OBRIGADO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 27 de dezembro de 2010


Mais um Natal se passou, muitas memórias se viveram, muitas famílias se voltaram a reunir, muita tradição se cumpriu. Apesar de tudo isso, a tradição de Natal tão enraizada na nossa cidade, cumpriu-se.

Quero salientar e sobretudo agradecer a todos os que continuam de forma “insistente” por manter as tradições na nossa terra.
A reunião de muitos em volta de fogueiras cantando ao menino, e o mais tradicional, o tocar das roncas pelas ruas cidade.
Oxalá se continue a ouvir, como aconteceu mais uma vez este ano, o som das roncas pelas ruas solitárias e frias da cidade nesta época que nos diz tanto a todos os Elvenses.
Para todos os que mantêm esta tradição o meu muito obrigado e que consigam manter acesa a verdadeira chama do Natal na cidade por muitos anos.
A todos estes Elvenses espero que ano após ano se juntem os mais novos para que a lembrança dos nossos antepassados e sobretudo a identidade da nossa cidade perdure no tempo.

FELIZ NATAL.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

SAÚDA-SE A MEDIDA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 23 de dezembro de 2010


Na última reunião quinzenal em 2010, o executivo da Câmara de Elvas decidiu actualizar a Tabela de Taxas Municipais para o próximo ano em 2,3% - correspondentes ao valor previsto da subida dos preços ao consumidor -, e manter inalterada a Tabela de Preços para a utilização de equipamentos e bens municipais.

O vice-presidente Nuno Mocinha justifica esta manutenção da Tabela de Preços face às crescentes dificuldades económicas sentidas pelas famílias.

FONTE: radioelvas


Depois da “ameaça” que estas tarifas poderiam vir a aumentar com repercussões para o consumidor por exemplo na factura da televisão por cabo e para o gás canalizado, saúda-se a medida do executivo camarário.

São medidas como esta que todos os Elvenses esperamos da edilidade para afrontar o duro ano que se avizinha.

A TRADIÇÃO CONTINUA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 20 de dezembro de 2010


Realizou-se ontem ao final da tarde na Praça da República a recriação do presépio ao vivo.
Uma iniciativa que é já tradição na nossa cidade.
Apesar do frio que se fazia sentir muitos foram os que estiveram presentes no tabuleiro da Praça para presenciarem a narração e recreação da história bíblica feita pelo agrupamento 158 de Elvas do Corpo Nacional de Escutas.
Os meus parabéns a todos os que fizeram possível esta encenação e que nunca se perca esta bonita tradição da nossa cidade.

FOTO: LinhasdeElvas

SEJAM SOLIDÁRIOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 17 de dezembro de 2010


INCENTIVO AO COMÉRCIO ELVENSE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On




A animação do Centro Histórico de Elvas volta a ser feita este ano, numa organização conjunta da Câmara Municipal e Associação Empresarial. O programa estende-se ao desde hoje até 23 de Dezembro e é centrado na Praça da República.

Ocupar as crianças com actividades lúdicas e pedagógicas, enquanto os pais e outros familiares vão às compras de Natal, é o objectivo da iniciativa, que contempla animação pelas ruas da Cidade, Insufláveis montados no tabuleiro da Praça, passeios no comboio turísticos (dias 20 e 21, às 11 horas) e duas projecções do filme “Nanny McPhee e o Toque de Magia” (dias 22 e 23, às 16 horas, no Auditório São Mateus).

FONTE: cm-elvas.

Além de esta iniciativa para incentivar as compras no centro histórico Elvense e ao mesmo tempo dar vida ao centro histórico nesta quadra a Câmara Municipal através dos órgãos de comunicação locais aconselha o munícipes a escolher os estabelecimentos comercias da Cidade e localidades rurais para fazerem lá as suas compras.

Um bom contributo por parte do município e da associação Empresarial, fica agora nas mãos dos comerciantes darem também um pouco mais de imaginação e empreendurismo aos seus negócios.

RONCAS NA AZEVIA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 16 de dezembro de 2010


A iniciativa "100 Anos, 100 Limites", que assinala o Centenário da Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, em Elvas, prossegue no domingo, 19 de Dezembro, com actividades ligadas às Roncas de Elvas.

"Fénix - O Renascer da Ronca" é o título do Workshop, da responsabilidade do artista elvense Luís Pedras, que começa pelas 16.00 horas, na sede da Colectividade, na Rua Aires Varela. É, igualmente, da autoria de Luís Pedras, a Exposição de Roncas que será inaugurada após o workshop e que ficará patente no salão principal da Azevia.

Para as 18 horas está marcado um encontro de Tocadores de Roncas, com concentração junto à sede da Sociedade 1º de Dezembro.

Fonte: elvas.com.pt/


Mais uma vez enviamos os parabéns à Sociedade Recreativa 1º de Dezembro pela iniciativa e pela vitalidade que demonstra.
Um grande bem-haja a todos os participantes e organizadores de esta iniciativa que tão tradicional é na nossa cidade.
Obrigado a todos por não deixarem morrer a tradição.

O INVESTIMENTO COMEÇA A DAR FRUTOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 15 de dezembro de 2010


Um estudo realizado com a base de dados assente no site “zerozero”, site especializado em futebol, o Elvas CAD, a equipa de iniciados do Elvas, é a equipa com o melhor ataque em todo o território continental, com 87 golos marcados em 11 jornadas de campeonato e uma média imbatível de 7.9 golos / jogo.


Trata-se de um fenómeno digno, visto a desertificação do Alentejo e o inerente défice de sangue novo na região de Elvas.


Um apoio sempre necessário, tendo em conta a concorrência das grandes escolas de futebol portuguesas que funcionam como um pólo de atracção para talentos de todo o Portugal e não só.


FONTE: Tudoben


É por aqui que o futebol em Elvas deve reger as suas directrizes. É a aposta nas camadas jovens que se deve incentivar cada vez mais.
Apesar do aspecto educativo que deve traduzir a prática desportiva, o futuro do futebol em Elvas deve sair destes jovens.
Não é de todo alheio a todo este êxito as infra-estruturas construídas pela autarquia que a nossa cidade dispõe.
Os frutos de todo o investimento começam a aparecer.
Esperemos pela continuidade desse mesmo êxito para que no futuro possamos desfrutar do futebol em voos um pouco mais altos que os actuais com a prata da casa.

Muitos parabéns.

VIVA REPÚBLICA ... EM ELVAS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 14 de dezembro de 2010


Em 2010 celebra-se o centenário da implantação da República, um dos momentos mais marcantes da nossa História.

