ALERTA EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 20 de maio de 2011



O Quisto Hidático é uma doença parasitária grave, que o cão e os outros animais transmitem ao homem. O Alentejo é a zona mais afectada do país por uma patologia que, caso não seja tratada a tempo, pode levar à morte.


O Alentejo, em particular os concelhos de Elvas e do Alandroal, é a zona do país com maior incidência de casos de pessoas contaminadas com o quisto hidáctico. Trata-se de uma doença que é transmitida ao homem pelo cão e que é frequente em zonas rurais onde a pastorícia é uma actividade muito praticada. Também conhecida por Hidatitose ou Equinococose-Hidatitose, a doença é transmitida por um parasita conhecido por equinococos. Uma vez alujado no corpo humano, o parasita passa a ser chamado de Hidatitose.


Esta doença é mais conhecida como quisto hidático porque é o nome mais vulgar, pois quando o parasita se hospeda no corpo humano, e se desenvolve no fígado, local mais frequente desta patologia, vai criando uma bola com um líquido.
Este quisto pode variar entre os 5 e os 19 cm de diâmetro e se não for tratado pode provocar a morte.


Todas as doenças têm um ciclo e esta não foge à regra. Este parasita existe no gado bovino e caprino e depois é transmitido ao homem através do cão. Ou seja, se não houver cão, a doença não é transmitida.
O ciclo começa quando o cão se infecta ao ingerir vísceras de animais que por sua vez apanharam o parasita por se alimentarem de pastos e águas contaminadas.
A transmissão da doença para o homem acontece normalmente quando alguém que esteve em contacto com um cão não teve os cuidados necessários de higiene como levar as mãos à boca depois de tocar no cão contaminado ou ingerir óvulos do parasita existentes no meio ambiente, através de alimentos crus, frutos e vegetais mal lavados.


Esta doença existe na maioria dos casos em países de clima mediterrâneo, sendo o Alentejo a região mais atingida em Portugal. “Estas doenças existem em zonas pastorícias, onde existem pastores, de gado bovino e ouvino, e consequentemente um cão. Normalmente o cão apanha esta doença de duas maneiras: se comer vísceras cruas dos animais, porque ainda hoje, existem as típicas matanças do porco ou do gado ouvino, ou então através do contacto com os animais já contaminados.


É possível evitar a doença
Para evitar esta doença existe um conjunto de medidas que podem ser tomadas. “Não dar vísceras cruas ao seu cão, não deixar animais mortos ao alcance dos cães, desparasitar e levar regularmente o seu cão ao veterinário, lavar bem os frutos e os vegetais, lavar as mãos antes de comer e depois de mexer nos animais e não abandonar os animais já que são um perigo para a saúde pública”, sublinha o clínico Álvaro Pacheco.
Estas precauções e outras informações sobre o Quisto Hidático estão descritas num panfleto informativo, elaborado pelo Grupo de Luta Contra a Equinococose-Hidatitose, que cobre os concelhos de Elvas e Alandroal.


Este grupo de luta, único em Portugal, com quase dez anos de existência realiza frequentemente acções de prevenção, junto das pessoas, através de folhetos e palestras, educação sanitária e rastreio.


Durante o período de existência do grupo, foram feitos quase dois mil rastreios, sempre aleatoriamente, nas populações dos dois concelhos alentejanos.
O município do Alandroal é a zona mais contaminada com esta doença, mas segundo Álvaro Pacheco, este número tem vindo a diminuir.



Mais informação sobre esta doença aqui.



Comments:

There are 3 comentários for ALERTA EM ELVAS.