ELVAS, CIDADE COM POTENCIAL.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 5 de dezembro de 2008




Elvas é uma das principais cidades Alentejanas, sede de município, situada bem próxima da fronteira com Espanha, e desde cedo um importante bastião estratégico, construída dentro de muralhas em forma de estrela.

Vários povos passaram por Elvas e deixaram o seu legado, como os Visigodos, os Celtas, os Romanos (que a apelidaram de “Helvas”) ou os Mouros, tendo sido reconquistada aos Mouros por diversas vezes, fazendo definitivamente parte do Reino Português em 1229, e sofrendo ao longo dos séculos variados ataques espanhóis. De facto, em 1659, as suas linhas de muralhas e os fortes de Santa Luzia e da Graça tiveram um papel defensivo importante no desfecho da Guerra da Restauração, na Batalha das Linhas de Elvas.

Toda a cidade é dona de um património riquíssimo, contando mesmo com um imenso espólio de monumentos megalíticos, bem como um bom acervo arqueológico da época pré e romana. Da época medieval são de realçar o bonito Castelo do século XIII de Elvas, a Igreja de São Domingos ou a Igreja de São Pedro do século XII.O monumento mais vistoso da cidade é, talvez, o grande Aqueduto da Amoreira, cuja construção se iniciou em 1498 e foi concluído em 1622, com uma extensão de cerca 7.800 metros, com um total de 843 arcos, chegando alguns a atingir mais de 30 metros. Do mesmo arquitecto do Aqueduto é a bonita Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, obra do século XVI. Muitas outras Igrejas são dignas de registo, como a Igreja das Domínicas, da Nossa Senhora da Nazaré, da Conceição, ou a da Ordem Terceira de São Francisco, ou já fora das muralhas, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, onde se realiza anualmente em Setembro, uma famosa Romaria, coincidente com a Feira de São Mateus.

Confiante no seu património, tradição, e importância histórica, Elvas apresenta hoje diversos núcleos museológicos de grande interesse, sendo também a gastronomia um elemento riquíssimo de este concelho

Tudo isto faz de Elvas uma cidade única no mundo. Deixo-vos hoje aqui este post dedicado à nossa cidade para reforçar uma vez mais toda a importância que o turismo deve ter para o desenvolvimento de Elvas. Não são apenas indústrias que fazem falta ao nosso concelho, faz falta também o aproveitamento da maior riqueza que nós temos, o nosso património.
Deve ser o turismo a principal fonte de referência e desenvolvimento do nosso concelho.
Temos um diamante por lapidar, espere que o saibamos fazer.
Avizinham-se oportunidades únicas para a nossa cidade, haja quem consiga explorar todo este potencial e devolva a importância que Elvas já teve no panorama nacional.

Bom fim-de-semana e deliciem-se com as excelentes fotografias da nossa linda cidade.

Comments:

There are 13 comentários for ELVAS, CIDADE COM POTENCIAL.