AÍ VEM ELE!
Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 28 de novembro de 2008
“O calendário do TGV está a ser cumprido e não há atrasos em nenhum dos lados da fronteira”. Foi esta a garantia dada pelo presidente da junta da Estremadura Espanhola, depois de um encontro com o Primeiro-Ministro.
Segundo a mesma fonte, no próximo ano toda a linha do TGV Lisboa-Madrid poderá estar resolvida ou adjudicada. Depois será preciso agilizar processos para que as obras se desenvolvam no menor tempo possível.
Uma excelente notícia (embora eu sou daqueles que quero ver para crer), para a nossa região que poderá abrir perspectivas para a vinda de possíveis investidores o mais rapidamente possível.
Outra boa notícia foi a da confirmação de que apenas irá existir uma única estação, caindo de este modo por terra a ideia avançada de criar duas estações uma em solo Português e outra em território Espanhol, o que de qualquer modo penso que seria uma situação insuportável. Sobre o local exacto ainda não há decisão mas é certo que irá ficar mesmo na fronteira
São realmente notícias que a juntar à dos últimos dias vêm dar perspectivas de futuro para o nosso concelho. Agora o que todos queremos é que elas passem do papel para o terreno e que a mais breve curto prazo possamos confirmar que o concelho de Elvas e toda esta região têm um futuro risonho.
Bom fim-de-semana.
Concordo que é uma óptima notícia mas também concordo que primeiro quero ver para depois então crer.
A ver vamos como dizia o outro.
"Uma estação construída sobre a fronteira", noticia a imprensa espanhola desta sexta-feira.
Isto é: a construir no Caia.
Uma estação que se vai chamar Badajoz/Elvas.
Isto é: em toda a rede de TGV, em Lisboa, Évora, Mérida, Madrid, Zaragoça, Barcelona, Sevilha, Córdova, etc. a marca "Elvas" presente!
Estação Badajoz/Elvas ou Elvas/Badajoz mais uma janela de promoção do concelho.
Parabéns!
A estação vai parar a Badajoz, bem longe de Elvas e até do Caia, querem apostar? De Caia e de Elvas apenas o nome.
Elvas precisa de boas notícias?
Cá vai mais esta!
A Câmara Municipal de Elvas, na sua reunião de 26 de Novembro, aprovou a assinatura de um protocolo com a Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas, com vista à construção de um novo Lar da terceira idade em Santa Eulália, numa obra de 800 mil euros. Nesta parceria, a Câmara dá o terreno, faz o projecto, paga metade dos custos e entrega a gestão do lar à Comissão de Melhoramentos.
Não sei a razão que leva alguns, tão perspicazes em notar o grão de areia, a ignorar esta carrada de areia.
Santa Eulália, concelho de Elvas, um lar para a terceira idade.
Tem importância?...
Elvas precisa de boas notícias?
Cá vai mais esta!
No programa de requalificação urbana e funcional dos bairros periféricos de Elvas, foram aprovadas obras para os bairros de São Pedro e Europa/Quinta dos Arcos: 200 mil euros de investimento no Bairro de São Pedro, na construção de um espaço de lazer com parque infantil, na envolvente ao Polidesportivo Municipal e aos blocos habitacionais da PSP e 150 mil euros aplicados na construção de uma nova zona de estacionamento automóvel no espaço livre entre os apartamentos do Bairro Europa e da Quinta dos Arcos. No programa de requalificação urbana e funcional de aldeias e vilas, foram aprovadas as construções dos pórticos de entrada de Vila Fernando e Barbacena.
Não sei a razão que leva alguns, tão perspicazes em notar o grão de areia, a ignorar esta carrada de areia.
Bairro Europa/Quinta dos Arcos vai ter um novo parque de estacionamento.
Bairro de São Pedro requalificado na zona dos blocos da Polícia
Deliberações sem importância?...
Elvas precisa de boas notícias?
Cá vai mais esta!
Elvas precisa de boas notícias?
Cá vai mais esta!
Aprovado o protocolo a estabelecer entre a Câmara Municipal e as Paróquias da Cidade, no sentido de abrir a visitas turísticas o Museu de Arte Sacra e as igrejas da Sé, Senhor dos Aflitos, Alcáçova, Terceiros, São Pedro, São Domingos e Salvador, tendo sido ainda decidido o estabelecimento de um roteiro turístico religioso em Elvas.
Não sei a razão que leva alguns, tão perspicazes em notar o grão de areia, a ignorar esta carrada de areia.
Igrejas abertas para visitas turísticas
Museu de Arte Sacra reaberto
Esta deliberação tem importância?...
Não vou ser eu a emitir uma opinião contrária. Ver para crer...
São boas notícias e PARECE, que estamos a ver uma luzinha ao fundo do túnel...
Mas está tão ténue, que só depois de passar do papel para a realidade podemos ficar tranquilos.
Abraço
A estação entre Elvas e Badajoz, na linha de alta velocidade de Lisboa a Madrid, foi um dos temas mais importantes abordados no encontro do Ministro das Obras Públicas português, Mário Lino, com o Presidente da Junta da Estremadura espanhola, Guillermo Fernández Vara, em Lisboa no passado dia 26.
