ROMEIROS EM FÁTIMA.
Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 6 de maio de 2011
Um grupo de 50 pessoas de Vila Boim, concelho de Elvas, percorreu desde sexta-feira, 29 de Abril, até quarta-feira, 4 de Maio, os 214 quilómetros que separam a localidade alentejana de Fátima em carroças puxadas por mulas e éguas. O trajecto, em jeito de peregrinação, foi uma iniciativa dos Romeiros de Vila Boim. Uns por fé, outros pela experiência, alguns apenas pelo convívio, chamaram a atenção com as carroças enfeitadas com os adornos tradicionais da Feira de São Mateus. Uma iniciativa a repetir, afirmaram, apesar de cinco dias de chuva, dormidas em tendas e carroças e as dificuldades em fazer as subidas do trajecto com os animais.
A ideia partiu de um grupo de amigos dos Romeiros de Vila Boim, explicou um dos membros, Luís Lourenço, na tarde de terça-feira, dia 3, quando descansavam no parque de campismo de Torres Novas. Já alguns tinham feito a peregrinação a pé e surgiu a ideia de, ao jeito dos romeiros, levar as tradicionais carroças alentejanas, já usadas por estes durante a Feira de São Mateus, em Elvas. “Estamos muito ligados a isto. Há seis anos retomámos a tradição de ir à feira com as carroças”, transporte de outros tempos.
A saída de Vila Boim deu-se na sexta-feira e percorreu Prazeres, Monforte, Ponte de Sôr, Chamusca, Golegã, Torres Novas e por fim Fátima, na quarta-feira. Um percurso “bastante planeado”, em que correu tudo dentro das expectativas. As dormidas e a comida foram por conta dos romeiros, que passaram as noites nas carroças ou em tendas.
Num grupo maioritariamente masculino, seis mulheres deram o colorido e ajudaram na preparação da comida. A cozinheira, Fátima Rego, ofereceu-se para acompanhar. “Estou habituada a cozinhar seja onde for, desde que tenha fogão e panelas”, referiu. “Enche-me de alegria vê-los a rezar, rezar com eles, iniciar a refeição com uma oração”.
FONTE: O Mirante Semanário.
Uma fantástica promõção de Elvas! E que fez a Câmara? No futebol empresta autocarros com motorista e gasóleo para levar adeptos, neste caso disse emprestar o autocarro para ir buscar o grupo a Fátima mas que os romeiros tinham de pagar o gasóleo e o motorista!
Ao que me consta, a cedência dos autocarros para os romeiros foi igual à que foi para os clubes e associações, sejam do futebol ou de outra coisa.
Claro que os da má língua, que nada mais fazem do que andar na net a largar mentiras, tinha que vir aqui dizer mal da Câmara. Já toda a gente sabe que essa é a ocupação principal de gente desocupada.
Essa gente desocupada, está sem ocupação por culpa dos politicos incompetentes que dão ocupação a quem ganha ordenados chorudos para andar na net a ver quem diz a verdade, ou não, das "coisas" que a camara ou o seu presidente faz!
Mas também há gente desocupada que tem emprego, mas em vez de trabalhar para sustentar a família, anda entretido nos blogues dos outros anónimo, porque foi proibido de escrever no dele por causa dos tribunais... É a vida triste de quem não tem vida própria que o preencha.
Arranja outra ocupação. Vai jogar futebol, fazer natação, ensinar os teus filhos a jogar a qualquer coisa.
Ocupa a tua vida com coisas uteis porque os anos passam e tu não passas do mesmo.
Devias ter aprendido alguma coisa com os problemas...
É só um conselho, que não vai aceitar. Eu sei.