Conversas de Barbearia #51 (2ª parte) - "Elvas em movimento"
-
Segunda parte de "*Elvas em movimento*", onde a principal abordagem foi
sobre o recente evento "Expo Alentejo", que decorreu no Centro de Negócios
Trans...
Há 5 anos
Este ano e pela primeira vez fui assistir às cerimónias da batalha das Linhas De Elvas.
Do que vi não gostei, parece-me exagerado, desajustado e até hipócrita.
Ouvi o representante do chefe do Estado Maior do exército lembrar como e quantos milhares de espanhóis matámos.
Para além de exagerada, desajustada e hipócrita estas cerimónias no formato actual parecem-me até hostis para os nossos vizinhos espanhóis.
O discurso politico foi mais do mesmo, Blá Blá Blá!...
Senhores deste país com responsabilidades politicas, civis, religiosas e militares, deixem-se de demagogias se quiserem honrar os heróis do passado.
Comemorar o 14 de Janeiro sim! mas com cerimónias culturais, religiosas ou outras e nunca com este aparato militar e com discursos de embalar.
Deixo uma dica a quem tem responsabilidades neste concelho, dada a importância que teve nas nossas vidas a batalha das linhas de Elvas, porque não fazê-la constar nos manuais escolares?
Aos nossos antepassados não basta uma vénia, temos que os saber honrar, e os heróis do presente em nada honram os heróis do passado.
Luís Santa
Mas quem é este senhor Luís Santa para vir dar concelhos de dignificação das comemorações do 14 de Janeiro, quando tem o desplante (para dizer o mínimo!) de confessar que foi a primeira vez que veio assistir?!
Há mesmo gente que diz mal de tudo só porque é do contra e tem que dizer mal de tudo.
O que doeu ao senhor Luís Santa foi ver com os seus olhos, pela primeira vez, uma multidão de elvenses a assistirem às comemorações do 14 de Janeiro com 5 graus de temperatura e a aplaudirem o Presidente da Câmara num discurso excelente.
Isso dói muito a quem anda sempre a dizer mal do patrão. Mas é só o senhor Luís Santa tomar uns aspirinas que a dor alivia. Para gente ressabiada não há outra solução.
Luís Diabão