o imponente Aqueduto da Amoreira, que começou a ser construído em 1529.


Afirmando-se convicta de que a candidatura «vai ser aceite», Elsa Grilo destacou o facto das fortificações de Elvas apresentarem «num bom estado de conservação, comparado com outras espalhadas por este mundo fora». Por isso, «as fortificações de Elvas são um conjunto absolutamente excepcional que merecem ser reconhecidas», sublinhou.
Ao que parece será finalmente este o mês que a edilidade escolheu para apresentar a candidatura. Esperamos todos que seja com o êxito que o nosso património merece.


Comments:

There are 15 comentários for É JÁ ESTE MÊS!