AS 7 MARAVILHAS DO ALENTEJO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 29 de outubro de 2010



Chegou ao final a votação (que aqui publicitámos) para eleger as Sete Maravilhas do Alentejo uma iniciativa do Jornal Margem Sul que visou exclusivamente contribuir para a divulgação do rico e vasto património material e imaterial do Alentejo.
Elvas através do seu Município concorreu com o Aqueduto da Amoreira e as Muralhas Seiscentistas.
Infelizmente a nossa cidade ficou fora dos contemplados
Embora eu ache a eleição um pouco discutível, aqui estão os eleitos.

1 - Castelo de Evoramonte (Estremoz)
2 - Fortaleza de Marvão e Vila Amuralhada
3 - Tapeçaria de Portalegre
4 - Lago de Alqueva (Portel)
5 - Vila Medieval de Monsaraz
6 - Portas de Beja, Aqueduto e Nora (Serpa)
7 - Terreiro do Paço de Vila Viçosa

UM OÁSIS NO DESERTO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 28 de outubro de 2010


A empresa Carnalentejana, o maior agrupamento de produtores em produção extensiva, com sede em Elvas, atingiu em 2009 um volume de facturação de quase 13 milhões de euros.

O produtor e empresário Gonçalo Albino atribui o êxito à “coesão e conjugação de esforços” dos mais de 150 sócios do agrupamento de produtores de raça alentejana.

Incluída na lista das Denominações de Origem Protegida (DOP)
A nível comunitário, a Carnalentejana tem explorações distribuídas por todo o Alentejo, embora com maior concentração no distrito de Portalegre, com capital social de 700.000 euros, a que correspondem cerca de 9.500 vacas adultas de linha pura.

A Carnalentejana vai apresentar em Novembro na Feira de São Martinho, na Golegã (Santarém), o balanço e respectivos resultados da marca, desde a sua criação até hoje, bem como as perspectivas para 2011.

Um exemplo na nossa terra de como por vezes a crise pode ser contornada.


FONTE: RádioPortalegre

ELVAS, UMA JÓIA NO ALENTEJO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On


"A cerca de hora e meia de Lisboa, a cidade de Elvas tem muitos bons pretextos para uma escapadela em qualquer época do ano. Um centro histórico rodeado de muralhas seiscentistas, um castelo medieval de onde a vista tudo alcança, e um museu onde o antigo convive com o contemporâneo são sítios a não perder. Mas há quem venha também pelas boas compras, ou simplesmente para matar saudades do Cericaia, acompanhado pelas deliciosas ameixas… A gastronomia é seguramente um dos pontos mais fortes da cidade, não fosse Elvas o maior Restaurante do Alentejo, com milhares de visitantes espanhóis e portugueses anualmente nos seus restaurantes. "

É deste modo feito o convite a todos os leitores da revista Blue Travel (revista de âmbito nacional, na área do turismo) para visitarem a nossa linda cidade.
Reportagem promovida pela Associação Empresarial de Elvas que podem ler aqui.
Tenta-se deste modo, e bem, dinamizar e promover o turismo em Elvas.
Iniciativa de louvar e apoiar para dar a conhecer a riqueza da nossa terra.

CORTES!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 27 de outubro de 2010


O Presidente da Câmara Municipal de Elvas anunciou ontem que em 2011, vai efectuar cortes na ordem dos cinquenta por cento em festas e eventos.


"O investimento no Carnaval, festas, animação das noites de Verão e Expo São Mateus vai ser reduzido para metade", anunciou José Rondão Almeida.


Na minha opinião esses mesmos cortes já deveriam ter sido feitos face à conjuntura actual.
Anunciou também que infelizmente o concurso para a iluminação de Natal já foi adjudicado, caso contrário, também seria alvo de cortes no investimento.


No entanto o Presidente da edilidade garante o investimento nas obras do concelho que em 2011 vai ser entre 20 a 25 milhões de euros.

Ainda na sua declaração o autarca Elvense referiu que por ele em 2011, não haveria Carnaval.

Se assim é porque não avançar com essa media?

Constatando a actual situação das contas públicas onde por exemplo alguns dos prejudicados foram mesmo trabalhadores da Câmara Municipal porque não cancelar tal investimento?

