O QUE SE PASSA EM ELVAS?

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 31 de outubro de 2011



Que pena que em Elvas se tenha adoptado a cultura do grátis para espectáculos.
Digo isto porque no passado sábado no concerto da Ana Free não houve público suficiente para encher o pequeno auditório do CNT, e tudo isto porque se pagavam apenas 3 € para assistir ao espectáculo.
Bem podem dizer que o público alvo de este tipo de espectáculo é um pouco especifico e reduzido, mas este é apenas mais um exemplo de que quando os espectáculos (sejam eles quais forem) que se cobram à entrada a afluência de público é sempre reduzida.
O esforço de Sociedades como a “Azevia” para a organização de este tipo de eventos acredito que seja grande, apesar de todos os apoios que possam ter do município ou de patrocinadores. E quando esse esforço não é “recompensado” dificilmente se poderão repetir tais espectáculos e assim sendo todo o tipo de eventos realizados na cidade ficam resumidos aos promovidos pelo município.

O que acontece em Elvas?

Será que a população Elvense não aprecia este tipo de eventos?


Será que o hábito dos espectáculos à borla condiciona tudo o que se possa realizar em Elvas pagando?


Será que o hábito cultural Elvense está um pouco adormecido?

É pena que assim seja porque toda gente se queixa que em Elvas nada se passa, não existem teatros, o cinema é o que se sabe e o cartaz cultural no concelho resume-se ao apresentado pela edilidade.
Se assim continuamos a oferta de espectáculos musicais na nossa cidade vão ficar resumidos aos apresentados na Expo São Mateus, esses sim direccionados para um público muito especifico.

ANA FREE EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 28 de outubro de 2011


Local alterado para o auditório do CNT - Centro de Negócios Transfronteiriço.

AS NOSSAS POTENCIALIDADES.

Publicada por Elvascidade | | Posted On



Como prova a seguinte “reportagem” feita por um visitante da nossa cidade, Elvas é uma cidade cheia de potencialidades para o turismo.


Com a falta de empresas no concelho, com o adiar constante do projecto da plataforma logística e com o problema da interioridade que cada vez mais nos tem levado tudo o que são serviços e valências, resta apostar na maior potencialidade do nosso concelho, o nosso riquíssimo património.

Veja aqui a reportagem de um turista que passou pela nossa cidade.

VAMOS DEBATER O FUTURO DO SÃO MATEUS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 27 de outubro de 2011



Faz aproximadamente um mês que findou o São Mateus. Depois de mais um ano a cair na banalidade e na falta de inovação, as últimas festividades abriram mais uma vez o debate quanto ao futuro da maior romaria do Alentejo.
Debate este que se ouviu em cada esquina, até mesmo referido nos órgãos de comunicação social da cidade mas que infelizmente mais uma vez, não passou de isso mesmo.
O colega Jacinto César do blog Tasca das Amoreiras, um dos grandes impulsionadores de esta troca de ideias, lançou o repto à Rádio Elvas com o intuito de uma vez por todas ser debatida “em praça pública” toda a situação pelas partes interessadas e envolvidas na realização do São Mateus.
Sem dúvida que seria um ponto de partida importantíssimo para o futuro imediato das festividades.
Nem que tudo ficasse praticamente na mesma, mas seria de todo interessante saber de viva voz as ideias e projectos de todas as partes, tanto confraria como Câmara Municipal e até mesmo a população em geral.
Deixo mais uma vez o pedido à Rádio Elvas assim como a todos os “interessados” para que se promova este debate e para que o São Mateus não caia novamente no esquecimento até ao próximo mês de Setembro.

MAIS TURISMO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 26 de outubro de 2011



A Câmara Municipal de Elvas apresentou a Campanha de Promoção e Valorização Turística ontem dia 25 de Outubro, terça-feira, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, junto às Portas da Esquina, em Elvas.

A principal aposta centra-se na disponibilização de artigos variados de merchandising aos turistas e visitantes da cidade, que podem agora adquirir produtos com a imagem "Elvas Momentos Fortes, Monumentos Únicos".

