ASSINO POR BAIXO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 13 de julho de 2012



A Câmara Municipal de Elvas, na reunião de 11 de julho, aprovou um voto de congratulação pela classificação de Elvas a Património Mundial. O documento teve seis votos a favor (eleitos do PS) e um voto contra (eleito do PSD/CDS) e tem o teor seguinte:

Elvas obteve a classificação de Património Mundial em 30 de junho deste ano, no decurso da 36ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, que teve lugar entre 24 de junho e 6 de julho, em São Petersburgo, na Rússia. Anexamos a informação que já consta do site da UNESCO sobre este assunto. Com esta distinção, foram classificados bens da nossa Cidade, como sejam as Muralhas Seiscentistas de Elvas constituem a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo, o Aqueduto da Amoreira, Fortes da Graça e de Santa luzia, Fortins de São Domingos, São Pedro e São Mamede, cercas medievais, edifícios militares e o Centro Histórico da antiga praça-forte de Elvas.
Foi todo este conjunto que foi distinguido como Património Mundial, em função do trabalho de requalificação, preservação, reutilização e revitalização que tem sido levado a cabo nos últimos 19 anos.
No momento em que esta classificação foi obtida, a Câmara Municipal de Elvas deseja atribuir um voto de congratulação aos que contribuíram para esta distinção mundial:

- a todas as gerações de Elvenses que, durante muitos séculos, construíram todo este património;

- a todos os que conservaram, não destruíram, nem descaracterizaram todas estas construções, ao longo dos últimos séculos;

- aos que contribuíram para o trabalho de recuperação, reutilização e revitalização, desenvolvido das duas últimas décadas, no Centro Histórico e sua envolvente, que alicerçou este reconhecimento da UNESCO;

- a toda a equipa, técnica e política, que desenvolveu um trabalho sério e competente merecedor do reconhecimento de várias entidades científicas internacionais;

- ao senhor Embaixador de Portugal na UNESCO, pela defesa que fez, na cimeira de São Petersburgo, da candidatura de Elvas;

- por fim, a todos os Elvenses, que em termos individuais ou integrados em organismos colectivos, deram o seu contributo para Elvas poder ostentar este título mundial que tanto nos enche de satisfação e orgulho.


 Propomos que este voto de congratulação seja remetido à Assembleia Municipal de Elvas, para votação por parte dos eleitos deste órgão.


Nota de imprensa: C.M.Elvas

Comments:

There are 3 comentários for ASSINO POR BAIXO.