A celebração de um século sobre a implantação da República Portuguesa é uma ocasião para evocar as principais aspirações das gerações que se empenharam em promover e realizar as grandes causas da participação e do desenvolvimento do País.

As Comemorações do Centenário têm início em 31 de Janeiro e prolongam-se até à data do centenário da primeira Constituição Republicana, aprovada em Agosto de 1911,

A exposição Viva a República!... em digressão é dedicada à história da I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal.

O visitante é convidado a acompanhar o percurso de evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República, os principais contextos e transformações a que esteve associada.
É constituída por uma viatura adaptada complementada com duas tendas de apoio.

Esta exposição vai estar em Elvas, na Praça da República, entre os dias 14 e 16 de Dezembro, de terça a quinta-feira, entre as 10 e as 20 horas.

Aproveitem para visitar que vale a pena.

COMERCIO MAIS POBRE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 13 de dezembro de 2010


… «En estas fechas los emigrantes pacenses visitan sus pueblos y aprovechan para venir a comprar cosas que sólo encuentran aquí», dice Libania Cortes, que es propietaria de cuatro tiendas de sábanas y toallas…

… El dato que da esta comerciante elvense resulta llamativo; la tendencia de los últimos años ha sido que Badajoz y Elvas han intercambiado sus papeles comerciales. Antes lo habitual era que los pacenses cruzaran La Raya para ir de compras; ahora es al revés…

… La crisis ha provocado que, en el último año, al menos una decena de negocios ubicados en el centro histórico hayan tenido que cerrar sus puertas…

FONTE: Hoy.es


É certo que a crise é generalizada, mas é nas zonas raianas habituadas ao cliente Espanhol que se está a notar bastante a quebra de vendas.
O próximo ano com o aumento do IVA não augura melhores dias para o nosso comércio, pelo que se prevê um ano muito complicado.
As compras possivelmente serão mais vantajosas do lado de lá da fronteira tal é a diferença percentual do IVA entre os dois países.
Já que o nosso governo não toma medidas para as zonas raianas acerca de esta situação cabe aos comerciantes locais tentar fazer autênticos milagres e com a sua imaginação e o poder comercial cativar os possíveis compradores.

PLACAS E MAIS PLACAS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 10 de dezembro de 2010



Um novo modelo de placa foi apresentado na inauguração do Centro do Terreirinho de João Domingues sito na zona baixa da cidade na passada quarta-feira dia 8.
Além da já tradicional placa nas inaugurações feitas pelo Presidente da Câmara Municipal, foi também colocada uma “placa de agradecimento” pela Associação de Acção Social Humanitária de Elvas que tem a seu cargo a gestão deste novo Centro de Convívio.
Quem deve estar bastante satisfeito é o fabricante de este tipo de placas alusivas já que se a moda pega a produção duplica.

FOTOS: Radioelvas

O PORTAL DA CIDADE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 9 de dezembro de 2010


ELVAS, ESTÁ BONITA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 2 de dezembro de 2010


Está bonita a nossa cidade.


PARABÉNS AZEVIA!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 30 de novembro de 2010


PROGRESSO ... AQUI AO LADO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On


La plataforma logística empieza a poner su suelo en el escaparate con el fin de atraer a empresas y operadoras que quieran instalarse en ella. A un precio de entre 50 y 79 euros el metro cuadrado, la comercialización de este terreno estratégico situado en la frontera con Portugal ya ha comenzado. De forma paralela, también avanzan otras gestiones, como el acuerdo con el Puerto de Sines (Portugal), de vital importancia ya que desde allí llega la mayoría de la mercancía que se distribuye por Europa. En ese trayecto, Badajoz pretende ser ahora parada obligada.

El otro reto es involucrar al gobierno portugués. Teniendo en cuenta que la línea del tren de alta velocidad (AVE) Madrid-Lisboa será clave en el desarrollo de este proyecto, y que la futura estación de mercancías está prevista en Elvas a cambio de que la de pasajeros esté en Badajoz, la vicepresidenta económica de la Junta de Extremadura, Dolores Aguilar, dijo ayer que en la próxima cumbre Hispano-Lusa que se celebrará en enero en Elvas, «queremos invitar a Portugal a que participe en la Sociedad Mercantil de la Plataforma Logística. Tienen que estar como sea y ya he hablado de este tema con el secretario de Estado». De momento, este proyecto está siendo impulsado por una sociedad que componen la Junta de Extremadura, la Entidad Estatal de Suelo (Sepes) y el Ayuntamiento de Badajoz.


Notícia Completa.



Ao que parece (e para não variar) o lado Espanhol começa já “a mexer” com vista ao futuro, deste lado pouco mais há que promessas e projectos.
Tudo isto faz-me lembrar a obra da auto estrada Madrid-Lisboa em que nuestros hermanos tudo prepararam e tudo fizeram, encostaram a auto estrada á fronteira e só depois seguimos nós a obra.
Desta vez teremos muito mais a perder se não “apanharmos o comboio” do desenvolvimento.
Já que se avança com o TGV que seja em todos os aspectos ou corremos o risco, de mais uma vez, o outro lado se desenvolver e aproveitar todas as oportunidades inerentes a este grande projecto e nós vamos novamente ver o progresso encostado e barrado na fronteira.

A JÓIA DA COROA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Casi 500 visitantes de Badajoz recorren el Forte da Graça"

AJUDE A AJUDAR.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 26 de novembro de 2010


Os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar à solidariedade dos portugueses para mais uma recolha de alimentos nos dias 27 e 28 deste mês (sábado e domingo). Em 18 regiões do País cerca de 30 mil voluntários, devidamente identificados, estarão à porta de 1.147 estabelecimentos comerciais a convidar os portugueses a associarem-se a uma causa que já conhecem, doando as suas contribuições em alimentos.
A campanha ‘Ajuda que Vale' vai decorrer nas lojas das cadeias Dia/Minipreço, El Corte Inglés, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Modelo/Continente, Pingo Doce e Feira Nova.

Na campanha do próximo fim-de-semana, tal como nas anteriores, os voluntários do Banco Alimentar vão estar não só nas grandes superfícies comerciais como até em pontos de venda de menor dimensão, distribuídos pelos 14 concelhos do nosso distrito.

Em Elvas está tudo a postos para receber as equipas de voluntários do Banco Alimentar

Vamos todos colaborar.

"EXCURSIÓN A LA FORTALEZA."

