LÁ SE VAI A CIMEIRA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 13 de março de 2012


O Porto acolhe a 9 de maio a 25.ª cimeira luso-espanhola, encontro sucessivamente adiado desde 2010 e que reunirá delegações dos Governos liderados por Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy, disseram à Lusa fontes em Madrid.
Fonte do Governo espanhol e fontes diplomáticas confirmaram à Lusa que os dois executivos estão a trabalhar nos preparativos da agenda de um encontro que segundo Madrid será mais reduzido, em termos de participação de ministros, do que anteriores reuniões.

Apesar disso antecipa-se uma agenda carregada com temas tão diversos como as ligações ferroviárias e rodoviárias, as conexões elétricas, o ensino do português em Espanha, a gestão dos rios transfronteiriços, entre outros.

Será a primeira cimeira ibérica desde a que se realizou na cidade espanhola de Zamora, na região de Castela e Leão, no dia 22 de Janeiro de 2009, altura em que tanto Portugal como Espanha tinham governos socialistas, liderados respetivamente por José Sócrates e José Luiz Rodriguez Zapatero.

No passado dia 24 de janeiro e depois de uma reunião com o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou que os dois governos tinham decidido "retomar muito rapidamente o nível de excelência" das suas relações devendo realizar uma cimeira bilateral na primavera.

"Dado que existe um conjunto muito variado de matérias que têm relevância bilateral, acertámos, os dois governos, que Portugal e Espanha irão retomar muito rapidamente o nível de excelência da sua relação bilateral que, por razões várias, esteve menos ativo nos últimos anos e sobretudo em consequência das eleições que ocorreram em Espanha", declarou na altura Passos Coelho.

"Nessa medida, apontámos para a realização da nossa cimeira bilateral durante esta primavera", acrescentou o primeiro-ministro.

A XXV cimeira luso-espanhola foi sucessivamente adiada por diversas questões, incluindo problemas de agenda, a crise económica e até a realização de processos eleitorais nos dois países.

Inicialmente o encontro chegou a estar marcado para decorrer em Elvas no final de 2010 ano onde a agenda diplomática espanhola foi condicionada pela presidência espanhola e por outros temas.

A primeira cimeira luso-espanhola decorreu em 1983 em Lisboa, onde se encontraram os então chefes de Governo dos dois países, Mário Soares e Felipe González, tendo culminado com a Declaração de Lisboa que estabelece os princípios que norteiam a relação bilateral: "solidariedade, cooperação, concertação e informação e consulta".

Apesar de serem, tendencialmente, de cariz anual, nos últimos 28 anos realizaram-se apenas 24 cimeiras, já que, por motivos de agenda, em alguns anos -- como ocorreu com a 23.ª cimeira (em Braga) - o encontro foi adiado de finais de 2007 para o início de 2008.

Deste modo lá se vai a cimeira a realizar na nossa cidade. Mais uma vez preteridos pelos nossos queridos governantes.

Comments:

There are 1 comentários for LÁ SE VAI A CIMEIRA.