DEMISSÃO?

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 23 de agosto de 2012



João Baleizão, presidente da Junta de Freguesia de Barbacena, no concelho de Elvas, poderá vir em breve a apresentar a sua demissão do cargo.

De acordo com informação recolhida pela Rádio ELVAS, João Baleizão ter-se-á desentendido com um habitante daquela freguesia, no decorrer de um desentendimento que teve o seu ponto alto no final da semana passada.

Tal facto e a opinião de familiares terão contribuído para que o autarca tenha posto em causa a sua continuidade à frente da Junta de Freguesia de Barbacena.

À Rádio ELVAS, José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, confirmou ter conhecimento desta situação, mas acrescentou que, até o momento, “não foi apresentado nenhum pedido formal de demissão” por parte de João Baleizão Pires, o que, a acontecer, terá de ser apresentado numa futura sessão da Assembleia de Freguesia de Barbacena.

João Baleizão é presidente da Junta de Freguesia de Barbacena desde outubro de 2009.

COMEÇOU A RECUPERAÇÃO DOS PASSOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 17 de agosto de 2012



A Câmara Municipal de Elvas iniciou as obras de recuperação dos cinco Passos da Via Sacra que se encontram no centro histórico da cidade.

“Não há nenhuma” igreja do centro histórico que não tenha sido reabilitada através do financiamento do município, frisou o presidente da autarquia, Rondão Almeida, citado pelo site da Arquidiocese de Évora.

O edil realçou que “chegou a vez de dar a dignidade que merecem” os Passos da Via Sacra, pertencentes à arquidiocese eborense mas, segundo o presidente, usufruídos por toda a população da cidade.

As obras de recuperação envolvem um investimento autárquico superior a 140 mil euros, refere a mesma.

Continuam os investimentos no Património em ano da elevação da cidade a Património Mundial, que as mudanças na cidade na fiquem apenas por aqui.

PARQUE DE CAMPISMO ELVENSE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 16 de agosto de 2012



A propósito das condições do parque de campismo de Elvas, ou melhor a falta delas como descreve e bem o colega Jacinto no seu blog.

Leia aqui um exemplo de um parque de campismo aqui bem perto.

DESEMPREGO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 14 de agosto de 2012



O número de inscritos nos centros de emprego do distrito de Portalegre aumentou 17,4 por cento em junho em termos homólogos e 0,5 por cento face ao mês anterior, para 6.652 desempregados.

De acordo com a informação mensal publicada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de junho encontravam-se inscritos nos centros de emprego do Alto Alentejo mais 984 indivíduos do que um ano antes.

Face a maio, o número de desempregados aumentou em 30 pessoas.

Por concelhos, é em Elvas onde se regista o maior número de desempregados (1586), seguindo-se Ponte de Sor, com 1267, e Portalegre com 1238.

No extremo oposto está o concelho de Marvão, que regista o menor número de desempregados, com 119 pessoas sem emprego.

Os números do IEFP são muito inferiores àqueles que foram divulgados hoje pela União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA), e que apontam para 9.632 desempregados no distrito de Portalegre no final de junho.

De acordo com a USNA, Elvas, com 2.285 sem emprego, encabeça a lista dos concelhos com maior número de desempregados, seguido por Portalegre com 1825 e Ponte de Sor com 1775.

Nas contas da USNA Castelo de Vide é o concelho com menor número de desempregados (184).

25º ANIVERSÁRIO DO GADICE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 10 de agosto de 2012



Hoje, dia 10 Agosto de 2012, o GADICE - Grupo de Apoio e Dinamização Cultural de Elvas comemora o seu 25º Aniversário!

Estamos todos de Parabéns!

Sabemos que ao longo destes 25 anos muitas foram as ilusões, os sonhos, as alegrias e as emoções partilhadas: é este um momento de homenagem a todos quantos estiveram na génese deste nobre projecto, bem como a todos aqueles que muito contribuíram para que o mesmo se mantivesse até aos dias de hoje.

