A MALFADADA CRISE.
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 6 de julho de 2010
Segundo noticiado no site da FPX, a equipa da Sociedade de Instrução e Recreio- Elvas (Portalegre), que tinha direito a participar no 52º Campeonato Nacional da 1ª Divisão, comunicou a sua desistência, já que dificuldades de ordem financeira impossibilitam a sua presença no evento.
A crise chegou realmente a todos os lados.
Qual crise, qual porra!
Não perca hoje o meu artigo científico de Pecuária Comparada:
Pecuária: Elvas/Cervas X Arronches/Búfalas.
Qual a melhor?
À pois é... Não há dinheiro não há vicios...
Quantas equipam participam neste campeonato?
De onde são essas equipas?
Só em deslocações, que encargo para a SIR?
É só fazer as contas!
E há outro lado:
- Há matéria-prima (jogadores) para formar uma equipa que evite ser o bombo da festa de um campeonato nacional da I Divisão de futebol.
Crei que, antes de bater na crise, é preciso realçar a visão correcta da SIR.
Por mim, dou-lhes os meus parabéns.
Em Ponte de Sôr:
Futebol: Eléctrico na II Divisão
Futsal: Eléctrico na II Divisão
Basquetebol: Eléctrico na II Divisão
Em Elvas
Futebol: Elvas no Distrital
Futsal: SIR sobe à III Divisão e nem tem dinheiro para participar
Pensam que a crise é mais forte em Ponte de Sôr? Ou será que é a gestão que é mil vezes melhor?
Os projectos Indústria da Voz e Carnaval, ambos da SIR, são bem mais importantes que a participação no campeonato nacional de futsal, de reduzida visibilidade quer para a cidade quer para a colectividade, ou seja: o volume de investimento tem muito pouco retorno.
Elvas: aqueduto, muralhas, fortes e castelo.
Ponte de Sôr: és capaz de dizer um monumentozinho?
Elvas: hospital.
Ponte de Sôr: centro de saúde.
Elvas: Badajoz a 8 km.
Ponte de Sôr: a 8 km... Tramaga.
Elvas: auto-estrada Lisboa-Madrid.
Ponte de Sôr: estradas para Galveias e Longomel.
É de elvenses deste géneroque Elvas precisa muito pouco.
Vai-te embora!
Vai dizer mal para outro lado.
Ela anda por aí, por todo o lado (a crise).
Costuma-se dizer " Não há dinheiro, não há vícios" . Não há, não se faz, o Campomaiorense também andou em grandes vôos e quando viram que não havia massa, acabaram com o futebol sénior, durante uns anos. E é óbvio que lucraram com isso. O Elvas sonha alto demais, é claro que também eu gostava de ver o clube da cidade muito melhor, mas quando a direcção nada faz, e encostam-se á Autarquia sempre á espera dos subsídios, nunca irão a lado nenhum. Iniciativas não t~em nenhumas, e dobrar a mola muito menos. Façam rifas, bailaricos como as outras colectividades, sempre entra algum, não?
Onde não há empresas não há empregos,se não há empregos os jovens desertam e não há actividade economica,não havendo actividade economica a pobreza mostra a sua face!
Elvas teve momentos altos no desporto,quando elvas era uma terra com uma economia activa,onde havia dinheiro a correr de mãos para mãos,eram as lojas cheias,os restaurantes cheios,os bancos cheios, agora andamos bem vestidos com as cuecas rotas e sem dinheiro nos bolsos.(peço desculpa,uma ressalva a camara tem 15 milhões de euros no banco)
Estes elvenses tem a mania que tem o rei na barriga... Um dia vai sair tudo a luz e depois veremos quem ri em ultimo.... Deixem-se andar a babar como cães pelas obras do Rondão... Que são melhores que isto e que aquilo,.Um dia acabam-se os ossos e Elvas bate no fundo... VOu esperar para ver....
Boa Tarde!!!
Ao contrário dos outros não tenho medo de assinar com o meu nome nem identificar-me e não tenho problemas de assumir aquilo que digo publicamente, primeiramente falam falam mas o que estraga a região, não admira que ninguém nos pegue, é a falta de humildade de algumas pessoas e a falta de profissionalismo que se julgam algumas pessoas em escrever artigos sem qualquer estudo base por detrás, a isso chama-se "jornalistas" de meia tijela, pois se estudassem e se soubessem daquilo que falam o artigo era completamente o oposto, porque a SECÇÃO DESPORTIVA não depende de qualquer forma da SOCIEDADE para não falar que é mais o contrário, somos autónomos e com os dinheiros que conseguimos dos nossos patrocinadores dá-nos para toda a época, torneios externos e maratonas até em Espanha. As contas estão disponíveis na sociedade para todos aqueles que queiram certificar-se...contudo NUNCA em época alguma ou momento algum onde nos pusemos a organizar saímos no prejuízo nem pusemos o nome da Sociedade na lama, e já que falam no Carnaval é uma das secções que enterrou a sociedade no ano actual, tal como toda a gente sabe, logo se vê aí que não sabem do que falam...a Indústria da voz, um projecto de mérito da SIR sem dúvida alguma, mas pergunto-me que lucros dão?? para além de lucro a nível de formação?...Em relações a dinheiros a SECÇÃO DESPORTIVA possuí um patrocinador oficial e mais de uma dúzia de patrocinadores particulares que como sabem tanto da crise é dificil nos tempos de hoje alguém investir em algo, e eles investiram o pouco que têm em nós...porque acreditam...a nível de equipa...veja os blogs das mais variadas equipas do distrital e vão ver o que dizem de nós, umas das equipas com mais potencial no distrital...é verdade não ganhámos, mas os homens do papel - o Campomaiorense, ganhou e não subiu...
