BADAJOZ - A PORTA PARA O FUTURO!
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
O que é bom para o desenvolvimento do Alentejo é bom para a Extremadura espanhola, mas a crise económica não está a ajudar a consolidação desta parceria, disseram à Lusa responsáveis políticos e empresários dos dois países.
O desenho da crise é também traçado por Manuel Cravinas, empresário de Elvas ligado ao imobiliário e que garantiu à Lusa nunca ter visto uma crise como esta.
«A tendência em 2007 foi os espanhóis comprarem casas em Portugal, na zona de Elvas. Entre 2007 e Maio de 2008 houve realmente uma procura, uma procura muito grande de casas. Mas depois isto teve uma quebra brutal», lamentou.
O crescimento dos negócios ligados ao imobiliário em 2007 inverteu a tendência anterior e explica-se pelos planos de desenvolvimento de Badajoz, uma das cidades espanholas com maiores índices de crescimento e desenvolvimento previstos.
A crise afastou os espanhóis do sector imobiliário português, mas os planos de desenvolvimento de Badajoz, com a abertura anunciada a partir de 2010 de grandes espaços comerciais, de uma loja IKEA, a linha TGV e uma plataforma logística para as empresas interessadas em distribuir mercadorias tanto para Portugal como para o Sul de Espanha ajudam a manter algum optimismo.
Os planos da Junta da Extremadura apontam para um plano de crescimento populacional de mais 50 mil pessoas e o sinal é visível para quem viaja a partir de Badajoz para o interior da província: a azáfama na construção de casas em Olivença, Talavera, Valverde ou Mérida é evidente.
Com 150 mil habitantes contabilizados em Dezembro, Badajoz cresce mensalmente com mais 1.500 a 2.000 pessoas, disse à Lusa Antonio Cid Rivera, jornalista do diário extremenho Hoy, responsável da editoria Região e Badajoz. A chegada do TGV ajuda a explicar esta euforia, embora as datas de conclusão do projecto de ligar a região a Madrid tenham sido sucessivamente adiadas: primeiro era 2010, depois passou para 2012 e agora, após a cimeira ibérica de Janeiro passado em Zamora, Portugal e Espanha concertaram 2013 como a data de concretização do projecto, incluindo a ligação a Lisboa.
Esperemos então que este crescimento se cimente também na nossa cidade e que quanto antes comecem os movimentos junto da fronteira do Caia.
NOTA: Parabéns á Rádio Elvas pela passagem do 8º aniversário. Que continuem como até aqui, sem dúvida uma referência da comunicação social em toda a região.
Já que Badajoz parece ter um crescimento tão acentuado vamos nós tentar aproveitar um pouco dessa boleia e tirar algum proveito.
Se possivel não apenas uma cidade/bairro dormitório.
A Rádio Elvas é um belo projecto de gente que trabalha muito e muitas vezes bem.
Parabéns e obrigado pelo que têm feito.
Força e "pra diante", como se diz no Alentejo.
A Rádio Elvas, diga-se o que se disser a favor ou contra, marca o ritmo, como eles dizem.
"No entanto, e aqui sim em forma de sugestão, penso que está na hora do órgão de gestão local deixar de caçar pelos elvenses mas sim ensinar a caçar! O que quero dizer com isto, é que graças à entidade referida ainda conseguimos ter alguns licenciados empregados no concelho (senão é que a desgraça era maior) e ao dispor da mesma, não será já altura de os utilizar como ferramentas junto das PME's, junto das Associações de todo e qualquer tipo, junto da "nata" empresarial nacional exercendo pressões para criação de postos de emprego em Elvas?
Estes são pequenos exemplos na minha simples e humilde óptica, que certamente poderiam deixar de pesar na carteira da C.M.E. (que se conseguiu organizar nestes anos) e que poderiam ser captados a outras carteiras...(Programas Europeus, investimentos privados, etc...) canalizando esses recursos para outras questões de necessidade máxima!"
in "elvasmelhor.blogspot.com"
Questão que ainda ninguém me respondeu...
Cumprimentos
O desenvolvimento do concelho de Elvas, no médio prazo, é feito em direcção ao Caia.
Elvas deve aproveitar a porta aberta que é Badajoz.
Sou dos que confia em que algum dia a crise irá abrandar, e havendo iniciativa de TODOS, creio que a terrinha ainda irá ter um futuro promissor.
Se Badajoz é uma das cidades com maiores índices de crescimento e desenvolvimento previstos, só devemos "ligar-nos" a "nuestros hermanos"!
Se estamos à espera que o nosso Governo faça alguma coisa em prol do Alentejo, temos de nos deitar porque sentados cansamo-nos de esperar...
Abraço
Aonde é que fica o Caia?
O que é Badajoz? Uma marca de carros alemã?
"nuestros hermanos"? Ai que bem escreves em francês scottish.
Já Elvas...
É um erro estratégico o executivo da Câmara municipal ignorar a grande cidade que temos a pouco mais de 10km e que nos permite ambicionar um futuro mais risonho que à maior parte das vilas e cidade do interior do país, mas se nada for feito vamos continuar a perder habitantes.
Sobre as casas: porque não urbanizar a zona do Caia? A ser concretizado acredito que seria um dos vectores do desenvolvimento do concelho, deixo a ideia...
Mais do que aproveitar a boleia, como diz o Dualidades, devemos é aprender com Badajoz.
Ninguém aprende a conduzir se andar sempre à boleia.
Devemos aprofundar laços, estreitar relações, trocar experiências, lançar sinergias, etc.
O que é Badajoz? Uma marca de carros alemã?
A oposição em Elvas é a maior desgraça que se pode imaginar!
Rondão Almeida deve rir à gragalhada dos anedotas que os tipos são:
- Simão Dorido abre a boca e só diz generalidades e banalidades, está metido no maior saco de gatos do planeta.
- Cabaceira é outro coitado que leva quatro anos a bater com a cabeça no hospital e a pensar que ainda consegue mais molho de um chão que já deu uvas mirradas. Arma-se em santinho mas escreve tantas insinuações como o seu parceiro do CDS.
- Pedras é um rapaz que anda enganado no Bloco mas gosta de estar à frente e por isso só pode num partido onde quem tem um olhinho, mesmo que pequenino, é... porteiro mas pensa que é rei.
- PCP há-de aparecer alguém que bem pode ser o manuel António, que já anunciou que é candidato mas ainda não arranjou partido que o quisesse.
- Miguel Mendes quer passar uma imagem mais séria do PSD mas de nada lhe serve, andando de braço dado com o tipo do CDS.
- Tiago Abreu é o mais tonho porque acha que é com a ladainha do blog que ganha muitos votos, mas limita-se a alimentar os tontos como ele.
Que panorama tão interessante!
Nas últimas autárquicas o CDS/PSD ainda teve o Eurico e o Zé Carlos Fonseca que até era director do Centro de Emprego, e levaram o resultado de 6-1 que se viu.
Nestas, com o Simão Dorido que só tem feito figuras de Tiago Abreu, a mentir, a insinuar e a ficar sem credibilidade pelas más companhias e por "competência" própria; imaginem o que vai dar... O Tiago já diz que é 7-0 para o CDS!!!!!!!!
Ah, ah, ah, ah, ah, ah...... Porreiro pá!