Muito especialmente, endereçamos uma palavra de gratidão e reconhecimento à Câmara Municipal de Elvas que sempre se destacou, ao longo dos anos, pelo indubitável apoio e carinho a todo um trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas: a música, o canto, o ballet clássico e as artes plásticas.

Esperamos contar com o apoio de todos para continuar a dar ênfase a todas as actividades desenvolvidas até aqui pela nossa instituição, para que continue a ser um espaço destinado à produção artística e cultural, mas, ao mesmo tempo, queremos encetar um trabalho de inovação, recuperação, promoção e divulgação em outras áreas de intervenção, da cultura e dos “saberes”, através de actividades que, esperamos, correspondam às expectativas de toda a comunidade elvense: crianças, jovens, famílias, população activa, população sénior, entre outros.

Numa época fortemente marcada pela globalização e reconhecendo o valor, cada vez maior, que a cultura e as artes representam para a identidade e para o entendimento das nações e dos indivíduos, é objectivo da actual Direcção contribuir, de forma revigorada, para o incremento e dinamização da realidade da população elvense como um todo, pelo alargamento e aprofundamento do quadro que possuímos acerca da nossa história, global e glocal.

Também aqui as nossas entusiastas e orgulhosas felicitações à Câmara Municipal de Elvas (mais uma vez), por podermos dizer e fazer ecoar que Elvas é património mundial da humanidade. Também nós pretendemos colaborar na transmissão e promoção de Elvas como um lugar único no mundo.

Finalmente, esperamos que sintam implícito o nosso convite a uma profícua cooperação na partilha de aprendizagens, saberes e emoções e que a vida desta Associação se perpetue por, pelo menos, mais 25 anos.

A partir de hoje, contaremos com a força, entusiasmo e perseverança de todos quantos queiram participar, no labor da promoção de um bom serviço em prol de toda a população elvense.

Bem-hajam!

A Direcção do GADICE

http://www.gadicelvas.pt/

COMEMORAÇÕES DO 65º ANIVERSÁRIO D' "OELVAS".

Publicada por Elvascidade | | Posted On


TROCA DE LIVROS NA GOTA D'ARTE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 9 de agosto de 2012



Gota d’Arte, “Associação Sócio-cultural de Elvas” já há um ano, que faz, parte da rede nacional de bancos de livros.
Neste âmbito, promove a troca de livros escolares para que as famílias possam minimizar os seus gastos nesta área.

Este ano, a Associação, está ter algumas dificuldades. Em nota de imprensa enviada, ao Tudobem, a Instituição Gota d’Arte, informa, que há muita procura, mas poucos são, os que entregam os seus livros antigos.

“Vimos então pedir a todos os que tiverem em casa livros de anos anteriores e que já não estejam a fazer falta, que os deixem na sede da Gota”. Refere a nota.

Segundo os responsáveis, por esta área, esta é a única forma de poderem responder a várias solicitações, e que não são apenas, de famílias carenciadas. “Só com o contributo de todos podemos manter o banco de livros a funcionar".

ASSALTO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 8 de agosto de 2012



Uma mulher de 52 anos de idade, e residente num monte isolado em Varche, concelho de Elvas, foi assaltada na madrugada desta segunda-feira, dia 6 de Agosto, por dois indivíduos com sotaque espanhol, enquanto via televisão.

A vitima só se apercebeu da presença dos assaltantes na sua residência, quando estes lhe taparam a cara com uma manta e lhe ataram os braços e pernas com panos, cujos deverão ter invadido a moradia por um anexo existente.

Os assaltantes levaram vários artigos em ouro, no valor de milhares de euros, que pertenciam a uma antiga ourivesaria da família, um jipe, um televisor LCD, duas armas de fogo, um telemóvel e os cartões de crédito da vítima.

Intimidada, a mulher entregou ainda os respectivos códigos dos cartões multibanco aos assaltantes, refere a edição on-line do Correio da Manhã.