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 25 de novembro de 2010


“Se trata de una oportunidad inédita, ya que es complicado conocer este baluarte luso debido a que se encuentra cerrado y bajo jurisdicción militar
El Forte da Graça de Elvas se podrá visitar este sábado “
...

“Con ropa cómoda, zapatillas deportivas y linterna. Son las recomendaciones para todo el que quiera disfrutar de una de las joyas más preciadas del patrimonio abaluartado de la Raya Hispano-Portuguesa. El Forte da Graça de Elvas abre este sábado sus puertas para que los más curiosos puedan adentrarse en este histórico espacio”
...

“Los que quieran participar en esta iniciativa deberán estar el próximo sábado a las 10.30 horas en la explanada de IFEBA para llegar a las 11 horas españolas a este baluarte situado en la carretera de Portalegre, a poco más de un kilómetro de Elvas. Este defensivo lugar resistió sin problemas varias guerras, entre ellas la de las Naranjas en 1801. En 1910 se clasificó Patrimonio Nacional”


Notícia completa aqui.



Porque não se lembrou o executivo camarário Elvense de tal iniciativa antes?
Tal como propôs o colega “Zé de Merlo” no seu blog, poderia (se bem organizado) ser este um ponto de atracção ao turismo, apesar das condições em que se encontra a “jóia da coroa”.
Um monumento inigualável deverá ser promovido e porque não deste modo dar visibilidade a tal obra para que de uma vez por todas seja reconhecida a sua importância e os governantes do nosso País decidam que é urgente a sua recuperação.
É um crime o estado em que se encontra o Forte da Graça, obra prima do espólio monumental da nossa cidade, deveria ser a par do aqueduto da amoreira o monumento mais conhecido e visitado da nossa cidade.
Quem tiver possibilidade de o fazer, participe nesta visita de certeza absoluta que vai valer a pena.

GREVE GERAL!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 24 de novembro de 2010

RELVA ARTIFICIAL?

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 23 de novembro de 2010


"Hace ya casi tres años, concretamente en diciembre de 2007, que llegó el césped artificial a las aceras y jardines de Badajoz. Se plantaron 10 metros cuadrados cerca de El Corte Inglés, entre la avenida Villanueva y Saavedra Palmeiro, y desde entonces, esta particular moqueta verde no ha parado de crecer. En muchos casos sustituye al césped de siempre y en otros, da una nota de color en sitios donde las malas hierbas impedían un florecimiento minímiamente decoroso. "


FONTE: Hoy.es



Foi deste modo implementada a relva artificial na vizinha cidade de Badajoz. Não seria esta uma solução mais vantajosa para as nossas rotundas, separadores na circular e até mesmo em alguns recantos de jardins?
A relva artificial é mais económica que a natural porque não precisa de ser regada nem de grandes cuidados, mais fácil de plantar e a única manutenção que requer é passar uma escova de vez enquando.

Não em grandes áreas e grandes jardins, mas em pequenas zonas e áreas ajardinadas, penso que esta solução era de ter em conta para a nossa cidade.

Existe também a ideia por parte do município de substituir os relvados do campo Patalino e do Estádio de Atletismo para relva artificial. Nestes casos já não sou da mesma opinião, mas é uma questão que brevemente iremos aqui debater.

FUTURO - TURISMO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Sob o mote "No Alentejo há mais acolhimento”, cerca de uma centena de técnicos de turismo de todas as Câmaras da região participam na próxima segunda-feira em Elvas numa acção de informação e estratégia que tem como ponto alto a realização do workshop "Redes Sociais no Turismo”.


A iniciativa pertence à Entidade Regional de Turismo do Alentejo, com o objectivo de formar os técnicos para os desafios e oportunidades das redes sociais, assim como alertar para a necessidade de estabelecer mecanismos de gestão em rede dos postos de turismo da região.


Este encontro em Elvas dos técnicos de turismo do Alentejo tem início pelas nove e meia da manhã de segunda-feira, no Auditório S. Mateus, e inclui a realização de uma visita guiada pela cidade

FONTE: RádioElvas

Mais uma vez o reconhecimento que a nossa cidade é a maior referência turística da região.
Sem dúvida (e mais uma vez o refiro) o futuro de Elvas terá que ser o bom aproveitamento do sector turístico. Muita coisa há por explorar e tirar partido desta área na nossa cidade.
Acções como a que se vai realizar hoje poderão servir como “o motor de arranque” para o sector no nosso concelho.
Mãos à obra que se faz tarde!

SANTOS DA CASA...

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 19 de novembro de 2010


Hoje o cantor Paco Bandeira vai receber a Medalha de Mérito de Elvas no decorrer de um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
A atribuição da medalha foi aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Elvas em Dezembro de 2007.


O autarca José Rondão Almeida explica o atraso: «apesar de já termos aprovado esta homenagem ao Paco Bandeira há três anos, agora surge a oportunidade de entregar publicamente a medalha ao mais reconhecido cantor e autor elvense».


A autarquia de Elvas, através da entrega da Medalha de Mérito a Paco Bandeira, pretende «notabilizar o trabalho» do cantor que popularizou a frase «Oh Elvas, Oh Elvas, Badajoz à vista».
O cantor e compositor alentejano Paco Bandeira revelou-se satisfeito com a atribuição da Medalha de Mérito de Elvas e declarou: «é a minha terra. Há a imagem que santos da terra não fazem milagres, mas é para mim muito gratificante que a autarquia, que representa o sentir das pessoas de Elvas, tenha esta atitude e atenção para comigo. Fico muito honrado».


O concerto de carreira que assinala o lançamento do novo projecto musical Share ou não Share eis a questão.
O espectáculo assinala o regresso aos palcos de Paco Bandeira e o início da tournée de 2011.
Paco Bandeira deixou de gravar discos depois de Canto do espelho, o álbum que apresentou no Coliseu de Elvas, em 2007. Nos últimos três anos, esteve envolvido «no projecto da televisão Sul, que agora foi interrompido pelo TGV, cujas obras vão passar por cima de toda a estrutura que foi montada».

FONTE: Sol

MEA CULPA!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 18 de novembro de 2010



Mas servirá isto de algo para os lesados?

Clique aqui.

VOLTA A PISTA DE GELO A ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 17 de novembro de 2010



Volta a Pista de Gelo a Elvas, de 26 de Novembro de 2010 a 30 de Janeiro de 2011.

ESCLARECIMENTOS DO MUNICíPIO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 16 de novembro de 2010


A edição desta semana do jornal Linhas de Elvas pode gerar alguns mal entendidos junto de leitores que possam não estar correctamente informados sobre alguns assuntos relacionados com a vida autárquica do Concelho de Elvas.
Com a finalidade de prestar esclarecimentos aos seus munícipes, a Câmara distribui a informação disponível sobre os temas seguintes.