A renovação da imagem do Posto de Turismo, na Praça da República, novos roteiros, folhetos e audio-guias foram outras das novidades apresentadas pelo Município.

Uma boa iniciativa numa área onde muito há por explorar na nossa cidade.
Mãos à obra para dar continuidade a esta renovação e inovação na imagem para o turismo na nossa cidade.


Fonte:LinhasdeElvas

O PRINCIPIO DO FIM?

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 25 de outubro de 2011


. Equipa mal estruturada?
. Falta de empenho?
. Má organização?
. Falta de dinheiro?

....
Para quando um murro na mesa? (se é que ainda se vai a tempo)


Ouvir aqui as declarações no fim da última derrota

OPORTUNIDADE DE EMPREGO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 24 de outubro de 2011



O futuro centro comercial “El Faro del Guadiana” situado junto à fronteira do Caia está a recolher currículos para contratar cerca de 1500 trabalhadores.

No final do próximo ano, Badajoz e todos os seus visitantes contará com mais cem lojas. Lojas estas que se instalaram no centro comercial junto à fronteira, todas estas lojas nas quais se incluem ramos como a moda ou a restauração trará à cidade vizinha cerca de 1500 postos de trabalho. A corrida a estes postos já começou com a entrega de currículos.


Todos os interessados em trabalhar no novo centro comercial podem entregar os seus currículos na “caseta” da obra instalada junto à estrutura que está a ser construída. As ofertas de emprego podem ser para a construção do centro assim como para mais tarde se incorporarem nas instalações depois de prontas.

Uma oportunidade de emprego para muitos Elvenses que se proponham passar a fronteira para trabalhar. A proximidade com Portugal e elevada quantidade de clientes lusos poderá facilitar quem fale o Português.

Mais fotos do futuro centro comercial aqui.

VOLTE-FACE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 21 de outubro de 2011


A União Europeia decidiu quarta-feira, dia 19 de Outubro, em Bruxelas, deixar de fora das infra-estruturas prioritárias o eixo 16, que previa ligar a Europa, Espanha e Portugal através da região da Estremadura espanhola.

O futuro da região Alentejo e Extremadura no que diz respeito à rede de transportes de mercadoria e construção da plataforma logística do sudoeste ibérico havia estado em destaque um dia antes, terça-feira, numa conferência de imprensa que juntou o presidente da Junta da Extremadura, José Monago, o alcalde de Badajoz, Miguel Celdrán e o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro.

A supressão do eixo 16, que previa ligar a Europa a Espanha através de um túnel nos Pirinéus, passando pela Extremadura, foi a principal decisão tomada pela comunidade europeia sobre quais as linhas férreas a garantir os fundos comunitários. Na prática, a Extremadura torna-se agora num ramo do Eixo Atlântico, que permite ligar o Eixo Mediterrâneo, mas através da linha do AVE para Madrid.

FONTE: LinhasdeElvas

ELVAS SEM 4 FREGUESIAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Na passada terça-feira os colegas do Dualidades interrogavam-se como seria o concelho de Elvas depois de analisado o documento verde da reforma da administração local, elaborado pelo gabinete do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

Este documento é apresentado como uma reforma de gestão, uma reforma de território e uma reforma politica, resumindo pretendem acabar com muitas freguesias e alguns concelhos através de fusões emagrecendo deste modo o orçamento do estado.

Ao concelho de Elvas sugerem extinguir 4 freguesias, Ajuda Salvador e St.º Ildefonso, Caia e S. Pedro, Vila Fernando e Barbacena.

Os respectivos presidentes de Junta já mostraram o seu desagrado, afirmando que não entendem o porque destas extinções, sendo que algumas pelo isolamento e outras pela densidade territorial e populacional dizem não se justificar o seu desaparecimento.

Na época dos cortes, sendo que alguns seriam indispensáveis penso que outros serão inadequados e trarão sérios problemas num futuro muito próximo.

Todos sabemos que a máquina do estado e alguns cargos públicos pesam em demasia no já sobrecarregado orçamento do estado mas antes de tudo as populações e os seus básicos interesses devem ser salvaguardados.