Não há condições para manter os aumentos aos trabalhadores mas há para os festejos carnavalescos?

Haja bom senso.


FONTE: RádioElvas

PARABÉNS AZEVIA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 26 de outubro de 2010




É com grande satisfação que aqui registamos a vitalidade da sociedade recreativa 1º de Dezembro de Elvas, a popular Azevia.
De louvar o programa que está a decorrer para assinalar o seu centenário, que terá como ponto alto a madrugada de 1 de Dezembro na Rua Aires Varela.
É com iniciativas como esta e com gente com esta disponibilidade e esta dedicação que se conseguem manter as colectividades vivas.

Parabéns Azevia.

A PAIXÃO EXISTE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 25 de outubro de 2010


Elvas e Campomaiorense enfrentaram-se este domingo pela primeira vez esta época em jogo a contar para a 8ª. Jornada do Distrital no municipal de Atletismo, venceu o Elvas pela mínima 1-0, golo apontado por Glaedson na transformação de uma grande penalidade, quando o cronómetro assinalava os oito minutos. Jogo muito disputado onde escassearão as oportunidades de golo mas onde a luta e “o combate” foram uma constante ao longo dos noventa minutos.

Jogo de grandes emoções pela rivalidade entre as duas equipas, só assim se justifica os muitos adeptos de Campo Maior presentes em Elvas, grande parte deles não comparece no Estádio César Correia mas não deixaram de acompanhar e apoiar a sua equipa durante todo o jogo no Estádio de Atletismo.
Jogo entretido onde o querer e o acreditar se sobrepôs à teórica, maior qualidade do adversário.

Foi bom ver mais de 500 pessoas a assistir a um jogo de futebol em Elvas. Embora a nossa cidade mereça um pouco mais, no que a nível de escalão diz respeito, a falta de verbas e a conjuntura actual não permite que os azul e oiro não passem dos distritais.
É realmente pena porque a paixão pelo futebol existe na cidade basta para isso o clube puxar por ela. Enquanto não é possível voos um pouco mais altos, vamo-nos contentando com este futebol mais fraco mas em contra partida mais puro.

Uma palavra de apreço para o regresso da Tribo Azul e Ouro à blogosfera esperando que regressem também de um modo maus audível ao Municipal de Atletismo (bem falta fazem).

FOTO: Tudoben.

À ESPERA DO TÉCNICO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 22 de outubro de 2010


NOVAS MEDIDAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 20 de outubro de 2010


O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, após plenário com os trabalhadores da autarquia, decidiu marcar uma reunião com o Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, em conjunto com um grupo de cinco funcionários.

Em causa está o tema da reposição das verbas recebidas após mudanças de posicionamento remuneratório, que afecta 160 trabalhadores do município.

Rondão Almeida afirma que o diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) não está a ser "conseguido”, no sentido de , em conjunto , solucionar o problema.

"A estrutura sindical regional não aceitou o convite que fiz para que em conjunto nos reuníssemos com o Secretário de Estado para que se resolvesse o problema dos trabalhadores da Câmara”.

No decorrer da reunião desta manhã , e após o plenário do STAL com os funcionários, um trabalhador da autarquia sugeriu que "se não há possibilidade de diálogo com sindicato, sejam os trabalhadores a reunir com o representante do Governo”.

A sugestão foi aprovada , e sendo assim, será constituído um grupo de cinco trabalhadore que juntamente com o presidente da Câmara irão reunir com José Junqueiro.

O objectivo do encontro passa por sensibilizar o poder central para a situação que ocorreu na autarquia de Elvas.

"O que legalmente se tem de defender é que as câmaras podem fazer as revisões orçamentais que quiserem ao longo do ano ", esclareceu Rondão Almeida.

"O que esperamos é que seja considerado um acto legal a revisão orçamental que a Câmara fez em Setembro de 2009 para os reposicionamentos salariais e mais tarde uma revisão orçamental para as verbas para os concursos”, explicou.

"É necessário que o secretário de Estado emita um despacho ou uma portaria, na qual refira que um dos direitos do poder local é fazer revisões orçamentais e que a Câmara Municipal de Elvas agiu em conformidade com esses princípios constitucionais”.

