A HORA DA VERDADE

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 25 de junho de 2012



O município de Elvas, no Alentejo, mostrou-se hoje convicto de que as fortificações da cidade serão classificadas em 2013 como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A convicção da autarquia raiana surge apesar de as fortificações de Elvas, candidata na categoria de bens culturais, constituírem o único monumento português entre os 33 candidatos que fazem parte da lista de Património Mundial, elaborada pela Unesco.
A 36.ª sessão do Comité do Património Mundial reúne-se a partir de domingo (ontem) e até 06 de julho, em São Petersburgo, na Rússia. O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares.
A vereadora da Cultura do município de Elvas, Elsa Grilo, lembrou hoje à agência Lusa que o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) deu parecer "decisivo e favorável", tendo sido provado que as fortificações da cidade alentejana "reúnem o valor universal excecional, que é o principal para que uma candidatura seja aprovada".
No entanto, segundo a autarca, a Comissão Nacional do ICOMOS considerou que existe também alguma "vulnerabilidade" no processo, nomeadamente que a "integridade do bem pode ser posta em risco se não forem cumpridos determinados requisitos".
Elsa Grilo explicou que o ICOMOS defende que toda a zona que o município quer ver declarada como Património Mundial seja também classificada pelo Estado português como monumento nacional.
"Este é um processo que está em curso, desde 2011, com a Secretaria de Estado da Cultura", disse.
Por outro lado, o ICOMOS solicita que a autarquia faça uma ampliação da zona de proteção entre o Fortim de São Domingos e o Forte da Graça, obra que, segundo a autarca, "não constitui qualquer problema" para o município.
"Querem também que passe a funcionar o gabinete das fortificações, situação que já tínhamos no plano de gestão e que a autarquia já aprovou", adiantou.
O ICOMOS exigiu também que as questões relacionadas com o Forte da Graça (propriedade do Ministério da Defesa Nacional) sejam resolvidas, nomeadamente os problemas relacionados com a sua recuperação e preservação.
"O município apresentou uma solução que parecia rápida e fácil ao Ministério da Defesa Nacional, no ano passado. A solução passava pela câmara assumir a gestão e recuperação do forte desde que o Ministério garantisse o financiamento através de fundos comunitários", explicou.
Para que o Estado não tivesse que suportar "um único cêntimo" do Orçamento Geral do Estado, Elsa Grilo explicou ainda que o município alentejano "comprometia-se" a pagar a parte da componente nacional.
"Acreditamos que seja possível, pois o Forte da Graça (monumento classificado como Património Nacional em 1910) tem que ter uma solução", defendeu.
O Forte da Graça, monumento militar do século XVIII situado a dois quilómetros a norte da cidade de Elvas, constitui um dos símbolos máximos das fortalezas abaluartadas em zonas fronteiriças.
O município de Elvas, que ainda não obteve uma reação por parte do Governo sobre a sua proposta para o Forte da Graça, espera que seja dada uma "resposta favorável" para que a candidatura decorra com normalidade.

Fonte Agência Lusa

Comments:

There are 0 comentários for A HORA DA VERDADE