Contudo é ignorância pensar que a cidade só sobrevive apenas de muralhas, igrejas , museus e fortes...é importante o turismo, mas também a SECÇÃO DESPORTIVA trás todos os anos uma das actividades desportivas mais importantes da região, a maratona INTERNACIONAL de FUTSAL, onde participaram jogadores de Sevilha, Lisboa, Algarve, de ligas profissionais....Que jogadores e /ou equipas se mete no Alentejo para disputar uma maratonazinha onde o prémio só simplesmente ultrapassa a média de todos os torneios/maratonas ibéricas.
E para rematar a conversa...nós...SECCÇÃO DESPORTIVA tem dinheiro para ir ao Nacional e para o convívio, deve ser esses factores que afecta muita gente...ah e para terem noção da nossa Autonomia, as obras feitas na secção desportiva, sim...na sede da sociedade foram feitas com dinheiros da própria e não da sociedade..
Portanto, temos dinheiro para nos auto-sustentar, uma equipa altamente competente para envergar qualquer camisola, seja da SIR ou outra qualquer e tem pessoal competente externo à sociedade que dia trás dia faz com que o nome desta cidade seja dignificado no mundo do futsal. E para ficarem informados, este fim de semana passado estivemos a participar e a representar Elvas em Maratonas no Distrito e em Espanha, onde fomos os únicos portugueses a participar.
Portanto aqui deixo o meu apelo à ética e aos bom senso de não andar a manchar os nomes alheios e a falar do que não sabe...
e já agora quando falam da Secção desportiva, utilizem o correcto logotipo...sim...temos logotipo.
www.futsalsir.com
e para alguns ignorantes este artigo fala da equipa de xadrez e nao de futsal
FPX - FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ!!
Dahhh, estamos a falar de Xadrez!!!
Fosse pro Elvas se arrastar e calar o Mano e nao faltaria dinheiro.
Pros outros não há.
Viva Rondão
Ainda em relação às comparações entre Ponte de Sor e Elvas; porque será que com tantas vantagens que Elvas tem segundo o tal anonimo mesmo assim Ponte de Sor é mais competitivo que Elvas?
GESTÃO!
Já percebi.
Andreia Santinhos tem uma ideia clara: a Secção Desportiva da SIR é a maior, o resto não presta ou não dá lucro.
Quando se pretende avaliar a "Indústria da Voz" pelo lucro que dá... estamos conversados.
Andreia: aí na SIR, há tanta gente boa tão próxima, com tantas ideias para concretizar, com tanta capacidade de realização, que... não vale a pena darem-se mal.
E muito menos virem a público demonstrar que não se dão bem. Dois irmãos picados resolvem os problemas dentro de casa; porque se o fizerem cá fora, dá mau aspecto.
Compreendeu?
Obrigado, Andreia.
Nota: a Andreia Santinhos até me parece ser uma rapariga com valor, mas o seu coração está um bocadinho ao pé dos dedos do teclado; evite ser tão emocional na blogosfera; desculpe o conselho.
Se fossem jogar a Fátima...
Para Andreia Santinhos:
É com muita mágoa, que leio as suas palavras, visto que transmitem um sentimento de separatismo em relação à Sociedade Instrução e Recreio (SIR).
Quando foi realizada a assembleia de eleição da nova direcção, eu estive presente, por vários factores. Primeiro porque não estava contente com o rumo da SIR, segundo porque não podia falhar a um amigo de longa data, e depois porque vi pujança e vontade de trabalhar nos actuais corpos de direcção.
Mas aquilo que não estava à espera realmente é este sentimento de separatismo das secções da Sociedade, principalmente a secção desportiva. E deixe que lhe diga que não é primeira pessoa que oiço falar assim, porque constato que muita gente ligada à secção desportiva pensa como você.
Assim, vou dizer-lhe uma coisa, antes de vocês ai chegarem, já existia secção desportiva e futsal na SIR, onde conquistaram campeonatos em Espanha, bem mais difíceis que o actual distrital e não foram mais longe, porque se tratava duma equipa estrangeira que só podia competir a nível regional em Badajoz, e nunca mas nunca os ouvi falar assim. Não devia em parte alguma, dizer que a secção desportiva é autónoma da SIR, porque isso não é verdade, caso desconheça para se poder inscrever no distrital de futsal, tem que o fazer com o nome da SIR, e mais não digo…
A SIR é um conjunto de secções e todas são válidas, e lamento que o xadrez, não possa competir por falta de verba.
As pessoas passam e a instituição fica, antes de nós existirmos já a SIR existia a vai continuar a existir, tal como as suas secções!
E para terminar na próxima assembleia em que participar, vou pedir um esclarecimento à direcção, sobre o porquê de a secção desportiva ter um logótipo diferente do original da SIR, em nenhum clube ou sociedade isto se vê.