GRANDE OBRA, GRANDE INSTITUIÇÃO.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Nos finais dos anos oitenta, por iniciativa de um grupo de cidadãos do Distrito, foi constituída a Comissão Instaladora de uma unidade de atendimento a deficientes, com sede em Elvas, e com capacidade para várias dezenas de utentes.
A primeira sede social desta associação foi na Torre Fernandina, que transitou, posteriormente, para o antigo Banco do Hospital de Elvas, na Rua da Feira.
Foi então que, com a colaboração de várias entidades, se encetou o processo de construção da actual sede social: a Câmara Municipal de Elvas e o Centro de Emprego disponibilizaram o terreno com a área aproximada de 13.500 m2; o Gabinete de Apoio Técnico de Elvas realizou o projecto de arquitectura que previa espaços para atendimento e apoio nas áreas da Intervenção Precoce, da Escolarização, das Actividades Ocupacionais e da Formação Profissional.
Actualmente, é prestado apoio a mais de uma centena de utentes em domínios tão diversos como o da Intervenção Precoce, o da Escolarização, das Actividades Ocupacionais e da Formação Profissional, existindo ainda uma empresa (“!A Nossa Empresa”) destinada a desenvolver os potenciais humanos dos utentes formados no curso de Conserveiro de Frutos.
Uma das grandes apostas da APPACDM de Elvas, na actualidade, é a construção de um Lar/Residência que possibilite o apoio permanente aos utentes que, pela sua condição física e/ou psicológica ou pela sua situação familiar, o necessitem.
É já na próxima quarta-feira o lançamento da primeira pedra de esse tão desejado projecto.
O Lar Residências e Residências Autónomas da APPACDM são uma obra de 850 mil euros, num investimento de dinheiros públicos: 40 por cento da Câmara Municipal de Elvas e os restantes 60 por cento do Poder Central.
Esta nova estrutura vai poder acolher até 24 utentes, todos os dias, durante 24 horas, sendo destinada a quem tem maiores dificuldades de acompanhamento familiar. O equipamento instala-se num edifício com três unidades residenciais, uma para 12 utentes e mais duas unidades para seis utentes cada uma.
Para mim uma das obras mais importantes realizadas no nosso concelho nos últimos tempos. Uma obra que vem de encontro aos desejos de muita gente necessitada.
Uma palavra de grande apreço á direcção da APPACDM que com o seu trabalho e o seu esforço tem lutado nestes últimos 20 anos para a afirmação e integração de esta grande instituição em Elvas. Saúdam-se também todas as instituições que têm ajudado a concretizar todos estes projectos como é o caso da Câmara Municipal de Elvas.
A APPACDM tem feito uma obra imensa no concelho de Elvas com a ajuda da Câmara Municipal e desta vez do governo. É algo único e de louvar!
Parabéns sr. Presidente da APPACDM
Parabéns sr. Presidente da Câmara
Parabéns sr. Primeiro Ministro
GRANDE obra mesmo.
Grande obra!
Grande instituição!
Gerida por gente reconhecida, que não evita dizer a verdade: os apoio do Governo e da Câmara Municipal de Elvas para levantar o equipamento têm sido fundamentais.
Factos são factos.
Tentar desmentir factos é entrar pelo caminho do impossível.
Já mais do que uma vez o Director da APPACDM disse publicamente que a APPACDM de Elvas só saíu do buraco na Rua da Feira e conseguiu construir estas instalações graças a Rondão Almeida.
Foi o senhor Presidente da Câmara que deu subsídios, que fez pressão junto dos Governos, junto do IEFP, da Segurança Social, que brigou com quem foi preciso brigar, que pediu a quem teve que pedir, que trouxe ministros e secretários de estado, que mandou o GAT fazer os projectos (porque as ordens iam da Câmara)e muito mais.
Claro que a isto há que juntar uns excelentes directores e uma boa equipa na APPACDM que sempre soube trabalahr com o senhor Presidente da Câmara.
Só prova que quando se trabalha em conjunto, com o objectivo de fazer bem, se conseguem grandes feitos.
Bem-hajam.
Joca Manaças
Muito bom para a APPACDM. É um grande exemplo de trabalho conjunto e de organização. Já ouvimos o senhor Escarduça em muitas ocasiões nas rádios a afirmar o apoio que tem recebido do Senhor Presidente da Câmara, Rondão Almeida, o que é excelente.
Obrigada a todos pelo bom trabalho e ainda bem que se entendem em prol das crianças e adultos que precisam dessa casa.
Grande Instituição.
Bem Hajam todos aqueles que trabalham e trabalharam de forma a que esta Instituição seja hoje reconhecida por TODOS.
A malta dos ADE-IR, à medida que o tempo passa e nos aproximamos das eleições autárquicas, revela imobilismo e, sobretudo, incapacidade total de contrariar a máquina de Rondão Almeida, enorme produtora de obras e eventos.
Uma leitura diferente desta será sempre distante da realidade do concelho.
(Atenção a esta última palavra: "concelho". Não confundir com cidade)
Enquanto meia dúzia de "burricos" entra pelos caminhos da má-língua, o concelho é invadido por obras de toda a espécie.
Quem não vê, ou é cego ou fecha os olhos porque não quer ver.
Tens razão. Este é um bom blog.
Este, o Zé de Mello, o Três Paixões, o Elvas Melhor, o Elvas Cidade Viva e o Dualidades são blogs sérios.
Mas há por aí dois que são umas latas do lixo de ofensas pessoais, insinuações e falta de educação... de que o Cidadelvas ainda publica actualizações por descuido, digo eu.
Valha-me Deus!
Haja decência.
O do rapaz do CDS já só se o meterem em Tribunal, mas o Tasca os seus autores são professores e deviam reconhecer que nem tudo se deve admitir numa democracia. Não acredito que deixem os seus alunos usar aquele tipo de linguagem.
Manuel Henrique
Por aqui também passou o mijas do Vintém incompetente. Mijou aqui em vez de mijar atrás do coliseu
Vamos lá ver se nos entendemos.
Todos têm direito a fazer leituras políticas.
Não é só o Tiago Abreu no blogue da má-língua e o Chico Vieira no Linhas…
Comecemos pelos factos.
A excursão desta tarde a Lisboa, para ir para as galerias da Assembleia da República, só tem tido um a empunhar a bandeira da luta: José Júlio Cabaceira.
Então o Tiago? E o Vieira? E os outros?
A leitura é a seguinte.
Isto quer dizer, muito simplesmente, que Vieiras, Tiagos, Pepones e Simões das Dores querem pôr o Cabaceira à margem.
E a coligação eleitoral?
PSD+CDS, com Cabaceira e Abreu, mas sem Dores e Vieira?
Ou Dores e Vieira arrancam para um movimento de independentes, deixam o Cabaceira de fora e mais tarde logo se vê o Tiago?
Isto tudo tem um espectador atento e tranquilo. Sentado na cadeira do seu gabinete.
De facto, estão todos a pôr-se a jeito de Rondão Almeida.