MERCADO QUINZENAL EM ELVAS.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 23 de setembro de 2010
O mercado quinzenal que neste momento se realiza no tabuleiro superior do parque da piedade ou boutique dos arcos como anteriormente era denominado pela localização ao lado do aqueduto da amoreira, poderá ser transferido para o centro histórico da cidade.
Esta proposta segundo a Rádio Elvas foi levada a reunião de Câmara pelo vereador da oposição Simão das Dores. Segundo o autarca esta medida iria dinamizar o centro histórico da cidade.
Já o Presidente da edilidade Elvense Rondão Almeida, diz-se aberto a sugestões mas rebate que a ideia já vinha sendo analisada pela sua equipa mas para ser tomada, esta decisão terá de ter um estudo prévio e profundo antes de ser implementada.
O presidente sugere que o mercado quinzenal seja ordenado por temáticas podendo ser distribuído por três pontos distintos: antigo parque da Shell, Praça da República e zona alta da cidade.
Supondo que esta posição venha a ser tomada quais os prós e contras desta medida?
O trânsito no centro da cidade em dia de mercado;
A concorrência ao comércio local em dia de mercado;
As condições para compradores e feirantes;
Etc.
Deixo apenas só mais uma pergunta, quando o Rossio de S. Francisco foi remodelado a nível essencialmente de solo, um dos objectivos não era criar condições para o mercado quinzenal?
FOTO: Zé de Mello
É um completo disparate não fazer tudo no fosso em vez de distribuir por 3 locais, devia-se fazer tudo no fosso junto à Casa das Barcas e Quartel do Trem.
Sairia beneficiado o ambiente característico de um mercado pela realização de toda a feira no fosso.
Porquê na Shell/Manutenção Militar?
Porquê sacrificar ainda mais quem aí vive e trabalha impedindo-os de estacionar?
Além de que aí há espaço para todos, clientes e feirantes.
Parabéns do vereador Dores por se ter lembrado deste tema.
PORTINHOLAS E O FORMIDÁVEL
Ontem, na reunião da câmara, o que de mais importante se passou parece que foi o início do estudo da transferência do mercado quinzenal das segundas-feiras… Já lá vamos.
Para segundo plano passou as aprovações dos projectos e as aberturas de concurso para duas obras de vulto: ampliação do centro de negócios e novo centro social da Boa-Fé. Coisa pouca: mais 3,3 milhões de euros a investir, para resolver questões sociais e construir equipamentos públicos.
Coisa desprezível, mesmo! Em especial para quem mostra pensar que temos de ver a rentabilidade dos equipamentos; talvez de todos os equipamentos.
Paulinho Portinholas, no seu blogue da retrete, vem elogiar o seu Vereador Formidável, porque um eleito que vem à câmara duas tardes por mês tem uma visão muito superior a quem lá trabalha todos os dias. Mas alguém duvida?
Naquela lufa-lufa portinholeira, pretendia-se aprovar a mudança de local do mercado quinzenal com a mesma celeridade que se arregimentou 8 ou 10 portinholeiros para fazer claque para o público.
Faltou um detalhe: o que pensam as pessoas que vão ao mercado, largas centenas em cada quinzena? Isso é irrelevante, para Paulinho Portinholas e para o Vereador Formidável. Para estes, o que interessa é dizer que se mudou e que a ideia foi minha! Mesmo que, com a precipitação, se arrisque a mudar para pior. Para estes e por isso, pensar, estudar e ouvir são hábitos em desuso.
Há quem se preocupe apenas com 22 manhãs por ano (número de mercados quinzenais, descontando o período de São Mateus, em que não há mercado), mas não devemos menosprezar quem tem de pensar em 365 dias por ano e pautado o seu trabalho autárquico ouvindo as pessoas; todas as pessoas, não apenas a portinholada.
Há muito mais Elvas e muito mais concelho para lá da cortina ressabiada, entrincheirada em ideias que dão maus resultados, repetidamente repelidas pelos Elvenses.
O melro piou e já bacorou!
Foi a vontade dos comerciantes que ajudou a "expulsar" o mercado para fora do centro histórico; só não o levaram para o alto de Vila Boim, porque não puderam...
É a vontade dos comerciantes que "traz" o mercado para o centro de Elvas; só não o fazem no parque subterrâneo, se não puderem...
Não seria bom perguntar aos compradores do mercado (a alms do negócio) a sua opinião? Ou o que pensam estas pessoas não conta na decisão a tomar?
Trazer a barrasquice que é o mercado quinzenal para um centro histórico é a ideia mais estúpida dos últimos anos em Elvas. Quando era atrás dos Arcos lembro-me a nojeira que era e como ficava o espaço. Aliás, para o turismo era o ideal ter um mercado de barracas e ciganos ao lado de um monumento assim.
Agora trazer tudo isso para dentro do centro e ainda por cima para a Praça nem tem palavras...
Mais vale ganhar tempo a pensar em prós e contras, do que arriscar a primeira hipóteses que vier à cabeça.
E quem quiser fazer compras nos 3 mercados tematicos? Tem de andar a correr de um lado para o outro?
E mesmo assim não vão ficar todos em cima uns dos outros, feirantes e clientes?
É verdade que o Dores mostrou ao vintém uma cópia de um antigo linhas de elvas?E queeste ficou vermelho que nem um tomate?
Quanto mais mexem na merda ,mais mal cheira!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É verdade que esse vereador telecomendado pelo Portinholas foi completamente abafado por Nuno Mocinha e Elsa Grilo?
É verdade que a vereadora lhe atirou à cara que ele disse no dia das eleições que votava em Elvas e que depois foi descoberto que votava em Lisboa? E que isso é que o devia envergonhar?
E que o vice-presidente lhe pediu para concretizar insinuações, mas o gajo encolheu-se todo e baixou a cabeça? Corajoso... pois, pois...
Acabem mas é com aquela javardice ás 2ªs feiras na Praça da República de velharias. Para velha já basta a Cidade, ou façam coisinhas em condições. Porque não mudarem aquilo para o mercado diário que está ás moscas? Aqui fica a sugestão.
Pois então, muda-se a feira das velharias para o mercado diário e os espanhóis desaparecem da Praça e expulsam-se do mercado diário os hortelóes e as peixeiras.
Ideias iluminadas de cada iluminado que aqui vem deixar mais uma parvoice...
Oh amigo das 12.20. Há quanto tempo é que o Senhor não vai ao mercado diário? Quais peixeiras e quais hortelões? Só se fôr um dia na semana aos sábados porque durante a semana está ás moscas. Visite e logo vê.