ASSALTO AO MUSEU.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 15 de novembro de 2010


O roubo concretizado em Outubro no Museu Militar de Elvas, no âmbito do qual a Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, foi o primeiro assalto à mão armada ocorrido em Portugal num espaço museológico.

O coordenador referiu que o museu tinha sistemas de segurança – nomeadamente câmaras de vigilância e um guarda, que foi imobilizado – mas sublinhou que os níveis de segurança são atingidos em função do nível da ameaça.
“Como é a primeira vez, este tipo de ameaça não era preocupante”, acrescentou.

Numa sala das instalações da PJ onde foi exposta a maior parte das 26 peças roubadas (há ainda alguns objectos não recuperados e que poderão já estar em Espanha), João Oliveira explicou que o conjunto retirado do museu inclui revólveres, pistolas, carabinas, espadas, espadins e florins dos séculos XVIII e XIX

O valor pecuniário das peças “não está determinado”, mas o coordenador de investigação destacou que o mais relevante é o “valor cultural”.

O trabalho dos investigadores está agora orientado para a identificação de outros autores do roubo e para a recuperação dos objectos em falta.

“O crime foi cometido por um conjunto de indivíduos, dos quais, neste momento, está identificado um”, disse João Oliveira, referindo-se ao suspeito de 27 anos detido em Elvas e que se encontra em prisão preventiva.
Em causa está um roubo e sequestro, com recurso a arma de fogo e a arma proibida, no museu instalado no Forte de Santa Luzia.

Segundo um comunicado da PJ, os autores dos crimes terão entrado no Museu Militar após terem escalado as muralhas e “manietaram o guarda que fazia segurança no local, amarrando-o de braços e pernas e coagindo-o a entregar as chaves dos espaços expositivos”.

Os suspeitos quebraram então várias vitrinas para retirar as armas e espadas antigas.

Infelizmente o nosso espólio museológico já é também alvo de cobiça de alheios.
Resta zelar com mais atenção sobre os mesmos para que esta situação não se repita.

FONTE: Público

Comments:

There are 11 comentários for ASSALTO AO MUSEU.