BOLSA DE EMPREGO
Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
O Concelho de Elvas é neste momento um dos concelhos da nossa região com maior índice de desemprego. Os encerramentos de empresas sucedem-se e as perspectivas de desenvolvimento e investimento no nosso concelho apresentam-se como um futuro possível mas não muito próximo.
É verdade que a possibilidade de desenvolvimento é cada vez mais real com o projecto do TGV e a sua plataforma logística mas o que é certo é que os níveis de desemprego aumentam assustadoramente e esse importantíssimo projecto teimam em não ser visível o seu arranque. O êxodo de Elvenses para outras paragens em busca de melhores condições de vida é cada vez maior e o tal desenvolvimento anunciado prevê-se tardio para muita gente.
A terrível crise mundial não ajuda e é cada vez mais difícil conseguir um emprego estável por estas paragens.
A criação do próprio posto de trabalho já não é tão fácil como em outras alturas, os vários sectores de possível investimento encontram-se saturados e sem procura.
Veja-se o caso do comércio, que sempre foi um dos sectores mais fortes na cidade, neste momento não existem boas perspectivas, lojas vazias sem compradores e grande parte delas a fechar e outras verdadeiramente “presas por arames”.
O Turismo, sector que embora em minha opinião não esteja devidamente explorado, neste momento é afectado pela crise que assola todo mundo.
A indústria, os projectos são muitos mas que tardam em ser uma realidade visível.
Em suma o concelho de Elvas apresenta-se como um concelho com futuro, mas um futuro que poderá ser irremediavelmente tardio para muita e muita gente, resta aguentar (quem lhe for possível) e esperar que a tempestade passe e o sol volte de novo a brilhar por estas paragens.
Todas as instituições a quem compete promover o emprego pede-se que consigam remar contra a maré e que aportem o seu grãozinho de areia para lutar contra toda esta crise.
Nós aqui no cidad’elvas sem que nada de relevante possamos fazer para diminuir o desemprego na nossa cidade vamos brevemente deixar á disposição de toda gente, um local no nosso “estamine” que sirva como uma bolsa de emprego.
Vamos criar uma coluna onde poderão ser colocadas possíveis ofertas de trabalho e onde também se poderão anunciar candidatos a propostas de trabalho, como uma coluna de anúncios ou classificados.
Apelo a todos os blogues da cidade que se juntem a nós e proponham ideias na criação de esta bolsa de emprego.
Issso servia se as pessoas quisessem trabalhar, porque metadedos que estão inscritos no desemprego não querem fazer nada só querem ganhar o dinheiro e ficar a fazer biscates por fora.
Elvas é uma cidade da fronteira onde as pessoas sempre viveram do comércio. Agora o comércio e os escritórios não estão de boa saúde e por isso os bons empregos em que levam o dia todo à porta da loja a falar com a vezinha ou atrás do balcão sem fazer nada á espera do cliente acabaram.
Agora têm que sujar as mãos e isso é coisa que poucas pessoas das que estão inscritas no desemprego querem.
Eu tenho uma empresa agrícola e nesta altura preciso de gente para trabalhar e não há quem queira, porque se têm que levantar cedo, porque tenho que as ir buscar a casa, porque está frio, porque está a chover, porque sujam as mão... Não querem trabalhar porque estão habituadas a viver dos subsídios do estado.
Perfeitamente disponivel para ajudar, e parece-me que a ideia de colocar uma coluna com ofertas, ou pessoas a oferecerem-se para trabalhar, é um pequeno grãozinho de areia que poderá ajudar nestes tempos dificeis. Já há bastante tempo, tenho em "visaodesportiva" uma coluna dessas, se bem que a nivel nacional, só nos resta ajudar porque amanhã poderemos ser nós a precisar.
Cpts.
Através de (mais um!!!...) comunicado, o CDS/PP (Com Desenvolvimento Sindical, Paulinho Portinholas) mostra-se incomodado com o Encontro Temático da Câmara Municipal de Elvas dedicado à Acção Social.
Por uma vez, temos de dizer que compreendemos e concordamos com Portinholas!
Na realidade, tema a tema, Rondão Almeida vai debatendo e dialogando com “meio concelho”, o que tem de ser motivo de uma grande preocupação doentia, para portinholeiros, ADE-IR (Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão) de Simão Dorido, Cabaceiras, Vieirinhas, Jantarões & Damiões, Pepones & Balsinhas, mais a sua trupe de familiares e amigalhaços.
Saúde, turismo, associações, comércio, acção social, etc. começa a ser muita fruta em ano tão sensível.
Como é hábito, amimalão político como é, Rondão tem os olhos bem abertos e joga na antecipação.
O que, para ele, tem sido uma vantagem ampla que lhe confere uma diferença acentuada.
Ao anónimo das 10:00
Se realmente é proprietário de uma empresa agricola e precisa de gente para trabalhar, porque não deixa aqui o contacto para possíveis trabalhadores?
O que mais me indigna é a Câmara Municipal alargar o período dos OMTJ's (tempo de trabalho), diminuir o tempo entre as inscrições e MANTER (!) a remuneração em 250€. Isto sim, é um grande incentivo não haja dúvida. O lema é: Podes vir trabalhar para a Câmara, por mais tempo, por mais vezes sem tares sem fazer nada, mas ganhar ganhas o mesmo desde que os OMTJ's foram feitos! Lógica=0 Até o salário minimo subiu, mas em Elvas parece que o nível de vida ficou intacto para a autarquia.
Gosto particularmente quando não passam sequer um comprovativo de que se esteve lá a trabalhar, nem uma folha com os pagamentos (espero que o bom senso se mantenha, senão qualquer dia qualquer um lá vai buscar dinheiro) e o mais engraçado é ver os jovens a fazer mais do que aqueles que estão lá fixos, ou mesmo a levar os jornalinhos ao Manuel Sobreirinho porque ele não pode com o cú.
Isto sim é a Geração XXI (pior do que a dos pais, triste país!)
Caro amigo o blogue Três Paixões também se associa a este boa ideia!
Infelizmente não temos a varinha mágica para eliminarmos o desemprego, mas divulgando o que pode haver de emprego, contribuire-mos seguramente para que alguém possa respirar de alívio.
Vamos a isso!
Abraço
Excelente iniciativa.
Parabéns.
Esta é uma belissima iniciativa!
Esta de parabens, e pode contar com o apoio do "Inspector Elvense"!
Cumprimentos