A autarquia vai abrir um inquérito para apurar responsabilidades dos técnicos que trabalharam na elaboração do orçamento municipal, que esteve na base da suspensão do reposicionamento remuneratório

FONTE: RádioElvas

COLÉGIO LUSO BRITÂNICO, ENSINO DE REFERÊNCIA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On


A melhor escola do Alentejo nos resultados dos exames de Português e Matemática do 9º ano está em Elvas.

Trata-se do Colégio Luso-Britânico, estabelecimento de ensino privado e matriz católica que explica que o segredo está em acreditar que os alunos podem dar sempre mais, mas que também ajuda o suporte familiar sólido da grande maioria dos que frequentam esta escola.
Para o mérito, segundo a responsável, contribuem vários factores, tais como as baixas taxas de reprovação que permite aos alunos fazer o percurso escolar com os mesmos colegas, e o chamado ‘momento de reflexão’, feito por todos os alunos e funcionários durante 15 minutos no início de cada dia.

Os nosso Parabéns a este estabelecimento de ensino Elvense que ao longo de décadas tem formado milhares de Elvenses com os resultados que se sabem.
Ensino de qualidade que infelizmente e graças ao governo Português e a sua politica, não está ao alcance de todos.

QUEM SE LIXA É O MEXILHÃO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 19 de outubro de 2010


Um funcionário aumentado de 762 para 837 euros recebeu em Dezembro de 2009 um cheque de 1055 euros relativo aos retroactivos desde Janeiro, passando a dispor, todos os meses, de mais 75 euros de vencimento. Agora não só volta para a remuneração inicial de 762 euros como terá de pagar 205 euros mensais para repor os montantes transferidos indevidamente pela autarquia.


De quem é a culpa?

Quem vai agora assumir as responsabilidades?

Valerá isso de alguma coisa para quem vê o seu orçamento familiar “assaltado”?

Sem respostas para tantas questões o que eu penso é que a culpa vai morrer solteira e mais uma vez quem se lixa é o mexilhão!

CÂMARA OBRIGA FUNCIONÁRIOS A DEVOLVER AUMENTOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 18 de outubro de 2010


Um grupo de 160 trabalhadores da Câmara Municipal de Elvas cujo salário foi aumentado em Dezembro de 2009, em resultado do reposicionamento remuneratório dos funcionários das autarquias locais, vai ter de devolver as verbas recebidas. A má notícia foi transmitidas aos trabalhadores pelo próprio presidente da autarquia, José Rondão Almeida (PS). "Tratou-se de um erro", diz o vice-presidente da Câmara, Nuno Mocinha, acrescentando que a "irregularidade" foi detectada pela Inspecção Geral da Administração Local (IGAL).

Em causa estão situações como a de Joaquim (nome fictício), cujo salário foi aumentado de 530 para cerca de 600 euros, com efeitos retroactivos a Janeiro de 2009. Agora vai ter de devolver, em 14 prestações, o dinheiro que recebeu a mais. "Irá levar para casa 390 euros mensais numa altura em que as condições de vida se agravam de forma substancial", lamenta José Carreiras, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Outro exemplo: um funcionário aumentado de 762 para 837 euros recebeu em Dezembro de 2009 um cheque de 1055 euros relativo aos retroactivos desde Janeiro, passando a dispor ,todos os meses, de mais 75 euros de vencimento. Agora não só volta para a remuneração inicial de 762 euros como terá de pagar 205 euros mensais para repor os montantes transferidos indevidamente pela autarquia.

"Uma coisa destas não passa pela cabeça de ninguém. Estamos perante a intromissão do Governo, através da IGAL, na vida das autarquias para que estas não ponham em prática a chamada opção gestionária, através da qual é efectuada a mudança de posicionamento remuneratório dos trabalhadores da administração local", diz José Carreiras. "Umas autarquias são mais dóceis ao poder do que outras. Neste caso, a Câmara de Elvas entendeu que face às pressões do Governo para o condicionamento e redução da despesa pública iria penalizar os trabalhadores", critica o dirigente.