1.- PIDDAC e Estabelecimento Prisional de Vila Fernando


Logo na sua primeira página, o semanário mostra-se preocupado porque a “prisão de alta segurança de Vila Fernando só vê 50 mil euros”, para um título em página interior anunciar que “PIDDAC prevê somente 537 mil euros para Elvas”.
Compreendemos estes propósitos de alinhar assim este tipo de informação, mas discordamos deles.
Para a Câmara Municipal de Elvas e para os Elvenses, é importante que o Estabelecimento Prisional do Alto Alentejo tenha destinados 50 mil euros; pior, muito pior, estão outros projectos, por exemplo na capital de distrito, que não têm verba destinada.
Outra questão é a dos 537 mil euros que o PIDDAC de 2011 prevê para o Concelho de Elvas. Num distrito com 15 concelhos, dez municípios ficam a zero; a própria capital do distrito tem 135 mil euros, enquanto Elvas fica com 537 mil euros (quatro vezes o montante de Portalegre).
Num cenário de dificuldades reconhecidas e comparando com outros concelhos, alguém pode admitir que Elvas foi mal tratada, neste assunto?


2.- Devolução de aumentos a funcionários municipais


Noutra página, é publicado um texto sobre um assunto que já tinha circulado, na semana anterior, nos blogues da Cidade de Elvas. Aí foi escrito que os trabalhadores da Câmara do Bombarral não vão ter de devolver dinheiro de aumentos salariais, porque a autarquia bombarralense não quis, deixando no ar a ideia que a Câmara de Elvas não fez o mesmo por falta de vontade.
Isto é falso, totalmente falso. A deliberação da autarquia elvense (por unanimidade dos seus sete eleitos, vereadores de todos os partidos existentes na Câmara) respeitou na totalidade as instruções recebidas da Inspecção-Geral da Administração Local, como era sua obrigação. Para a Câmara de Elvas, não havia outra alternativa.
A mesma Inspecção-Geral não pode ter dado instruções diferentes ao Município do Bombarral. Por isso, caso a Câmara do Bombarral tenha agido de acordo com o texto publicado, os autarcas bombarralenses (como os de todo o País) ficam sujeitos a assumir as consequências dos actos praticados.
Por isso, se houve autarcas que decidiram “ao contrário da Câmara de Elvas” (e de muitos outros municípios portugueses), vão ter de justificar a decisão tomada.


3.- Notário privativo da Câmara


Logo abaixo, na mesma página, a propósito do título “Problemas também com o Notário Privativo”, convém esclarecer que o notário privativo da Câmara Municipal de Elvas não tem qualquer problema.
A notícia, de resto, é imprecisa. Porque o dr. Paulo Dias não “suspendeu toda a actividade notarial”, mas sim a Câmara decidiu celebrar escrituras apenas no notário público. Mas também porque se diz que, em Elvas, o “Notário Privativo efectua escrituras, por exemplo e entre outras, de contratos entre a Autarquia e empreiteiros de obras públicas a executar no concelho”.
Isto é falso, totalmente falso. O Notário Privativo da Câmara de Elvas não faz escrituras de empreitadas de obras públicas, porque desde que o dr. Paulo Dias exerce essas funções a lei determina que não pode haver escrituras deste tipo.
Contrariamente ao que se passa com a Câmara de Elvas, outros Municípios do nosso País, em concreto no distrito de Lisboa, continuam a proceder à celebração de escrituras através dos seus notários privativos, por entenderem que a lei lhes dá essa possibilidade.
Em Elvas, a opção é a de aguardar uma decisão definitiva da Presidência do Conselho de Ministros sobre o desempenho de funções de notários privativos nas câmaras municipais.


4.- Piscinas Municipais

Sobre este assunto, é publicado um rol de “desabafos” de “familiares e utilizadores” do espaço coberto e aquecido das Piscinas Municipais de Elvas.
Respeitamos que haja opiniões diferentes sobre temperatura do ar e da água; de resto, em momentos do mesmo dia, ouvimos dizer que “está calor” e “está frio”.
Sem entrar em classificações de “irresponsabilidade”, a Câmara Municipal de Elvas informa que os parâmetros químicos e térmicos, da água e do ar das Piscinas Municipais cumprem a legislação em vigor.


C.M.E.

ASSALTO AO MUSEU.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 15 de novembro de 2010


O roubo concretizado em Outubro no Museu Militar de Elvas, no âmbito do qual a Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, foi o primeiro assalto à mão armada ocorrido em Portugal num espaço museológico.

O coordenador referiu que o museu tinha sistemas de segurança – nomeadamente câmaras de vigilância e um guarda, que foi imobilizado – mas sublinhou que os níveis de segurança são atingidos em função do nível da ameaça.
“Como é a primeira vez, este tipo de ameaça não era preocupante”, acrescentou.

Numa sala das instalações da PJ onde foi exposta a maior parte das 26 peças roubadas (há ainda alguns objectos não recuperados e que poderão já estar em Espanha), João Oliveira explicou que o conjunto retirado do museu inclui revólveres, pistolas, carabinas, espadas, espadins e florins dos séculos XVIII e XIX

O valor pecuniário das peças “não está determinado”, mas o coordenador de investigação destacou que o mais relevante é o “valor cultural”.

O trabalho dos investigadores está agora orientado para a identificação de outros autores do roubo e para a recuperação dos objectos em falta.

“O crime foi cometido por um conjunto de indivíduos, dos quais, neste momento, está identificado um”, disse João Oliveira, referindo-se ao suspeito de 27 anos detido em Elvas e que se encontra em prisão preventiva.
Em causa está um roubo e sequestro, com recurso a arma de fogo e a arma proibida, no museu instalado no Forte de Santa Luzia.

Segundo um comunicado da PJ, os autores dos crimes terão entrado no Museu Militar após terem escalado as muralhas e “manietaram o guarda que fazia segurança no local, amarrando-o de braços e pernas e coagindo-o a entregar as chaves dos espaços expositivos”.

Os suspeitos quebraram então várias vitrinas para retirar as armas e espadas antigas.

Infelizmente o nosso espólio museológico já é também alvo de cobiça de alheios.
Resta zelar com mais atenção sobre os mesmos para que esta situação não se repita.

