FUMAR É OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 18 de janeiro de 2011


Desde o início do ano, quando entrou em vigor a nova lei antitabaco em Espanha, que muitos espanhóis optam por deslocar-se até aos restaurantes portugueses, na zona fronteiriça, que têm salas para fumadores.


«Eu e a minha família sempre apreciámos a gastronomia portuguesa e, agora, como é proibido fumar nos restaurantes em Espanha, é mais um motivo para vir a Portugal», diz Feliciano.


O impacto da nova legislação espanhola antitabaco sente-se, especialmente, no setor da restauração e hotelaria, onde ainda era possível fumar, se assim o decidissem espaços com menos de 200 metros quadrados ou com zonas divididas para fumadores e não fumadores.


«Eu acho bem que seja proibido fumar nos sítios públicos, porque assim não se faz mal a quem não fuma, mas proibir em todo o lado é um exagero», defende Feliciano.


«Eu sou fumador e vou a sítios onde se pode fumar. Se aqui em Portugal há restaurantes onde se pode fumar, eu venho. Em Espanha, agora vou menos aos bares. É uma medida excessiva», corrobora Alexandro, outro espanhol, enquanto faz uma refeição num restaurante de Elvas.


Em Espanha passou a ser proibido fumar em todos os espaços fechados, o que suscitou protestos do setor da restauração e hotelaria, que teme a perda de dezenas de milhares de postos de trabalho. Do lado português, a Associação Empresarial de Elvas está otimista com o aumento dos clientes espanhóis às mesas dos restaurantes da cidade.


«Para o setor da restauração em Elvas pode ser uma mais valia a aplicação desta medida em Espanha. A maior parte dos nossos restaurantes dispõe de salas para fumadores e a nossa qualidade e preços são melhores do que o praticado no país vizinho, portanto, é de prever que aumente o número de clientes», referiu Patrick Sequeira, presidente da associação.

Quanto aos bares, diz, não há tanto otimismo: «Não temos grande oferta e há também a questão da viagem e do consumo de álcool que, com as operações policiais na fronteira, não será um atrativo».


Em Espanha, a nova lei declara também espaço sem fumo todos os recintos hospitalares, incluindo as zonas ao ar livre, bem como as áreas de ócio infantil abertas, mas não se aplica aos campus universitários.


«Deviam habilitar zonas específicas onde as pessoas possam fumar. Proibir fumar em zonas ao ar livre, a 50 metros de um espaço infantil ou hospital, é excessivo. Eu já gostava de vir a Portugal, e a Elvas em concreto, e se aqui não tenho que sair para a rua para fumar um cigarro, melhor», salienta Ester, que também vive em Badajoz.


Em Portugal, a lei do tabaco entrou em vigor em 2008, impondo a restrição de fumar em espaços públicos fechados, locais de trabalho, unidades de saúde, estabelecimentos de ensino e locais como museus, centros comerciais, aeroportos e meios de transporte. Nos restaurantes, as exceções estão condicionadas à dimensão dos locais e à criação de espaços próprios para fumadores.

Na minha opinião em Espanha a medida mais sensata já foi tomada, medida esta que mais tarde ou mais cedo será também adoptada no nosso País.
Para a restauração Elvense resta aproveitar esta “lacuna” na nossa legislação e conceder aos fumadores Espanhóis o prazer de fumar (e obrigar a fumar) enquanto come.

Comments:

There are 1 comentários for FUMAR É OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO EM ELVAS.