A VERGONHA DO BONECO DO D. MANUEL I.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 29 de setembro de 2010
"Neste momento sinto-me agredido e envergonhado pela montagem de um boneco que a câmara de Elvas aplicou na cidade representando o rei D. Manuel l.
Agredido pela falta de sensibilidade da câmara pela área artística e cultural ao colocar aquele boneco na minha cidade, boneco que não representa nenhuma vertente artística è ridículo que e não representa a importância de o rei que foi D. Manuel l, sabia que o nível cultural da câmara não era alto , mas que não fosse tão baixo, porque pedia-se uma escultura dinâmica e imponente, acho que nada existe disso lá, no que diz respeito ao cultural e histórico o D. Manuel l não usava barba e tinha a sua particular maneira de vestir e de usar complementos que no boneco estão errados e outros faltam, toda essa informação existe em arquivos históricos basta procurar e analisar, mas pelos vistos a área da cultura estará muito ocupada a decorar os jardins da cidade, se è assim penso que os responsáveis da área da cultura deviam mudar-se para jardinagem talvez conheçam melhor os nomes das flores, por isso também acho uma grande incompetência e ignorância por parte dos responsáveis da aprovação deste trabalho, que foi colocado na via publica que è dos elvenses, para ser júri de um concurso na área de artes plásticas è necessário ter conhecimentos artísticos, culturais e técnicos, e não por serem Doutores torna-se patético, talvez também por não serem elvenses de gema que não lhes importa a cidade, a mim sim.
Envergonha-me como artista que alguém da área das artes plásticas ponha na via publica um charuto destes
sinto que não tem ética alguma e respeito pela arte e só interessa o lado monetário, por isso como eu a defendo contra quem quer que seja, digo que aquilo è uma aberração tanto como trabalho artístico como técnico, que não são os cidadãos elvenses que o aceitam são os directivos da câmara de Elvas, neste momento penso que se o escultor Soares dos Reis talvez o expoente máximo da escultura portuguesa abrir-se os olhos sentiria vergonha e diria (ser escultor não se faz, nasce-se) nem que levem a vida inteira nunca saberão o que è uma obra de arte e muito menos produzi-la, por isso sendo um gabinete do Estoril supõe-se que serão varias pessoas, pois acho que deveriam dedicar-se a pesca já que estão na zona de Lisboa, e não prostituam a arte, porque para entender a arte á que senti-la.
Só hà duas qualidades de arte plástica a boa e a má, o resto são bonecos de decoração.
João de Paula, escultor
Com atelier em Espanha, João de Paula tem vindo a trabalhar nos últimos tempos na escultura figurativa e o seu trabalho mais recente é o busto do médico José Pardal de Melo e Sousa, inaugurado recentemente em Elvas.
O monumento ao combatente existente em Elvas também é obra sua.
A obra de João de Paula está hoje presente não só em museus e colecções particulares, como também em praças e avenidas de diversos pontos de Portugal e Espanha.
Essa estátua vai sair daí para "enfeitar" uma rotunda a ser construída no cruzamento da Avenida Nuno Álvares Pereira com Dom Sancho Manuel, no âmbito da "Requalificação" da Estrada de Juromenha agora "Municipalizada".
Os habitantes do Bairro de Santa Luzia e Santo Onofre exigem a Rotunda, exigem a estátua e gostam de chocolate AXE.
Para o Largo da Misericórdia vai a "Fonte do Cavalinho e está tudo "jóia"!
Não percebo nada de escultura a nível técnico, mas considero ter bom gosto em várias vertentes. Esta estátua parece o Julio Verne ou um boneco dos click´s.
Mas também lhe posso dizer que a do combatente não é das melhores....Agora como já não faz trabalhos para a câmara critica os outros que fazem....
se eu escolhesse fazia rotundas só com saibro e uma oliveira no meio....era mais bonito e barato
Não ponho em causa os dotes do sr. arquitecto que está desgostoso com a estátua do D.Manuel...
Mas, por ser artista, não deveria ser burro a escrever...
Não chame incultos a outros quando o sr. não sabe escrever "ABRISSE", e nem saiba aplicar o verbo HAVER "a arte HÁ que senti-la".
Faça-me o favor de corrigir os aberrantes erros ortográficos do texto que escreveu e vá regar as flores que aconselha outros a fazer...
Quando o João de Paula fez a estátua do Bombeiro, a oposição criticou e disse que a estátua era horrível! E o escultor caladinho...
O João de Paula fez a estátua do atletismo e a oposição disse que era um escarro! E o escultor nem abriu o bico para se defender...
O João de Paula fez a estátua do monumento aos Combatentes do ultramar e a oposição disse que o João de Paula era o pior escultor do mundo! E o escultor não respondeu nem foi para a imprensa...
Quando a Câmara abre um Concurso público para a estátua ao D. Manuel, o João de Paula perde o concurso e vem para a comunicação social criticar o trabalho de outro escultor e reclamar do concurso.
Claro que a oposição critica a estátua de D. Manuel e, para essa oposição, o João de Paula passou a ser o melhor escultor do mundo!
O João de Paula passou a ser tão bom, tão tão bom para a oposição que foi convidado, sem concurso, pelo Joaquim Trindade (PSD) para fazer o busto do Dr. Melo e Sousa... Se este busto está melhor do que a estátua do D. Manuel, a do atleta, a do bombeiro e a do combatente... vou ali e já volto!Não está melhor nem pior.
Mas..., mais palavras para quê, quando a incoerência de certas pessoas é que as envergonha e revela ignorância a todos os níveis?!