Vamos esperar pela avaliação deste documento por parte do governo e esperar pela resolução de todo este polémico processo.

AVANÇA A PLATAFORMA LOGÍSTICA?

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 19 de outubro de 2011



A comunidade europeia decide, nesta quarta-feira 19 de Outubro, em Bruxelas, o futuro da região Alentejo e Estremadura espanhola no que diz repeito à rede de transportes de mercadoria e construção da plataforma logística do sudoeste ibérico.


Recorde-se que do lado português, o Governo decidiu abandonar o projecto de alta velocidade ferroviária Lisboa-Madrid elaborado pelo anterior executivo e apostar numa linha de mercadorias que ligue os portos portugueses à capital espanhola e, dali, ao resto da Europa.


Ao mesmo tempo decorriam os contactos com a Comissão Europeia no sentido de rever o modelo de alocação de fundos comunitários a este projecto, no sentido de baixar o esforço financeiro do Estado no projeto. Ora é precisamente esta decisão que vai ser conhecida esta quarta-feira.


Este foi o tema que motivou uma conferência de imprensa que reuniu o presidente da Junta da Extremadura, josé Monago, o alcaide de Badajoz, Miguel Celdran e Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior. O encontro decorreu no local onde é suposto “nascer” a plataforma ibérica, na zona de fronteira entre o concelho de Elvas e a cidade de Badajoz.


De estranhar a presença de algum representante do município Elvense, visto ser um “empreendimento” a edificar no concelho de Elvas penso que seria de todo importante a participação neste tipo de encontros de alguém que representa-se o nosso concelho.


FONTE:Radioelvas

O ENSINO NO CONCELHO DE ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 18 de outubro de 2011



O Colégio Luso Britânico, instituição de ensino particular, alcançou a melhor posição no ranking das escolas do Alentejo nos exames de 2011, classificando-se na 30.ª posição, subindo consideravelmente em relação a 2010, onde ocupava a posição 102 no ranking nacional.

O Colégio levou 56 alunos a exame e a base na média das provas de português e matemática foi de 3,54.

Amélia Martins, directora pedagógica do Colégio Luso Britânico, justifica o sucesso dos resultados obtidos como "fruto" do trabalho "conjugado entre alunos e professores".

Ainda no ranking das básicas: A Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Elvas nº2, ficou na posição 1120, com uma média de 2,21, mas ainda assim subindo em relação a 2010.

Segue-se a Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Elvas nº1 com uma média de 2,2 e ocupa a posição 1128 no ranking e descendo em relação aos resultados do ano passado.

A nível do concelho, o pior resultado das escolas básicas foi obtido pela Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Vila Boim, que ocupa a posição 1163 no ranking, com uma média de 2,17 e descendo na classificação se compararmos com os resultados do ano 2010.

José Ramalho, director desta escola, considera que a descida na média pode ser justificada mediante diversas variáveis, uma vez que o corpo docente e o trabalho pedagógico "foi muito idêntico ao do ano passado".

A Escola Secundária D. Sancho II em Elvas ocupa no ranking nacional a posição 572, descendo comparativamente ao ano anterior. A média obtida é de 8,44.

Fátima Pinto, directora daquele estabelecimento de ensino, justifica, em parte, a média negativa, com os alunos que provêm das escolas básicas do concelho também elas com resultados insatisfatórios.

MUSEU DA FOTOGRAFIA COM DIFICULDADES.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 17 de outubro de 2011



“Debatemo-nos com grandes dificuldades, o projecto que a fundação tinha para trazer pessoal para o museu foi reprovado. Vamos ter que resolver o problema com a Câmara Municipal de Elvas.”

Dr. João Carpinteiro

FESTIVAL DE CINEMA EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 14 de outubro de 2011



No âmbito da programação da actual exposição do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, "Staging the Archive", vai decorrer um Festival de Cinema no Cine-Teatro Municipal de Elvas, nas seguintes datas:

- 15 de Outubro (sábado);

- 19 de Novembro (sábado);

- e 10 de Dezembro (sábado).

