VOLTE-FACE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 21 de outubro de 2011


A União Europeia decidiu quarta-feira, dia 19 de Outubro, em Bruxelas, deixar de fora das infra-estruturas prioritárias o eixo 16, que previa ligar a Europa, Espanha e Portugal através da região da Estremadura espanhola.

O futuro da região Alentejo e Extremadura no que diz respeito à rede de transportes de mercadoria e construção da plataforma logística do sudoeste ibérico havia estado em destaque um dia antes, terça-feira, numa conferência de imprensa que juntou o presidente da Junta da Extremadura, José Monago, o alcalde de Badajoz, Miguel Celdrán e o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro.

A supressão do eixo 16, que previa ligar a Europa a Espanha através de um túnel nos Pirinéus, passando pela Extremadura, foi a principal decisão tomada pela comunidade europeia sobre quais as linhas férreas a garantir os fundos comunitários. Na prática, a Extremadura torna-se agora num ramo do Eixo Atlântico, que permite ligar o Eixo Mediterrâneo, mas através da linha do AVE para Madrid.

FONTE: LinhasdeElvas

Comments:

There are 7 comentários for VOLTE-FACE.