O crime terá ocorrido entre as 2.00 e as 3.00 horas da madrugada, tendo sido a própria vítima que, depois de soltar as amarras, alertou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

No local esteve a GNR e a Policia Judiciária (PJ) que está agora a tomar conta da ocorrência

Fonte:Elvas.com.pt

EDILIDADE SOLIDÁRIA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 7 de agosto de 2012



Mais de 250 alunos do ensino secundário em Elvas vão receber uma bolsa de 300 euros no próximo ano letivo.

O dinheiro será repartido por 10 meses, sendo que os alunos abrangidos receberão 30 euros mensais.

A medida "inovadora" da Câmara Municipal de Elvas visa minimizar as despesas dos agregados familiares com a educação.

De acordo com a vereadora Vitória Branco, “o município dispõe de uma verba de 75 mil euros para a atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino secundário, montante que pode ser ampliado de acordo com o número de candidaturas que foram apresentadas”.

Os beneficiários são os estudantes com menos de 20 anos residentes no concelho de Elvas, que se encontrem matriculados no 10º, no 11º ou no 12º ano e cujo agregado familiar tenha rendimento anual per capita inferior a seis mil euros.

As candidaturas estão abertas até 20 de agosto na Câmara Municipal de Elvas

1ª MARATONA FOTOGRÁFICA DIGITAL DE ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 6 de agosto de 2012



Regulamento:

1 – A 1ª Maratona Fotográfica Digital de Elvas é organizada pelo Museu de Fotografia João Carpinteiro e tem como principal objectivo promover Elvas e o seu Concelho através do Museu.

2 – A Maratona fotográfica insere-se, ainda, no Dia Mundial da Fotografia e, por isso, terá lugar no dia 19 de Agosto. Terá início às 10 horas com a concentração dos participantes no Museu da Fotografia, onde será confirmada a sua presença e terminará às 17 horas no mesmo local. Pelo meio será oferecido um almoço a todos os participantes em local a determinar.

3 – O tema da maratona é Património arquitectónico.

4 – Podem participar na maratona fotográfica, fotógrafos maiores de idade, que apresentem até 3 fotografias inéditas em suporte de papel e no formato único de 20×30 cm, tiradas na área do concelho de Elvas, sendo obrigatória a identificação do local.

5 – No verso de cada foto, devem constar: - O título da fotografia - O local onde foi tirada - O pseudónimo do autor

6 – As fotografias devem ser acompanhadas de um envelope fechado que conterá os seguintes dados do autor: - Nome - Data de Nascimento - Morada - Telefone - Endereço de E-mail - O pseudónimo (no exterior do envelope)

7 – As fotografias serão entregues directamente no Museu de Fotografia, ou enviadas pelo correio para o endereço: 1ª Maratona Fotográfica Digital de Elvas Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro Largo Luís de Camões – 7350 Elvas Prazo de entrega – Dia 30 de Setembro de 2012 Telefone do Museu: 268 636 470

8 – Para participar na maratona é necessário uma prévia inscrição e o pagamento de 10 (dez) euros que dará direito a um pequeno catálogo onde constará a participação de cada concorrente e um dos seus trabalhos seleccionados pelo júri.

9 – Serão atribuídos três troféus para o 1º, 2º e 3º lugar e, ainda, as menções honrosas que o júri entender. 2 / 2

10 – As fotografias a concurso serão devolvidas aos concorrentes, excepto as premiadas, que ficarão para arquivo do Museu e que poderão ser utilizadas por este, referindo o nome do autor.

11 – Será realizada uma exposição no Museu com os trabalhos admitidos a concurso. Mediante o número de concorrentes assim serão expostas todas as fotos ou apenas uma por participante, além das premiadas. Os concorrentes premiados serão notificados atempadamente.

12 – A entrega dos prémios terá lugar no dia da exposição, prevista para o dia 12 de Janeiro de 2013.

13 – O júri será nomeado pelo Director do Museu e constituído por um representante da comunicação social, um representante da Câmara Municipal de Elvas e um fotógrafo reconhecido. Ao júri é vedada a participação na maratona como concorrente.

