ELVAS, CAPITAL IBÉRICA.
Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Ontem foi um dia importantíssimo para a cidade Elvas. Foram tomadas decisões durante a Cimeira Ibérica realizada na cidade Espanhola de Zamora, que todos esperamos, seja o início de um futuro risonho para Elvas, assim se saiba tirar proveito de todas as oportunidades que se avizinham.
Os dois Estados ibéricos "renovaram o firme compromisso de dar impulso ao projecto de TGV Madrid-Lisboa -- Porto-Vigo", do qual é sinal claro a conclusão do acordo para a construção da estação Badajoz-Elvas da alta velocidade, um dossier que era alvo de pontos de vista divergentes e que ficou encerrado com a sua divisão em dois pólos -- um para mercadorias em Portugal e outro para passageiros em Espanha, ligados por ponte sobre o rio Caia. Reafirmou-se também as datas de implementação do TGV, que actualmente prevê a conclusão da linha Lisboa-Madrid e Porto-Vigo em 2013, e Lisboa-Porto em 2015, uma vez que os dois países consideram que o "investimento público é fundamental”.
A gestão da estação internacional do Caia será conjunta e ficará a cargo de uma sociedade luso-espanhola.
O acesso aos equipamentos de saúde de ambos os países nas zonas fronteiriças passará a ser mais fácil, assim como a mobilidade entre profissionais do sector, faltando ainda, porém, definir os moldes e os critérios em que essa cooperação vai funcionar em concreto.
A cooperação transfronteiriça, tendo como objectivo a prevenção contra o terrorismo e o crime organizado, passará também pela criação de centros policiais e aduaneiros conjuntos nos eixos raianos, onde Caia-Elvas estão incluídos.
Para culminar as boas notícias para a nossa cidade, os dois chefes do Governo acordaram e anunciaram em Zamora que a próxima cimeira ibérica vai decorrer em Elvas. Estes encontros dos governos dos dois países são anuais e habitualmente têm tido lugar no Outono de cada ano. Se bem que a data da próxima cimeira não esteja ainda definida, admite-se que venha a ter lugar em Novembro deste ano, na nossa cidade. Servirá então a próxima cimeira, entre outros temas, para concretizar o que ficou delineado esta quinta-feira em Zamora, ao nível do TGV e da Plataforma Logística.
Começará aqui renascimento de Elvas como uma cidade importante no panorama Nacional e até mesmo Ibérico?
Quero acreditar que sim, são óptimas notícias que certamente trarão o desenvolvimento tão esperado por estas paragens e que se via inevitável face a situação geográfica e às potencialidades apresentadas por Elvas.
São boas notícias, sem dúvida. Vamos ficar moderamente contentes por elas.
Saúda-se o Cidad'Elvas, como um blogue a favor da cidade e do concelho.
Honestamente, o Cidad'Elvas foi capaz de perceber o que de importante para Elvas se passou em Zamora.
Honestamente, o Cidad'Elvas publicou um post onde o orgulho de ser Elvense e a satisfação das deliberações se notam sem complexos.
Mas há quem faça muito diferente:
- o blogue do professor das tascas ficou triste e mostra o seu lado ridículo e faccioso;
- o blogue da má-língua portinholeira e desenvolvimentista não se refere ao assunto.
Parabéns, Cidad'Elvas!
Assim se vêem melhor as diferenças...
Gostei do que li.
É sempre bom encontrar quem pense equilibradamente e quem saiba ver para os dois lados.
VIVA A FESTA!
O DESEMPREGO QUE SE LIXE!!!
TEMOS A CIMEIRA!!
VIVAAAAAAAAA
"Começará aqui renascimento de Elvas como uma cidade importante no panorama Nacional e até mesmo Ibérico?
Quero acreditar que sim!"
Porém, não se devem todavia esquecer os outros desafios que nos depara a crise...
Cumps
Elvas volta com Rondão e Sócrates a entrar na história política ibérica, coisa que não acontecia desde o tempo da monarquia.
Parabéns.
Joaquim Luís Alvarinho
Oh Sr Joaquim por favor tenha dó de todos nós tá bom?
Essa cimeira o que vai trazer a elvas, tirando claro está os cortes habituais no transito e estacionamento? Que burros, e essa cimeira via trazer alguma riqueza a alguem cá do burgo???? contentan-se com tão pouco que não merecem mesmo mais....