FONTE: Público

MUSEU DA FOTOGRAFIA, ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 12 de novembro de 2010


Instalado no antigo edifício do Cinema São Mateus, o Museu da Fotografia alberga diversificados espaços para além das salas de exposição, nomeadamente a sala da História da Fotografia, a sala do Coleccionador e a sala da Colecção. Possui ainda um laboratório para revelação de fotografia a preto e branco, uma pequena biblioteca vocacionada para a temática da fotografia e um banco de imagens com cerca de 2750 fotografias digitalizadas de Elvas Militar, Religiosa, Monumental e de outras tantas actividades e eventos ligados ao concelho.
Nascido da carolice do Dr. João Carpinteiro e depois de vários percalços que quase levou ao seu encerramento, o Museu da Fotografia comemora no próximo domingo 7 anos de existência.
Parabéns.

CIDADES IRMÃS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 11 de novembro de 2010


Tal como anunciou o embaixador de Portugal em Espanha, Álvaro de Mendonça e Moura, Badajoz dispõe já de um novo cônsul honorário Português. Para desempenhar esta responsabilidade foi nomeado Francisco González Herrera, um empresário da cidade de Badajoz que conta com uma estreita relação Professional e de amizade com Portugal. O consulado reabre as portas na “Ronda del Pilar 2-4ºD”.

Elvas vai ter também um escritório consultar honorário de Espanha, instalado pelo Ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha, tendo sido desactivado o vice-consulado de Moura, de acordo com notícia publicada pelo Boletim Oficial do Estado espanhol.
A Delegação do Governo espanhol na Extremadura justifica esta abertura com o facto das relações hispano-lusas económicas e comerciais serem especialmente importantes nesta zona estratégica do centro e do Alentejo para a comunicação e modernização dos dois países, inclusive para a linha de alta velocidade entre Madrid e Lisboa.
Este novo espaço tem jurisdição nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja e depende do Consulado Geral de Espanha, em Lisboa.

Estreitam-se as relações entre os dois países através das duas cidades.

SALVEM O FORTE DA GRAÇA!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 10 de novembro de 2010


“…De seguida dirigiram-se ao Forte da Graça e aí depararam-se com um cenário de assombroso abandono! Ficaram maravilhados com aquela fortificação que os ia deixando mais empolgados à medida que iam avançando pelo seu interior, percorrendo escadarias e salas completamente abandonadas e expostas ao vandalismo … “

http://foto-exmagalos.blogspot.com/2010/10/doce-cachada-em-elvas.html


O assombro de quem nos visita e vê o estado em que se encontra o nosso património.
O forte da graça precisa urgentemente de uma intervenção, seja lá de quem for a responsabilidade.

A “jóia da coroa” corre o risco de se degradar irremediavelmente.
Criem-se associações, congreguem-se esforços, despertem-se influências, mas este ícone da arquitectura mundial precisa e merece uma atenção o mais rápido possível.
Por favor, salvem o Forte da Graça!

FORÇA PARA VIVER!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vidas Contadas - Informação - Semanal RTP 1 - Multimédia RTP

E EM ELVAS?

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 8 de novembro de 2010


A blogosfera ao serviço da comunidade.
E em Elvas se houvesse um sítio como este?

EXEMPLO A SEGUIR?

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 5 de novembro de 2010


Os trabalhadores da Câmara Municipal do Bombarral não vão ter de devolver os aumentos salariais atribuídos pela autarquia em 2009, ao contrário do que sucedeu na Câmara de Elvas. A decisão do anterior Executivo presidido por Luís Camilo Duarte foi, entretanto, considerada nula, mas, apesar da redução dos salários, a autarquia não impôs a devolução dos aumentos auferidos pelos funcionários desde Outubro de 2009 a Agosto de 2010, pois, de acordo com o nº 3 do artigo 134 do Código do Procedimento Administrativo, o tempo produz efeitos que permanecem após a declaração de nulidade. Entretanto, Jorge Gabriel Martins, do PS, considera ilegal a decisão de anular os aumentos salariais por se ter baseado num parecer que não estava cabimentado.

O autarca referiu que após a consulta de toda a informação possível, nomeadamente a legislação, regulamentação e com base no parecer jurídico final solicitado pela autarquia a um consultor externo, a Câmara “sentiu-se forçada a declarar a nulidade da opção gestionária que foi adoptada no dia 8 de Outubro de 2009, em vésperas de eleições, e tratava-se portanto de uma opção gestionária genérica

Segundo José Manuel Vieira, e apesar da redução dos salários, a autarquia não impôs “a devolução da verba”, uma vez que, segundo o artigo 134 do Código de Procedimento Administrativo, no seu n.º 3, o decurso do tempo como factor produz efeitos que permanecem após a declaração de nulidade, tendo sido nessa base reduzidos os salários, mas não solicitada a devolução dos valores auferidos pelos funcionários desde Outubro de 2009 a Agosto de 2010.

O autarca do Bombarral realçou ter sido possível que “grande parte dos funcionários permaneçam nas posições remuneratórias respectivas, em que haviam sido colocados, uma vez que obedeciam à alteração de posicionamento remuneratório obrigatório.” A autarquia conseguiu assim que dos 250 trabalhadores da Câmara Municipal 160 descessem de patamar remuneratório e que 90 mantivessem o patamar remuneratório.

Toda a informação aqui.

SERÁ DESTA?

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 4 de novembro de 2010


COMEÇOU . . .

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 3 de novembro de 2010


Cerca de 160 trabalhadores da Câmara de Elvas começam a ser notificados formalmente esta semana para procederem à reposição de dinheiro relativo a aumentos salariais.

No entanto, os trabalhadores têm ainda um período para poderem reclamar das notificações recebidas. Cada trabalhador tem um prazo de dez dias úteis, após a recepção da notificação, para ser ouvido em audiência prévia e efectuar a sua reclamação.
A autarquia, irá depois analisar as reclamações, que terão de ser aprovadas pelo executivo, em reunião de Câmara, e ter uma apreciação das mesmas até ao final deste mês.

Quanto à anulação dos concursos que vinham decorrendo para novas contratações, abrange cerca de 60 trabalhadores que, desta forma, já não são recrutados para o quadro da Câmara, permanecendo com contratos a prazo, muitos dos quais previstos terminarem no final do ano.

Os trabalhadores da Câmara de Elvas aprovaram, a 20 de Outubro, uma resolução e elaboraram um abaixo-assinado, em plenário, a contestar a anulação dos aumentos salariais efectuados no ano passado e dos concursos para novas contratações.