14 – A participação na Maratona obriga à aceitação do seu regulamento.

15 – Os casos omissos serão decididos pelo júri.


http://fotografosdeelvas.blogspot.pt/

XXII FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 3 de agosto de 2012



A Praça da República vai ser palco da 22ª edição do Festival Internacional de Folclore, que decorre entre 3 e 12 de agosto, numa organização da Câmara Municipal de Elvas.

Na edição deste festival vão estar presentes grupos de folclore nacionais e internacionais. Assim, no dia 3 o Festival arranca com a participação do Rancho Folclórico de Elvas e Ballet Exotic, da Ucrânia. No dia seguinte, sábado, actuam o Rancho Etnográfico Touguinha (Vila do Conde) e o Grupo Kartal, da Turquia. A 5 de agosto sobe ao palco o Rancho Folclórico "Os Saloios de Dona Maria" (Sintra) e a Universidad Autónoma Coahuila, do México.

Na sexta-feira dia 10, estarão presentes o Rancho Folclórico "Arcozelo Torre" (Viseu) e o Grupo Folklorico "KUD ABRASEVIC". No sábado actua o Rancho Folclórico de Azinhal (Castro Marim) e o Conjunto de Canárias. O último dia do festival, domingo, dia 12, encerra com as actuações do Rancho Camponeses de Arraiolos (Arraiolos) e a Compañia de Danzas Scorpio, da Venezuela.

As actuações iniciam às dez da noite.

AUTARQUIA APROVA REGULAMENTO DAS HORTAS COMUNITÁRIAS

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 2 de agosto de 2012



A Câmara Municipal de Elvas vai disponibilizar 82 hortas comunitárias destinadas a famílias carenciadas e também para quem gosta de passar o seu tempo livre em contacto com a natureza.

De acordo com o presidente do município local, a autarquia adquiriu uma propriedade com quatro hectares, que foi retalhada em 82 hortas, com uma casa comum de apoio para guardar os utensílios agrícolas e com um sistema de rega automático em cada lote.

Segundo Rondão Almeida, a autarquia poderá vir a aumentar o número de hortas comunitárias, caso o número de concorrentes seja superior aos talhões que se encontram disponíveis nesta primeira fase.

O projecto de Regulamento de Hortas Comunitárias, em Elvas, foi aprovado, na última reunião da Câmara Municipal, e o documento, que estabelece as regras de funcionamento do espaço disponível na Belhó/Raposeira, vai ser enviado à Assembleia Municipal para aprovação.

SÃO MATEUS 2012.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 1 de agosto de 2012



Já são conhecidos os artistas que este ano irão actuar na Expo São Mateus, que decorre entre 20 e 30 de Setembro, no Parque da Piedade, em Elvas.

Jorge Palma, Paulo de Carvalho e Herman José são alguns dos artistas que irão actuar na carpa instalada no recinto da Feira de São Mateus.

Saiba já o programa completo:

Dia 20 (quinta-feira) – Jorge Palma;
Dia 21 (sexta-feira) – Paulo de Carvalho;
Dia 22 (sábado) – Tributo a Dire Straits;
Dia 23 (domingo) – Teresa Tapadas e Nelson Cardoso;
Dia 24 (segunda-feira) – Nikita, Tamara Neves, Inês Ramos, Luís Tavares, Luís Mendes, Irina Santos e Helena Brita;
Dia 25 (terça-feira) – Ana Ritta, Luís Pestana, Vanda Santos, Joana Capelas, Tininha e Dina Moriano;
Dia 26 (quarta-feira) – Latinas e Carlos Caracol;
Dia 27 (quinta-feira) – Herman José e Olinda Moriano;
Dia 28 (sexta-feira) – La Havana e Raquel Guerra;
Dia 29 (sábado) – Jorge Fernando, Fábia Rebordão, Soraia Branco e grupo "Os Dançarilhos".