Prometendo "dar luta" à decisão da autarquia, o STAL convocou para a próxima quarta-feira um plenário de trabalhadores e diz "não excluir" a convocação de uma greve. "Não temos qualquer responsabilidade em tudo isto. Sentimo-nos desrespeitados, enganados, usados e, pior, impotentes", diz uma funcionária, lamentando que, "mais uma vez", os prejudicados sejam os trabalhadores.

"O problema não tem a ver com a falta de dinheiro pois temos verbas para suportar estes aumentos mas com uma questão puramente técnica", diz o vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, explicando que o "erro" foi originado pela não inclusão no orçamento para 2009 - que foi aprovado em 2008 - das verbas destinadas aos reposicionamentos remuneratório, o que só viria a suceder em finais do ano passado na sequência de uma revisão orçamental.

"Partimos do princípio que a autonomia financeira das autarquias abrangia este tipo de revisão, dotando o orçamento com as verbas necessárias para o reposicionamento das carreiras", diz Nuno Mocinho. Mas "a IGAL diz que se trata de uma solução contrária à lei, o que não nos deixa alternativa", contrapõe o autarca, justificando que os mesmos motivos levaram a câmara a cancelar cerca de seis dezenas de concursos para recrutamento de pessoal. "São trabalhadores desde o nível técnico ao operário que fazem falta à autarquia e por isso esperamos retomar o processo no próximo ano." A maioria destes funcionários encontra-se a prestar serviço com contrato a prazo.


FONTE: Diário de Notícias

PARABÉNS ESAE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 14 de outubro de 2010


A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) celebra hoje o 14º aniversário do início das suas actividades lectivas.


O programa de comemorações terá início pelas 11h com as comunicações da Sra. Directora da ESAE, do Sr. Presidente do IPP, da Sra. Presidente do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Recursos Biológicos e por último, do Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.


Seguir-se-á uma breve visita pelas instalações da Escola, com destaque para o Centro de Atendimento Veterinário Escolar.


Constituindo-se como a principal razão de ser da Escola e pela qual a ESAE se anima para cada dia poder ser melhor, os alunos serão o foco das atenções nas actividades da tarde. Antigos alunos dos vários cursos da Escola irão dar o seu testemunho aos convidados e a todos aqueles que ainda agora iniciaram o seu percurso académico. Também os responsáveis das empresas onde estes estão integrados irão proferir algumas palavras sobre a sua actividade e sobre de que forma os diplomados da ESAE constituíram uma mais-valia nas empresas/entidades onde se inseriram.

Parabéns á instituição e o desejo que cada vez mais se afirme e se torne uma referência do ensino superior.


FONTE: http://esae.blogspot.com/

O BOM FILHO ...

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 12 de outubro de 2010


Amadeu Lopes Sabino
Escritor português, nascido em 1943, em Elvas. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, autor de guias jurídicos e tradutor do Dicionário das Comunidades Europeias, reside em Bruxelas como funcionário da Comunidade Europeia. A sua ficção, incluindo a narrativa histórica encarada como autognose de Portugal e a reflexão de cunho cosmopolita, ensaísta ou autobiográfico, filia-se numa maneira de escrever "simultaneamente modesta, clandestina e altiva" (cf. prefácio a Retrato de Rubens, Lisboa, 1985).

O livro "A Cidade do Homem", de sua autoria, vai ter a sua apresentação nacional à comunicação social em Elvas, na Biblioteca Municipal, hoje pelas 11,30h.
Romance, ficção documentada, digressão através da História e das ideias, ensaio ficcionado sobre a busca da polis ideal, "A Cidade do Homem" é a biografia imaginada de António Dinis da Cruz e Silva (1731-1799), poeta árcade e magistrado judicial que viveu e trabalhou entre Lisboa, Coimbra, Elvas, Rio de Janeiro, Vila Rica de Ouro Preto e o Tejuco.

Bibliografia: A Confederação (com Luís Galvão Teles), Coimbra, 1978; Após Aljubarrota, Coimbra, 1978; O Cavaleiro Cego, Lisboa, 1982; O Retrato de Rubens, Lisboa, 1985; A Capa Escarlate, Lisboa, 1989; Novelas Imperfeitas, Lisboa, 1991; Homenagem a Vénus, Lisboa, 1997


FONTES: Infopédia, Linhas de Elvas, Zé de Mello.

