NOVOS CAMPEÕES EM ELVAS.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 4 de março de 2010
Treze campeões regionais, 20 segundos lugares e 13 terceiras posições foi o balanço final da participação do Clube Elvense de Natação (CEN) nos Regionais de Inverno deste ano em Ponte de Sor, nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro.
Com um total de 24 nadadores (15 masculinos e 9 femininos), o CEN foi o clube com a maior representação da ANIC, igualado em número apenas por uma colectividade da Guarda.
Muitos parabéns ao clube Elvense de Natação a todos os seus técnicos e claro está a todos os novos campeões.
Um caso de objectividade e sucesso, o Clube Elvense de Natação.
Poderia servir de exemplo para outras colectividades da nossa cidade, que com muito mais apoios não conseguem atingir os seus objectivos.
Com um total de 24 nadadores (15 masculinos e 9 femininos), o CEN foi o clube com a maior representação da ANIC, igualado em número apenas por uma colectividade da Guarda.
Muitos parabéns ao clube Elvense de Natação a todos os seus técnicos e claro está a todos os novos campeões.
Um caso de objectividade e sucesso, o Clube Elvense de Natação.
Poderia servir de exemplo para outras colectividades da nossa cidade, que com muito mais apoios não conseguem atingir os seus objectivos.
O Clube Elvense de Natação foi constituído em 1954 por um núcleo de Sócios Fundadores que do seu bolso, sem FEDER, construiram e pagaram a Piscina José Vicente Abreu. Assim ainda se chama, por muito que custe a alguns ressabiados.
A história do Clube Elvense de Natação foi apagada pela gestão "revanchista" e socialista contra os seus Sócios Fundadores.
Como miseravelmente foi escondida a placa de mármore que dava conta da inauguração da Piscina em 1963 por Américo de Deus Rodrigues Tomás.
Antes de João Franco do Vale chegar a Elvas houve medalhas de Ouro na Primeira Braçada da Figueira da Foz, único Torneio nacional da altura.
Depois nos Campeonatos Nacionais houve uma Campeã Nacional de seu nome Carmo Salgueiro, que sem treinos e à custa de uma compleição física excepcionalíssima o conseguiu no estilo de Mariposa. Assim como houve finalistas(8 primeiros).
Tudo isto quando nas grandes cidades e médias cidades(Évora), já havia Piscina Coberta e os jovens elvenses treinavam só e apenas entre 1 de Junho e parte de Julho(até aos campeonatos).
As deslocações eram pagas pelos pais dos desportistas - um Saúdo ao Senhor ao Albino Ruas - e tudo era feito com base na "carolice".
Outros tempos...
Saudosismo passadista.
Aquela fatia reaccionária da cidade (mais da cidade do que do concelho) ainda vive agarrada a este tipo de sentimentos.
Ainda estão em 1967.
Para eles, José Vicente Abreu ainda está vivo, é deputado na Assembleia Nacional, eleito pela lista única da União Nacional, e de Marcelo nem se fala, pois Salazar ainda não caiu da cadeira.
Outros tempos...
"Belos" tempos - dirão os saudosistas do passado.
Só merecem parabéns.
É impressionante ver que sempre que alguém vem criticar alguma coisa não se identifica. É mesmo "anónimo" ou não passa de "medo"? É um país livre, a liberdade de expressão ainda existe (até certo ponto, é verdade, mas isso são outros assuntos).
Anónimo de 4 de Março de 2010 09:51, as condições mudaram, é verdade, mas caso não saiba (e eu sei, porque por sinal até estou "dentro" do mundo da natação no presente, e não nos anos 70), as diferenças entre as condições dos atletas elvenses e dos atletas das outras localidades é maior ainda do que antigamente. E nem me estou a referir a localidades como Évora ou Lisboa. Basta ir visitar os atletas de Ponte de Sôr ou Gouveia, cidades com muito menos "relevância" que Elvas e cujos atletas participam constantemente nas mesmas provas que os nadadores elvenses, para ver que têm todo o tipo de vantagens em relação a nós.
Não fale sem saber, e se o fizer, ao menos identifique-se e tenha cuidado com a maneira como diz as coisas, pois pode não ser totalmente verdade.
Basta dar o exemplo da reacção do treinador principal do Club Natación Badajoz (clube com um nível muito superior a todos os do Interior Centro de Portugal) ao saber que os atletas do CEN não treinam mais que hora e meia por dia, 5 dias por semana, sem treino de ginásio, e que ainda assim fazem excelentes tempos. Tão admirado ficou, que numa primeira reacção chegou a duvidar se os tempos dos nadadores elvenses não teriam sido registados erradamente pelos árbitros. Quando viu um desses nadadores na água, percebeu porque era. A força e o treino são partes muito importantes de um nadador, mas não são tudo. Os nadadores de Elvas podem estar abaixo de outros nadadores nesses aspectos, mas em tudo o resto, são tão bons ou melhores. Alguns dos atletas do CEN, nas provas em que coincidem com os nadadores de Badajoz, mesmo sendo cerca de 10 vezes inferiores em número, vencem várias provas e em termos colectivos atingem posições que são, tendo em conta as condições em que são conseguidas, IMPRESSIONANTES. Em termos de técnica, os nadadores elvenses são dos melhores da ANIC, vencendo provas contra nadadores mais velhos e mais fortes apenas com a técnica superior.
Mais ainda, se quiserem ver alguns Nacionais de Clubes, comparem o "aspecto físico" dos nadadores elvenses com os atletas das outras equipas, comparem as suas idades (Henrique Renga, com 13 anos, por exemplo, era o atleta mais jovem a participar nos Nacionais de Clubes da presente época), comparem o número de nadadores que cada equipa tem disponível para convocar para os Nacionais de Clubes, e depois digam como é que os atletas elvenses conseguiram a manutenção 2 anos seguidos contra equipas com todas as vantagens. Conseguiram feitos considerados impossíveis por atletas e outros implicados na natação a nível nacional (tal como já referi no blog Três Paixões: http://trespaixoes.blogspot.com/2010/02/fim-de-semana-negro-no-desporto.html#comment-7801146570461080734 ).
Façam os possíveis por SABER o que se passa por esse país fora e, mais importante, o que se passa em ELVAS na natação, antes de comentarem por essa blogosfera que os nadadores elvenses não valem nada. Abram os olhos, visitem os blogues com as notícias sobre os resultados, quer seja o do CEN indicado neste post ou o blog não oficial da Associação de Natação do Interior Centro: http://interiorcentro.blogspot.com .
Os meus cumprimentos.
Sr, Anónimo das 12:44
Um pouco mais de respeito pela história de um clube e por alguns elvenses que dignificaram o concelho e colocaram Elvas no mapa não lhe fazia nada mal, sejam os da década de 50, 60 ou até 90...
Tempos são tempos, a história é a história, mas sem esta não há presente nem futuro!
Cumps