Os filmes são do artista Ricardo Valentim que trabalhou sobre a obra do famoso oceanógrafo e cineasta Jacques-Yves Cousteau.


Mais informações aqui.

15 ANOS DE ENSINO SUPERIOR EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On



Durante os primeiros 15 dias de Outubro, têm-se celebrado os primeiros 15 anos de actividades lectivas da Escola Superior Agrária de Elvas.


Fica a programação para os próximos 2 dias.

Dia 14 de Outubro
Comemorações do DIA DA ESCOLA
Auditório Nuno Oliveira
15h 30m
Sessão solene de comemoração dos 15 anos da Escola, com a presença de:

Exma. Sra. Directora da Escola Superior Agrária de Elvas - Prof. Doutora Mª da Graça Pacheco de Carvalho
Exmo. Sr. Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre - Prof. Doutor Joaquim Mourato
Exmo. Sr. Prof. Doutor Pedro Lynce de Faria
17h00m
Actuação da Tun'Ameixas


Dia 15 de Outubro
Concurso de Endurance CARE-IPP/ESAE



Parabéns à ASAE e que continue entre todos os Elvenses durante mais anos.

RONDÃO CONTRA O GOVERNO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On



O presidente da Câmara Municipal de Elvas acusou este quinta-feira, dia 13 de Outubro, o Governo de ignorar o trabalho desempenhado pelo poder local e de querer ir muito mais além do que foi acordado coma Troika, no que diz respeito à Reforma da Administração Local.

Rondão Almeida reprova as medidas propostas no Documento Verde da Reforma da Administração Local, argumentando que as Câmaras Municipais substituem, em grande parte, o poder central na área social, educação e saúde e por isso devem continuar a ter directores de departamentos e chefes de divisão, em quantidades suficientes, que permitam dar resposta a estes serviços que são competência do poder local.

O autarca mostrou-se ainda convicto de que o Partido Socialista se irá opor a este documento.

No âmbito da Reforma da Administração Local o Governo pretende reduzir o número de vereadores dos executivos municipais, estabelecendo um novo critério com base no número de eleitores, os cortes aplicam-se também a cargos de chefias, nomeadamente dirigentes municipais.

FONTE:Elvas.com.pt



COMEÇOU A PRÉ-ÉPOCA N' "O ELVAS".

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 13 de outubro de 2011



A direcção de "O Elvas" Clube Alentejano de Desportos anunciou esta quarta-feira, dia 12 de Outubro, a dispensa de mais 7 atletas do plantel sénior, que actualmente disputa o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão - Série E.

De salientar que aquando da dispensa de Rogério Chinita, na semana passada, Jorge Almeida, treinador da equipa azul e oiro, havia referido que "outros atletas iriam ser dispensados" com vista a melhorar os resultados.

Após os resultados que se têm verificado e as expectativas em volta de alguns jogadores não terem sido as melhores o "O Elvas" Clube Alentejano de Desportos decidiu remodelar o plantel dispensando desta vez os seguintes atletas: Bruno Vidigal, João Carapinha, Jordi, Xavier, Rúben Domingos, Marco Rodrigues e Rafael.

Recorde-se que, até ao momento, "O Elvas", em cinco jogos contabiliza quatro derrotas e apenas uma vitória e está em 11º na tabela classificativa da Série E com três pontos.

Com 5 jornadas decorridas começa uma verdadeira revolução no clube alentejano de desportos, será a maneira mais adequada de o fazer?
Esperemos que sim, embora a falta de planificação e todos os erros de escolha normalmente pagam-se caros no futuro.
Começou agora a pré-época d’”O Elvas”, muito tarde em minha opinião.

MUITO BEM-VINDA!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 11 de outubro de 2011



As actividades da nova associação “Gota d’ Arte” vão arrancar ainda durante este mês de Outubro, havendo algumas alterações a registar no que toca às aulas de cântico. Estas aulas, e segundos os responsáveis, serão dadas de uma forma mais descontraída e não tão técnica, dando oportunidades de palco a mais jovens que irão fazer parte do projecto já existente “Industria da Voz”.