O sindicalista Francisco Vieira assegurou que os trabalhadores não descartam a possibilidade de avançar com uma providência cautelar


FONTE: Público

ELVENSES DE BADAJOZ

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 2 de novembro de 2010


AS 7 MARAVILHAS DO ALENTEJO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 29 de outubro de 2010



Chegou ao final a votação (que aqui publicitámos) para eleger as Sete Maravilhas do Alentejo uma iniciativa do Jornal Margem Sul que visou exclusivamente contribuir para a divulgação do rico e vasto património material e imaterial do Alentejo.
Elvas através do seu Município concorreu com o Aqueduto da Amoreira e as Muralhas Seiscentistas.
Infelizmente a nossa cidade ficou fora dos contemplados
Embora eu ache a eleição um pouco discutível, aqui estão os eleitos.

1 - Castelo de Evoramonte (Estremoz)
2 - Fortaleza de Marvão e Vila Amuralhada
3 - Tapeçaria de Portalegre
4 - Lago de Alqueva (Portel)
5 - Vila Medieval de Monsaraz
6 - Portas de Beja, Aqueduto e Nora (Serpa)
7 - Terreiro do Paço de Vila Viçosa

UM OÁSIS NO DESERTO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 28 de outubro de 2010


A empresa Carnalentejana, o maior agrupamento de produtores em produção extensiva, com sede em Elvas, atingiu em 2009 um volume de facturação de quase 13 milhões de euros.

O produtor e empresário Gonçalo Albino atribui o êxito à “coesão e conjugação de esforços” dos mais de 150 sócios do agrupamento de produtores de raça alentejana.

Incluída na lista das Denominações de Origem Protegida (DOP)
A nível comunitário, a Carnalentejana tem explorações distribuídas por todo o Alentejo, embora com maior concentração no distrito de Portalegre, com capital social de 700.000 euros, a que correspondem cerca de 9.500 vacas adultas de linha pura.

A Carnalentejana vai apresentar em Novembro na Feira de São Martinho, na Golegã (Santarém), o balanço e respectivos resultados da marca, desde a sua criação até hoje, bem como as perspectivas para 2011.

Um exemplo na nossa terra de como por vezes a crise pode ser contornada.


FONTE: RádioPortalegre

ELVAS, UMA JÓIA NO ALENTEJO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On


"A cerca de hora e meia de Lisboa, a cidade de Elvas tem muitos bons pretextos para uma escapadela em qualquer época do ano. Um centro histórico rodeado de muralhas seiscentistas, um castelo medieval de onde a vista tudo alcança, e um museu onde o antigo convive com o contemporâneo são sítios a não perder. Mas há quem venha também pelas boas compras, ou simplesmente para matar saudades do Cericaia, acompanhado pelas deliciosas ameixas… A gastronomia é seguramente um dos pontos mais fortes da cidade, não fosse Elvas o maior Restaurante do Alentejo, com milhares de visitantes espanhóis e portugueses anualmente nos seus restaurantes. "

É deste modo feito o convite a todos os leitores da revista Blue Travel (revista de âmbito nacional, na área do turismo) para visitarem a nossa linda cidade.
Reportagem promovida pela Associação Empresarial de Elvas que podem ler aqui.
Tenta-se deste modo, e bem, dinamizar e promover o turismo em Elvas.
Iniciativa de louvar e apoiar para dar a conhecer a riqueza da nossa terra.

CORTES!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 27 de outubro de 2010


O Presidente da Câmara Municipal de Elvas anunciou ontem que em 2011, vai efectuar cortes na ordem dos cinquenta por cento em festas e eventos.


"O investimento no Carnaval, festas, animação das noites de Verão e Expo São Mateus vai ser reduzido para metade", anunciou José Rondão Almeida.


Na minha opinião esses mesmos cortes já deveriam ter sido feitos face à conjuntura actual.
Anunciou também que infelizmente o concurso para a iluminação de Natal já foi adjudicado, caso contrário, também seria alvo de cortes no investimento.


No entanto o Presidente da edilidade garante o investimento nas obras do concelho que em 2011 vai ser entre 20 a 25 milhões de euros.

Ainda na sua declaração o autarca Elvense referiu que por ele em 2011, não haveria Carnaval.

Se assim é porque não avançar com essa media?

Constatando a actual situação das contas públicas onde por exemplo alguns dos prejudicados foram mesmo trabalhadores da Câmara Municipal porque não cancelar tal investimento?

Não há condições para manter os aumentos aos trabalhadores mas há para os festejos carnavalescos?

Haja bom senso.


FONTE: RádioElvas

PARABÉNS AZEVIA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 26 de outubro de 2010




É com grande satisfação que aqui registamos a vitalidade da sociedade recreativa 1º de Dezembro de Elvas, a popular Azevia.
De louvar o programa que está a decorrer para assinalar o seu centenário, que terá como ponto alto a madrugada de 1 de Dezembro na Rua Aires Varela.
É com iniciativas como esta e com gente com esta disponibilidade e esta dedicação que se conseguem manter as colectividades vivas.

Parabéns Azevia.

A PAIXÃO EXISTE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 25 de outubro de 2010


Elvas e Campomaiorense enfrentaram-se este domingo pela primeira vez esta época em jogo a contar para a 8ª. Jornada do Distrital no municipal de Atletismo, venceu o Elvas pela mínima 1-0, golo apontado por Glaedson na transformação de uma grande penalidade, quando o cronómetro assinalava os oito minutos. Jogo muito disputado onde escassearão as oportunidades de golo mas onde a luta e “o combate” foram uma constante ao longo dos noventa minutos.

Jogo de grandes emoções pela rivalidade entre as duas equipas, só assim se justifica os muitos adeptos de Campo Maior presentes em Elvas, grande parte deles não comparece no Estádio César Correia mas não deixaram de acompanhar e apoiar a sua equipa durante todo o jogo no Estádio de Atletismo.
Jogo entretido onde o querer e o acreditar se sobrepôs à teórica, maior qualidade do adversário.

Foi bom ver mais de 500 pessoas a assistir a um jogo de futebol em Elvas. Embora a nossa cidade mereça um pouco mais, no que a nível de escalão diz respeito, a falta de verbas e a conjuntura actual não permite que os azul e oiro não passem dos distritais.
É realmente pena porque a paixão pelo futebol existe na cidade basta para isso o clube puxar por ela. Enquanto não é possível voos um pouco mais altos, vamo-nos contentando com este futebol mais fraco mas em contra partida mais puro.

Uma palavra de apreço para o regresso da Tribo Azul e Ouro à blogosfera esperando que regressem também de um modo maus audível ao Municipal de Atletismo (bem falta fazem).

