TGV - A REALIDADE ESPANHOLA.
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 23 de dezembro de 2008
O estudo informativo do Ministérios de Fomento Espanhol do troço Badajoz - Fronteira Portuguesa propõe situar a estação internacional do TGV em território Espanhol junto à fronteira Lusa…
…No estudo informativo, a estação internacional, que também dará serviço a Badajoz, propõe-se que esteja situada junto à fronteira Portuguesa (rio Caia), e consta de seis vias…
… Poderá acolher diversos tipos de serviços, internacionais e nacionais de alta velocidade, media distância de alta velocidade e media convencional…
… O projecto contempla uma conexão com a lado Português, que poderia materializar-se com a adjudicação ao lado Português de algumas instalações, como estacionamentos, etc.…
… O estudo decorre na sua totalidade em território Espanhol, dentro da província de Badajoz. Estudaram-se seis alternativas de traçado, e finalmente o Ministério de Fomento seleccionou como mais vantajosa desde os pontos de vista técnico, urbanístico, ambiental e económico a denominada alternativa 6…
A ALTERNATIVA 6.
… Esta alternativa tem a sua origem no terminal municipal de Badajoz, no entorno de Novelda del Guadiana, junto à linha actual Madrid-Badajoz e a estrada EX-209 a Mérida. Neste mesmo ponto cruza com o tramo Mérida-Badajoz da linha de alta velocidade Madrid-Extremadura, actualmente em execução….
…Na continuação o traçado atravessa a estrada EX-100 entre Cáceres e Badajoz, posteriormente o traçado cruzará o rio Gévora mediante un Viaductoe tornará a cruzar o canal do Montijo ao norte da cidade de Badajoz…
… O traçado continuará em sentido oeste cruzando o ramal ferroviário de Badajoz, pertencente á linha Badajoz-Portalegre, até chegar á nova estação internacional de alta velocidade.
O Ministério de Fomento Espanhol informou que a linha de alta velocidade Madrid-Badajoz-Fronteira Portuguesa encontra-se actualmente em pleno processo de execução e já se iniciaram as obras dos tramos Mérida-Badajoz e Cáceres-Mérida.
Toda esta informação em pormenor encontra-se aqui.
Independentemente da alternativa escolhida, esperemos que o lado português das obras não se atrase.
Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos e umas óptimas entradas em 2009.
Temos de concordar numa coisa: a linha de alta velocidade de Madrid ao Caia está assegurada.
Por isso, não há remédio: a alta velocidade vai entrar em Portugal pelo concelho de Elvas e vai ter uma estação no Caia.
Infelizes, todos os portinholeiros desenvolvimentistas da desgraça.
Felizes, o resto dos Elvenses.
Viva Elvas!
Abaixo os dircursantes derrotistas!
Valha-nos o governo espanhol para garantir o futuro de Elvas.
Aproveito para lhe desejar um óptimo natal repleto do melhor que a vida tem para oferecer.
Um abraço
dualidades np
Afinal Rondão Almeida não mentiu, ó cambada de portinholeiros, aqui está a prova que o tgv já não foge ao concelho de Elvas!!!
Mais uma azevia custosa de tragar para o Paulinho Portinholas...Tem juízo e não te metas nos assuntos dos "mais crescidos"...acho que a tua carreira política acabou, ou pelo menos devias acabar para não te enterrares mais.
Abraços
No tempo do Governo de Durão Barroso, com o Ministro António Mexia, foram os espanhóis que decidiram porque esse governo PSD/CDS não queria que a linha do TGV passasse por Elvas.
O actual Governo Sócrates, sempre defendeu que a linha Lisboa-Madrid seria por Elvas, já o anunciou há muito tempo e vai confirmá-lo brevemente. Acho que a Cimeira Luso-Espanhola do princípio do próximo ano vai firmar isso.
Valha-nos o nosso Governo, também com o empenho dos espanhóis, como diz o amigo Dualidades np.
Abraços e bom Natal.
Fernando Henrique
Umas Boas Festas a todos.
Um Bom Natal a todos e um Bom 2009, com uma ELVAS cada vez MELHOR.
Projecto já existe. Agora esperemos que sejam cumpridos os prazos estabelecidos.
Cumps
Já que o três da Manhã é um relógio quer os prazos cumpridos ao minuto ou ao segundo?
eu votei!
beijinho
Feliz Natal e um grande ano de 2009.