De acordo com declarações de Fernández Vara à comunicação social no final de reunião, citadas na Imprensa espanhola, a localização da estação da linha Lisboa-Madrid de alta velocidade “de alguma maneira estará nos dois países”, referindo-se à proximidade ao Caia e à fronteira luso-espanhola.
O Presidente da Junta da Estremadura assegurou que está assente a construção de uma única estação que vai receber o nome de Badajoz/Elvas. A partir desta altura, até à cimeira luso-espanhola dos governos, marcada para Zamora o fim de Janeiro de 2009, “os técnicos vão dar-nos a melhor solução”, uma vez que nesta zona a fronteira entre os dois países é feita pelo Rio Caia. Por isso, adiantou Fernández Vara, “devem dar-nos a solução técnica para que uma parte possa estar em cima do rio, outra do lado de cá e outra do lado de lá. E, assim, todos a sentiremos como própria”, rematou o governante regional estremenho.
Outro aspecto referido no encontro de Lisboa, foi a linha de mercadorias Sines-Évora-Elvas-Badajoz-Madrid. Na parte portuguesa, o tramo Sines-Évora está já adiantado, enquanto o troço Évora-Elvas entrará em obra a par da linha de alta velocidade.
Mário Lino e Guillermo Fernández Vara também abordaram as plataformas logísticas de Badajoz e Elvas. Ficou acordado que ambas vão ter uma “gestão complementar”, com a finalidade de “não competir” entre ambas, refriu o Presidente da Junta da Estremadura.
Acredito que o projecto sirva para trazer desenvolvimento a nossa cidade, apenas tenho muitas duvidas que a localização da estação seja do nosso lado.
Cpts.
A estação vai ser, de certeza do "nosso lado" e do "lado deles", para utilizar a ideia de comentador anterior.
Ideia antiquada.
Agora, não há nosso lado nem lado deles.
Elvas e Badajoz, cada vez mais, são uma eurocidade.
Havemos de lá chegar, mesmo com os Velhos do Restelo, acantonados e desconfiados, no alto de Vila Boim a ver ao longe.
Por isso, vai ser no Caia; entre Elvas e Badajoz; ou melhor, em Elvas e em Badajoz!
A blogosfera elvense tem uns comentadores que metem alguma piada. Passo a explicar.
Se aparece uma notícia sobre o encerramento da PSP, o fecho da Escola Agrária, ou o desaparecimento de uma empresa, saltam logo comentários catastrofistas, de um bota-abaixo acabado.
Por outro lado, se surge a notícia a falar de um estabelecimento prisional para Vila fernando com 200 postos de trabalho, de um lar para Santa Eulália de 800 mil euros ou da construção no Caia da estação Badajoz/Elvas do TGV, é uma série de "ver para crer".
Moral desta observação: a blogosfera elvense está cheia de... Sãos Tomés!
Dava para sorrir, se não estivessem por trás disto tudo espíritos pacóvios e destrutivos, de uma utilidade duvidosa.
Andam por aí uns portinholeiros desenvolvimentistas da direita radical, acasalados com sindicalistas da esquerda ortodoxa, que vão ter mais uma derrota e das grandes. Novamente.
Quando se falou da estação do TGV, primeira versão "vai ficar ao pé do aeroporto de Badajoz" (Talavera).
Perdida esta, surgiu a segunda versão: "vai ficar do lado nascente de Badajoz, bem longe de Elvas".
Depois de também esta estar perdida, apareceu outra versão: "vai ser construída em Badajoz".
Ultrapassada esta possibilidade, foi lançada mais outra versão: "vai ser no Caia, mas do lado de Espanha".
Por fim, quando se perfila a construção sobre a fronteira, no Caia, só resta rezar: "São Tomé me ajude, para eu só acreditar quando vir".
Cambada de ridículos, estes portinholeiros desenvolvimentistas da direita radical, acasalados com sindicalistas da esquerda ortodoxa, que Elvas tem de aturar...
Mas vão perder esta batalha.
Como perderam no hospital.
Como perderam em Vila Fernando.
Vão perder no TGV.
Derrotados de batalha em batalha, até perderem a guerra.
Como merecem!
http://www.peticao.com.pt/eurocidade-elvas-badajoz
Passem aqui e assinem a petição
Olá rapaziada!
Eu sou o Tiago gémeo do Tiago. Somos dois manos trapasseiros porque a nossa vida é a trapassa.
Querem saber o que eu faço... Digo mal da Câmara todo o dia. Tomo o pequeno-almoço a odiar a Elsa, almoço a dizer mal da Câmara, lancho a envenenar os pulguentos que me rodeiam contra a Câmara, janto a odiar o Rondão, durmo a ter pesadelos com o Manuel e levanto-me a tirar as remelas para começar mais um dia da minha triste vida de ódio!
Que ódio de mim próprio!!!!
Um Xi coração portinholeiro do vosso,
Tiago
Ainda bem :D...
Estou agora mais confiante em relação a este tema.
Devia ser proibido o uso do TGV por todos estes "Tomés" parvos e estúpidos...