BALUARTES.
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 5 de abril de 2011
Elvas e Badajoz vão reabilitar os seus baluartes com financiamento europeu antes do final de 2012.
O projecto transfronteiriço “Baluartes”, que Elvas e Badajoz apresentaram ao Programa de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha (Poctep), supõe um investimento conjunto na ordem dos 2.900.000,00 euros, dos quais 2.700.000,00 vão para Badajoz e cerca de 135.000,00 vêm para Elvas.
Em Elvas, o projecto compreende a recuperação dos fortins de São Domingo e São Mamede. A actuação abarcará a limpeza da muralha, a reconstrução da parte superior e o melhoramento dos acessos e instalação de áreas de visita com equipamento informativo e interpretativo sobre o monumento.
Da mesma maneira, Elvas irá também recuperar as três portas de madeira que fechavam a fortificação da cidade. As portas de São Vicente, da esquina e portas de Olivença.
Bem vindo seja esse investimento embora pense que existem outras prioridades no nosso património.
Os Espanhóis levam os milhões e nós os tostões.
Sempre os mesmos comentários negativos. Que país este de gente triste e doentia!
Grande diferença de valores.
Vai para uns anos que fizeram a recuperação parcial do fortim de S. Pedro o qual se encontra outra vez completamente abandonado e dado ao vandalismo.
Basta passar por lá.
Foram retiradas escombreiras sem conservar a rocha que sendo calcário apresenta outra vez corrosão significativa e parte do pano de muralhas ficou por recuperar.