As aulas de piano, também serão dadas numa vertente mais electrónica e de sintetizadores, disseram. Outra das novidades é a introdução de um departamento de apoio escolar para crianças até ao sexto ano de escolaridade.


Ainda referiram, que este projecto irá dar trabalho a cerca de 10 pessoas e que as inscrições para a prática das várias actividades, como dança, teatro, música, pintura, desenho e outras artes, são feitas na sede da Associação, e o valor é de 25€ por mês.


Sem dúvida nenhuma uma excelente iniciativa e uma grande mais valia para a população de Elvas. Mais uma vez os meus sinceros parabéns para “os carolas” desta nova associação cultural Elvense e oxalá seja um grande sucesso como aliás se antevê pela panóplia de actividades que irá ter.


Espero pois que todos os Elvenses apoiem esta iniciativa e se possível participem e façam parte dela.

SUGESTÃO PARA A A.E.E.!

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 7 de outubro de 2011



Uma sugestão para a Associação Empresarial de Elvas, clique aqui.


aqui tínhamos deixado essa ideia.



FOTO: FotografosdeElvas.

INVESTIMENTO NO DESPORTO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 6 de outubro de 2011



Foi ontem inaugurada com pompa e circunstância a remodelação do velhinho Estádio Municipal, campo Patalino.

Segundo Rondão Almeida a obra foi totalmente financiada pelo município Elvense, investimento que rondou os 600 mil euros que envolveu a retirara do tapete de relva natural e a colocação de sintético, assim como a substituição da anterior vedação.

O autarca Elvense afirmou também que vai ser criada a Escola de Formação do Benfica a pensar nas crianças e que vão também ser construídos mais dois pavilhões gimnodesportivos.

FOTO: Tudoben

CARTA À RÁDIO ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 4 de outubro de 2011



Caro Sr. Director

Sei que sou daqueles que não me posso queixar da rádio de que V. Exa. é Director, porque de vez em quando lá me vai convidando para dizer o que penso sobre determinados assuntos e como tal só me resta agradecer-lhe.
Durante a Feira de S. Mateus, lá tiveram mais uma vez a paciência de me aturarem. Nesse dia, manifestei a minha opinião sobre aquilo que eu considero ser um problema: a falta de diálogo aberto e franco entre as várias partes interessadas na modernização das Festas da Cidade.
Nesse mesmo dia propus-lhe que a Rádio Elvas tomasse a iniciativa de juntar essas mesmas partes para um debate público. E é esse pedido que venho hoje aqui reafirmar.
Como órgão de comunicação social que é e com audiências significativas na região, têm um grande papel a desempenhar: informar e esclarecer os ouvintes.
Se quando há eleições, sejam elas quais forem, a rádio elvense promove debates, porque não promover um sobre um tema que interessa a toda a gente? Sei por experiencia que o assunto é frequentemente debatido entre as pessoas, seja em conversas de café ou de esquina de rua.
Mas não passa disso mesmo: conversa.
Em minha opinião seria prestar um grande serviço à comunidade patrocinar tal debate. Se alguma parte não quiser comparecer, ficamos logo a saber onde se situa o problema.

Jacinto César


in: http://tascadasamoreiras.blogs.sapo.pt/

ORGULHO ELVENSE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On



"Tomámos conhecimento na passada sexta-feira, que o nosso querido jogador (actualmente a envergar a camisola do Colónia da Alemanha), foi chamado por Paulo Bento para, pela primeira vez, representar a Selecção Nacional de Seniores.

Se já nos sentíamos orgulhosos de ver tão ilustre Elvense na Selecção Nacional, mais orgulhosos nos sentimos atendendo que o Henrique Sereno foi jogador do C.F. “Os Elvenses” durante 9 épocas, envergando a camisola da Cruz de Cristo desde 1994/95 como Infantil, até 2002/03 como Júnior.

Ao jogador Henrique Sereno desejamos-lhe as maiores venturas desportivas, quer na Selecção Nacional, quer em qualquer clube que ele represente. "

A Direcção – CFElvenses