VALE A PENA PENSAR NISTO ...

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 12 de março de 2012


Política de interiores

"A política no interior de um país com 250 kms de largura é algo muito giro, assim a modos que para o deprimente.
O pessoal na capital anda muito preocupado com a falta de políticas para o interior, quando na realidade a verdadeira preocupação deviam ser as políticas que os seus apaniguados interiores praticam. Lá para o Alentejo profundo, onde começa a Europa, ali onde espreitamos Espanha, há uma pequena cidade que dá pelo nome de Elvas que é o perfeito exemplo destas características. A coisa é mais ou menos assim: a cidade é governada por socialistas há duas décadas e actualmente tem a maior taxa de desemprego do Alentejo. Outrora uma cidade com elevado nível de vida, com uma boa economia assente na industria e serviços, que beneficiou sempre da proximidade com Badajoz, é hoje uma cidade "morta" a todos os níveis. A industria é inexistente, o comércio definha, os serviços são poucos ou de má qualidade e o turismo uma miragem. O rendimento médio per capita é dos mais baixos da região. Quem faz pela vida procura melhor sorte noutras paragens, melhor exemplo disso é que dos cerca de 20 alunos da minha turma de 12º ano, de 1997, só três colegas permanecem na cidade.
Mas é uma cidade bonita, de cara lavada e com obra feita, principalmente nas placas com o nome do seu Presidente da Câmara espalhado por tudo quanto é sítio, em ruas, bairros, lares, praças e até no Coliseu à entrada da cidade. Vai daí, como factos são factos, volta e meia a imprensa da cidade escreve e opina sobre o que está à vista de todos. O editorial do Linha de Elvas desta semana - "Somos Líderes" - foi particularmente contundente, incisivo e assertivo, põe o dedo na ferida sem rodeios: a Câmara é rica, mas o concelho é pobre e a imagem do mesmo mais ainda, fruto da total inépcia do Município na gestão do turismo e economia. Numa altura em que o Alentejo está na moda Elvas é desconhecida, ignorada e pouco ou nada divulgada. A Câmara Municipal não gostou e a resposta é uma pérola da nossa política de interiores:

"Elvas tem um jornal semanal há mais de 60 anos e, de momento, é a única publicação do género no nosso concelho. Infelizmente, aquilo que a Câmara Municipal de Elvas tem vindo a notar é que as páginas do "Linhas de Elvas", semana a semana, se enchem de textos e imagens onde avultam a produção e divulgação de uma imagem negativa do concelho.(...)
A Câmara Municipal de Elvas não sugere a ocultação das chamadas notícias negativas, mas acredita que os Elvenses gostam de ver divulgados, nos seus diferentes órgãos de comunicação social, os factos que motivam o nosso orgulho e contentamento colectivos."

O PS de Sócrates da má memória não faria melhor. A Câmara Municipal não se pronuncia sobre os temas das notícias, mas preocupa-se e muito com a imagem que a comunicação social transmite. Factos não importam, a imagem é tudo e a realidade um mero argumento passível de ser moldado à vontade dos interesses de cada um. Estamos a falar de uma Câmara que em ano de vacas magras e contenção orçamental teve o "orgulho e contentamento colectivos" de destinar dois milhões de Euros para a construção de piscinas em três freguesias rurais. Estas devem ser as notícias que importam...
Nem tudo será culpa da Câmara, a inacção e falta de iniciativas privadas em Elvas têm uma factura elevada no estado da cidade, mas é sempre ela a responsável pela gestão da coisa pública; em meios pequenos do interior a responsabilidade das autarquias é enorme, graças à inexistência de um sector privado forte, onde os Municípios são as maiores entidades empregadoras dos concelhos, fazendo com que directa e indirectamente todos dependam do mesmo. Elvas é um exemplo, mas o resto do país não será muito diferente.
Portanto a mim não me preocupa demasiado a inexistência de políticas por parte do poder central para o interior, mas sim as políticas que por lá se praticam de há muitos anos a esta parte."

Comments:

There are 1 comentários for VALE A PENA PENSAR NISTO ...