PARABÉNS AOS FOTÓGRAFOS DE ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 11 de outubro de 2010


O Blog Fotografos de Elvas festejou na passada semana quatro anos de existência, queremos felicitar todos os membros pela qualidade e pela originalidade dos post ali apresentados.


Uma referência na blogosfera Elvense, o fotoblogue já realizou 2 exposições colectivas muito interessantes ás quais tive oportunidade de assistir.


Convido todos a visitarem este cantinho e a felicitarem toda a equipa Elvense apaixonada por fotografia.

GUIA DE MUSEUS DO ALENTEJO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 8 de outubro de 2010


A Turismo do Alentejo lançou ontem dia 7 de Outubro o Guia de Museus do Alentejo, o primeiro de um conjunto de Guias a serem editados pela Instituição no âmbito da dinamização do produto Touring Cultural e Paisagístico.


A cerimónia teve lugar pelas 18 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, contando com a presença de Ceia da Silva, Presidente da Região de Turismo do Alentejo e Dra. Elsa Grilo, Vereadora da Cultura e ainda representantes dos concelhos de Arronches, Campo Maior e Monforte.

Guia de Museus do Alentejo está disponível em Português, Espanhol, Inglês e Francês e oferece aos turistas um vasto conjunto de informações, como a localização, o horário e a temática abordada em cada museu. A publicação deste Guia dos Museus tem como objectivo valorizar os espaços museológicos da região e convidar à sua visita.

O guia tem 77 páginas e conta com informações relacionadas com a localização, horários e preços, de cerca de 88 museus da região Alentejo.
FONTE: RadioElvas

ELVENSES AOS OLHOS DE NUESTROS HERMANOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 7 de outubro de 2010


"Los portugueses, y los elvenses los primeros, son un pueblo que necesita ser amado. Presumen de lo que tienen y lo ensalzan incluso desmesuradamente. Son un pueblo con menos amor propio que otras naciones europeas, por eso se autocritican fácilmente y no confían demasiado en ellos mismos. Pero soportan difícilmente la crítica de los extranjeros. Quieren gustarles, destacan lo que creen que los singulariza y les duele más que a otros pueblos que se minusvaloren sus encantos"


Publicado no Diário Hoy



ESTÁTUAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 6 de outubro de 2010


Sinceramente, onde vamos nós chegar nesta nossa cidade?!?

Leia aqui e aqui e opine, eu tentei mas achei melhor nem dizer nada.

100 ANOS DE REPÚBLICA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 4 de outubro de 2010


OUTRA VISÃO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On


"Acreditamos que a médio prazo Elvas poderá ser o principal pólo de fixação de empresas do sul do país, com condições ideais para a criação de qualquer tipologia de negócio. Se analisarmos a situação futura do concelho, verificamos que temos motivos para acreditar num futuro risonho. "

Patrick Sequeira, Presidente da Associação Empresarial de Elvas


TEMPOS DIFÍCEIS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 1 de outubro de 2010




O aumento do IVA para 23% vai ter um "impacto muito grave" nas regiões fronteiriças, advertiu o representante em Elvas da Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Portalegre, Fernando Carona.



"Estamos com uma diferença de cinco pontos percentuais relativamente a Espanha, onde o IVA é de 18%. Em regiões fronteiriças como é o caso de Elvas, esta situação vai ter um impacto muito grave", salientou Fernando Carona, em declarações à Agência Lusa.



Quando o IVA aumentou em 1%, recordou, "nós, empresários, ainda podíamos suportar, mas agora com esta nova subida é impossível", garantiu.



O comércio da cidade raiana de Elvas sempre foi procurado por espanhóis, no entanto, com as novas medidas, os empresários locais temem o pior.



Fonte: JN




Com a subida do IVA seguramente os Elvenses vão novamente voltar a fazer compras em força no outro lado da fronteira e ao mesmo tempo que nuestros hermanos vão fazer menos compras do lado de cá.
Avizinham-se tempos difíceis por estas bandas.