MULHER ELVENSE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 8 de março de 2012


Maria Isabel Picão Caldeira Carneiro nasceu a 1 de Fevereiro de 1889, no Monte do Torrão na freguesia de Sta. Eulália em Elvas, sendo baptizada um mês depois, a 3 de Março.

Seus pais, lavradores abastados, deram-lhe uma educação esmerada, consentindo mesmo, que frequentasse a Escola de Belas-Artes em Lisboa. A 20 de Março de 1912, com 23 anos de idade, casou com o primo, João Pires Carneiro. Após alguns anos de felicidade conjugal, o marido contraiu uma doença grave vindo a falecer no dia 17 de Junho de 1922, e Maria Isabel sofre o maior desgosto da sua vida.

Viúva e sem filhos, durante onze anos entregou-se às obras de apostolado na sua terra natal. Apesar desta sua doação aos outros, começou a sentir o apelo de Deus a uma consagração religiosa. A 8 de Setembro de 1934, entra nas Dominicanas de Clausura, em Azurara, onde permaneceu apenas sete meses, por falta de saúde.

D. Manuel Mendes da Conceição Santos, Arcebispo de Évora, sabendo do seu regresso, convida-a a tomar conta da Casa de Retiros, em Elvas, a 20 de Março de 1936, iniciando aí uma vasta acção apostólica de serviço aos pobres, gastando para isso os seus bens patrimoniais.
Sob a protecção de Maria Imaculada e inspirada por Sta. Beatriz da Silva, com muitos sacrificios e contrariedades, funda a Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres. A obra estendeu-se por várias dioceses de Portugal. Após um árduo caminho, a 5 de Julho de 1955, o Papa Pio XII, concedeu-lhe a aprovação.

Faleceu a 3 de Julho de 1962, em Elvas, depois de uma vida toda voltada para os outros, sobretudo os mais pobres. Foi sepultada em Sta. Eulália em jazigo de família. Os seus restos mortais foram transladados para a Casa-Mãe da Congregação em Elvas a 20 de Dezembro de 1980, onde se encontram actualmente.

Está aberta Causa de Canonização no Vaticano.

Fonte: Zé de Mello

Comments:

There are 0 comentários for MULHER ELVENSE.