FOTO: Tudoben.

À ESPERA DO TÉCNICO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 22 de outubro de 2010


NOVAS MEDIDAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 20 de outubro de 2010


O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, após plenário com os trabalhadores da autarquia, decidiu marcar uma reunião com o Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, em conjunto com um grupo de cinco funcionários.

Em causa está o tema da reposição das verbas recebidas após mudanças de posicionamento remuneratório, que afecta 160 trabalhadores do município.

Rondão Almeida afirma que o diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) não está a ser "conseguido”, no sentido de , em conjunto , solucionar o problema.

"A estrutura sindical regional não aceitou o convite que fiz para que em conjunto nos reuníssemos com o Secretário de Estado para que se resolvesse o problema dos trabalhadores da Câmara”.

No decorrer da reunião desta manhã , e após o plenário do STAL com os funcionários, um trabalhador da autarquia sugeriu que "se não há possibilidade de diálogo com sindicato, sejam os trabalhadores a reunir com o representante do Governo”.

A sugestão foi aprovada , e sendo assim, será constituído um grupo de cinco trabalhadore que juntamente com o presidente da Câmara irão reunir com José Junqueiro.

O objectivo do encontro passa por sensibilizar o poder central para a situação que ocorreu na autarquia de Elvas.

"O que legalmente se tem de defender é que as câmaras podem fazer as revisões orçamentais que quiserem ao longo do ano ", esclareceu Rondão Almeida.

"O que esperamos é que seja considerado um acto legal a revisão orçamental que a Câmara fez em Setembro de 2009 para os reposicionamentos salariais e mais tarde uma revisão orçamental para as verbas para os concursos”, explicou.

"É necessário que o secretário de Estado emita um despacho ou uma portaria, na qual refira que um dos direitos do poder local é fazer revisões orçamentais e que a Câmara Municipal de Elvas agiu em conformidade com esses princípios constitucionais”.

A autarquia vai abrir um inquérito para apurar responsabilidades dos técnicos que trabalharam na elaboração do orçamento municipal, que esteve na base da suspensão do reposicionamento remuneratório

FONTE: RádioElvas

COLÉGIO LUSO BRITÂNICO, ENSINO DE REFERÊNCIA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On


A melhor escola do Alentejo nos resultados dos exames de Português e Matemática do 9º ano está em Elvas.

Trata-se do Colégio Luso-Britânico, estabelecimento de ensino privado e matriz católica que explica que o segredo está em acreditar que os alunos podem dar sempre mais, mas que também ajuda o suporte familiar sólido da grande maioria dos que frequentam esta escola.
Para o mérito, segundo a responsável, contribuem vários factores, tais como as baixas taxas de reprovação que permite aos alunos fazer o percurso escolar com os mesmos colegas, e o chamado ‘momento de reflexão’, feito por todos os alunos e funcionários durante 15 minutos no início de cada dia.

Os nosso Parabéns a este estabelecimento de ensino Elvense que ao longo de décadas tem formado milhares de Elvenses com os resultados que se sabem.
Ensino de qualidade que infelizmente e graças ao governo Português e a sua politica, não está ao alcance de todos.

QUEM SE LIXA É O MEXILHÃO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 19 de outubro de 2010


Um funcionário aumentado de 762 para 837 euros recebeu em Dezembro de 2009 um cheque de 1055 euros relativo aos retroactivos desde Janeiro, passando a dispor, todos os meses, de mais 75 euros de vencimento. Agora não só volta para a remuneração inicial de 762 euros como terá de pagar 205 euros mensais para repor os montantes transferidos indevidamente pela autarquia.


De quem é a culpa?

Quem vai agora assumir as responsabilidades?

Valerá isso de alguma coisa para quem vê o seu orçamento familiar “assaltado”?

Sem respostas para tantas questões o que eu penso é que a culpa vai morrer solteira e mais uma vez quem se lixa é o mexilhão!

CÂMARA OBRIGA FUNCIONÁRIOS A DEVOLVER AUMENTOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 18 de outubro de 2010


Um grupo de 160 trabalhadores da Câmara Municipal de Elvas cujo salário foi aumentado em Dezembro de 2009, em resultado do reposicionamento remuneratório dos funcionários das autarquias locais, vai ter de devolver as verbas recebidas. A má notícia foi transmitidas aos trabalhadores pelo próprio presidente da autarquia, José Rondão Almeida (PS). "Tratou-se de um erro", diz o vice-presidente da Câmara, Nuno Mocinha, acrescentando que a "irregularidade" foi detectada pela Inspecção Geral da Administração Local (IGAL).

Em causa estão situações como a de Joaquim (nome fictício), cujo salário foi aumentado de 530 para cerca de 600 euros, com efeitos retroactivos a Janeiro de 2009. Agora vai ter de devolver, em 14 prestações, o dinheiro que recebeu a mais. "Irá levar para casa 390 euros mensais numa altura em que as condições de vida se agravam de forma substancial", lamenta José Carreiras, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Outro exemplo: um funcionário aumentado de 762 para 837 euros recebeu em Dezembro de 2009 um cheque de 1055 euros relativo aos retroactivos desde Janeiro, passando a dispor ,todos os meses, de mais 75 euros de vencimento. Agora não só volta para a remuneração inicial de 762 euros como terá de pagar 205 euros mensais para repor os montantes transferidos indevidamente pela autarquia.

"Uma coisa destas não passa pela cabeça de ninguém. Estamos perante a intromissão do Governo, através da IGAL, na vida das autarquias para que estas não ponham em prática a chamada opção gestionária, através da qual é efectuada a mudança de posicionamento remuneratório dos trabalhadores da administração local", diz José Carreiras. "Umas autarquias são mais dóceis ao poder do que outras. Neste caso, a Câmara de Elvas entendeu que face às pressões do Governo para o condicionamento e redução da despesa pública iria penalizar os trabalhadores", critica o dirigente.

Prometendo "dar luta" à decisão da autarquia, o STAL convocou para a próxima quarta-feira um plenário de trabalhadores e diz "não excluir" a convocação de uma greve. "Não temos qualquer responsabilidade em tudo isto. Sentimo-nos desrespeitados, enganados, usados e, pior, impotentes", diz uma funcionária, lamentando que, "mais uma vez", os prejudicados sejam os trabalhadores.

"O problema não tem a ver com a falta de dinheiro pois temos verbas para suportar estes aumentos mas com uma questão puramente técnica", diz o vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, explicando que o "erro" foi originado pela não inclusão no orçamento para 2009 - que foi aprovado em 2008 - das verbas destinadas aos reposicionamentos remuneratório, o que só viria a suceder em finais do ano passado na sequência de uma revisão orçamental.

