FORTE DA GRAÇA .... E FALOU RONDÃO ALMEIDA!
Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Volto hoje novamente a trazer aqui o tema do Forte da Graça, porque acho um tema importante sobre um espaço à muito esquecido e que deve ser reutilizado o mais rapidamente possível. Depois da notícia avançada pelo Ministro da Defesa sobre a nova lei de programação das infra-estruturas militares e diversos imóveis, http://cidadelvas.blogspot.com/2008/09/alienao-de-patrimnio.html , veio agora o Presidente da edilidade elvense dar o seu parecer no que diz respeito a esta situação. Avançou Rondão Almeida que o monumento nacional em questão continue a pertencer ao Estado, mas concessionado a privados para a exploração em termos hoteleiros e museológicos. A possibilidade de adaptação do Forte da Graça a unidade hoteleira, envolvendo também uma componente museológica, não é uma concepção recente, uma vez que, há quatro anos atrás, o empresário Joe Berardo mostrou-se interessado em investir naquele espaço, mas o negócio acabou por não se concretizar. Segundo o presidente do município de Elvas, a ENATUR também apresentou, “há tempos”, uma proposta, mas esta acabou igualmente por não avançar.
Elvas tem hoje um património riquíssimo e não faz qualquer sentido que esse património, que pertence ao Ministério da Defesa Nacional, fique como está, adiantou José Rondão Almeida.
Depois destas afirmações está claro que será uma realidade a transformação da obra-prima da arquitectura militar situada na nossa cidade a 368 metros de altitude.
Elvas tem hoje um património riquíssimo e não faz qualquer sentido que esse património, que pertence ao Ministério da Defesa Nacional, fique como está, adiantou José Rondão Almeida.
Depois destas afirmações está claro que será uma realidade a transformação da obra-prima da arquitectura militar situada na nossa cidade a 368 metros de altitude.
Para recolher a opinião de todos aqui lado deixo uma sondagem sobre o destino a dar ao nosso Forte da Graça.
Acho que o Presidente já deveria ter feito alguma coisa pelo Forte à muito mais tempo.
O Senhor Presidente da Câmara já fez muito mais do que devia. Já gastou no Forte mais de um milhão de euros para trvar a degradação do monumento, há cerca de 6 ou 7 anos. Procurou interessados em parcerias, procurou soluções.
Mas o imóvel não é propriedade da Câmara e ninguém pode tomar decisões pelo proprietário, que é o Ministério da Defesa.
Infelizmente os vários Ministros da Defesa é que nunca quiseram saber do Forte da Graça.
Claro, bem visto.
Toda a gente sabe que o Forte da Graça, há muitos anos, está sob a responsabilidade da câmara municipal.
Já deixei o voto.
Metam-lhe um par de bombas e rebentem com ele... É um vulto que está ali a mais.
Cambada de gente burra, foi o que me apeteceu dizer primeiro. Depois percebi que o comentário das 16:24 só podia ser do filho ideológico do Manuel António Torneiro porque só um filho tão dedicado como ele podia defender aquilo que o seu papá defenia. Está-se c..... para o Forte, o que ele queria era construir vivendas na encosta do monumento. Grandes defensores do património.
Certissimo. Paulinho Portinholas vem aqui deixar essas bacoradas e outras falsidades, como dizer que o Forte é da Câmara, para desacreditar este blog. Estratégia parva de um tipo cujo blog está pelas ruas da amargura. continua a reciclar as ideias antigas que copiou de outros.
olá só agora vi este Blogger. Não sou elvense mas vivo em Elvas e defendo plenamente os monumentos da cidade, afinal de contas Elvas foi uma das cidades mais importantes do nosso pais. Assim sendo acho que o Fote da graça é um dos monumentos não se compreende a sua degradação pela rsponsabilidade do Ministério da Defeza. Mas como vão tirando feriados que marcaram as nossas conquistas não me admira que também vão deixando uma lástima os monumentos que foram grandes fortalezas para proteger as cidades com grande história que hoje temos e uma delas é a nossa linda cidade de Elvas... Um apelo ao Sr, Ministro; Não deixe deixe destruir o que ainda nos resta..., Obrigada.