"Partimos do princípio que a autonomia financeira das autarquias abrangia este tipo de revisão, dotando o orçamento com as verbas necessárias para o reposicionamento das carreiras", diz Nuno Mocinho. Mas "a IGAL diz que se trata de uma solução contrária à lei, o que não nos deixa alternativa", contrapõe o autarca, justificando que os mesmos motivos levaram a câmara a cancelar cerca de seis dezenas de concursos para recrutamento de pessoal. "São trabalhadores desde o nível técnico ao operário que fazem falta à autarquia e por isso esperamos retomar o processo no próximo ano." A maioria destes funcionários encontra-se a prestar serviço com contrato a prazo.


FONTE: Diário de Notícias

PARABÉNS ESAE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 14 de outubro de 2010


A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) celebra hoje o 14º aniversário do início das suas actividades lectivas.


O programa de comemorações terá início pelas 11h com as comunicações da Sra. Directora da ESAE, do Sr. Presidente do IPP, da Sra. Presidente do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Recursos Biológicos e por último, do Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.


Seguir-se-á uma breve visita pelas instalações da Escola, com destaque para o Centro de Atendimento Veterinário Escolar.


Constituindo-se como a principal razão de ser da Escola e pela qual a ESAE se anima para cada dia poder ser melhor, os alunos serão o foco das atenções nas actividades da tarde. Antigos alunos dos vários cursos da Escola irão dar o seu testemunho aos convidados e a todos aqueles que ainda agora iniciaram o seu percurso académico. Também os responsáveis das empresas onde estes estão integrados irão proferir algumas palavras sobre a sua actividade e sobre de que forma os diplomados da ESAE constituíram uma mais-valia nas empresas/entidades onde se inseriram.

Parabéns á instituição e o desejo que cada vez mais se afirme e se torne uma referência do ensino superior.


FONTE: http://esae.blogspot.com/

O BOM FILHO ...

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 12 de outubro de 2010


Amadeu Lopes Sabino
Escritor português, nascido em 1943, em Elvas. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, autor de guias jurídicos e tradutor do Dicionário das Comunidades Europeias, reside em Bruxelas como funcionário da Comunidade Europeia. A sua ficção, incluindo a narrativa histórica encarada como autognose de Portugal e a reflexão de cunho cosmopolita, ensaísta ou autobiográfico, filia-se numa maneira de escrever "simultaneamente modesta, clandestina e altiva" (cf. prefácio a Retrato de Rubens, Lisboa, 1985).

O livro "A Cidade do Homem", de sua autoria, vai ter a sua apresentação nacional à comunicação social em Elvas, na Biblioteca Municipal, hoje pelas 11,30h.
Romance, ficção documentada, digressão através da História e das ideias, ensaio ficcionado sobre a busca da polis ideal, "A Cidade do Homem" é a biografia imaginada de António Dinis da Cruz e Silva (1731-1799), poeta árcade e magistrado judicial que viveu e trabalhou entre Lisboa, Coimbra, Elvas, Rio de Janeiro, Vila Rica de Ouro Preto e o Tejuco.

Bibliografia: A Confederação (com Luís Galvão Teles), Coimbra, 1978; Após Aljubarrota, Coimbra, 1978; O Cavaleiro Cego, Lisboa, 1982; O Retrato de Rubens, Lisboa, 1985; A Capa Escarlate, Lisboa, 1989; Novelas Imperfeitas, Lisboa, 1991; Homenagem a Vénus, Lisboa, 1997


FONTES: Infopédia, Linhas de Elvas, Zé de Mello.

PARABÉNS AOS FOTÓGRAFOS DE ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 11 de outubro de 2010


O Blog Fotografos de Elvas festejou na passada semana quatro anos de existência, queremos felicitar todos os membros pela qualidade e pela originalidade dos post ali apresentados.


Uma referência na blogosfera Elvense, o fotoblogue já realizou 2 exposições colectivas muito interessantes ás quais tive oportunidade de assistir.


Convido todos a visitarem este cantinho e a felicitarem toda a equipa Elvense apaixonada por fotografia.

GUIA DE MUSEUS DO ALENTEJO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 8 de outubro de 2010


A Turismo do Alentejo lançou ontem dia 7 de Outubro o Guia de Museus do Alentejo, o primeiro de um conjunto de Guias a serem editados pela Instituição no âmbito da dinamização do produto Touring Cultural e Paisagístico.


A cerimónia teve lugar pelas 18 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, contando com a presença de Ceia da Silva, Presidente da Região de Turismo do Alentejo e Dra. Elsa Grilo, Vereadora da Cultura e ainda representantes dos concelhos de Arronches, Campo Maior e Monforte.

Guia de Museus do Alentejo está disponível em Português, Espanhol, Inglês e Francês e oferece aos turistas um vasto conjunto de informações, como a localização, o horário e a temática abordada em cada museu. A publicação deste Guia dos Museus tem como objectivo valorizar os espaços museológicos da região e convidar à sua visita.

O guia tem 77 páginas e conta com informações relacionadas com a localização, horários e preços, de cerca de 88 museus da região Alentejo.
FONTE: RadioElvas

ELVENSES AOS OLHOS DE NUESTROS HERMANOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 7 de outubro de 2010


"Los portugueses, y los elvenses los primeros, son un pueblo que necesita ser amado. Presumen de lo que tienen y lo ensalzan incluso desmesuradamente. Son un pueblo con menos amor propio que otras naciones europeas, por eso se autocritican fácilmente y no confían demasiado en ellos mismos. Pero soportan difícilmente la crítica de los extranjeros. Quieren gustarles, destacan lo que creen que los singulariza y les duele más que a otros pueblos que se minusvaloren sus encantos"


Publicado no Diário Hoy



ESTÁTUAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 6 de outubro de 2010


Sinceramente, onde vamos nós chegar nesta nossa cidade?!?

Leia aqui e aqui e opine, eu tentei mas achei melhor nem dizer nada.

100 ANOS DE REPÚBLICA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 4 de outubro de 2010


OUTRA VISÃO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On


"Acreditamos que a médio prazo Elvas poderá ser o principal pólo de fixação de empresas do sul do país, com condições ideais para a criação de qualquer tipologia de negócio. Se analisarmos a situação futura do concelho, verificamos que temos motivos para acreditar num futuro risonho. "

Patrick Sequeira, Presidente da Associação Empresarial de Elvas