ASSIM NÃO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 30 de setembro de 2010


Assim não!
Uma semana depois da sua inauguração, a requalificação da envolvente ao viaduto foi vandalizada.
Cabe a todos os Elvenses tentar evitar que isto suceda. Vamos zelar e denunciar todos estes tipos de actos, chega de este tipo de situações na nossa cidade.
Apelo também aos agentes de autoridade que se mantenham atentos e que quando acontece o fecho dos locais de diversão nocturna junto do coliseu se situem estrategicamente em certos locais que provavelmente vão presenciar a actos de este tipo todos os fins-de-semana.

FOTOS: Linhas de Elvas

A VERGONHA DO BONECO DO D. MANUEL I.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 29 de setembro de 2010


"Neste momento sinto-me agredido e envergonhado pela montagem de um boneco que a câmara de Elvas aplicou na cidade representando o rei D. Manuel l.


Agredido pela falta de sensibilidade da câmara pela área artística e cultural ao colocar aquele boneco na minha cidade, boneco que não representa nenhuma vertente artística è ridículo que e não representa a importância de o rei que foi D. Manuel l, sabia que o nível cultural da câmara não era alto , mas que não fosse tão baixo, porque pedia-se uma escultura dinâmica e imponente, acho que nada existe disso lá, no que diz respeito ao cultural e histórico o D. Manuel l não usava barba e tinha a sua particular maneira de vestir e de usar complementos que no boneco estão errados e outros faltam, toda essa informação existe em arquivos históricos basta procurar e analisar, mas pelos vistos a área da cultura estará muito ocupada a decorar os jardins da cidade, se è assim penso que os responsáveis da área da cultura deviam mudar-se para jardinagem talvez conheçam melhor os nomes das flores, por isso também acho uma grande incompetência e ignorância por parte dos responsáveis da aprovação deste trabalho, que foi colocado na via publica que è dos elvenses, para ser júri de um concurso na área de artes plásticas è necessário ter conhecimentos artísticos, culturais e técnicos, e não por serem Doutores torna-se patético, talvez também por não serem elvenses de gema que não lhes importa a cidade, a mim sim.


Envergonha-me como artista que alguém da área das artes plásticas ponha na via publica um charuto destes
sinto que não tem ética alguma e respeito pela arte e só interessa o lado monetário, por isso como eu a defendo contra quem quer que seja, digo que aquilo è uma aberração tanto como trabalho artístico como técnico, que não são os cidadãos elvenses que o aceitam são os directivos da câmara de Elvas, neste momento penso que se o escultor Soares dos Reis talvez o expoente máximo da escultura portuguesa abrir-se os olhos sentiria vergonha e diria (ser escultor não se faz, nasce-se) nem que levem a vida inteira nunca saberão o que è uma obra de arte e muito menos produzi-la, por isso sendo um gabinete do Estoril supõe-se que serão varias pessoas, pois acho que deveriam dedicar-se a pesca já que estão na zona de Lisboa, e não prostituam a arte, porque para entender a arte á que senti-la.


Só hà duas qualidades de arte plástica a boa e a má, o resto são bonecos de decoração.


João de Paula, escultor



Com atelier em Espanha, João de Paula tem vindo a trabalhar nos últimos tempos na escultura figurativa e o seu trabalho mais recente é o busto do médico José Pardal de Melo e Sousa, inaugurado recentemente em Elvas.
O monumento ao combatente existente em Elvas também é obra sua.
A obra de João de Paula está hoje presente não só em museus e colecções particulares, como também em praças e avenidas de diversos pontos de Portugal e Espanha.

DESOLADO COM O FORTE DA GRAÇA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 28 de setembro de 2010


"Estou desolado com o abandono e estado de degradação daquele edifico, propriedade do Ministério da Defesa. "

Joe Berardo, sobre o Forte da Graça.


FOTO: http://abeldias.blogspot.com/

BALANÇO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 27 de setembro de 2010


Mais um ano, mais um São Mateus. Regressam os pendões terminam as festas da cidade. Partem os forasteiros, regressam os filhos da terra aos países para os quais emigraram em busca de melhores condições de vida. É o até para o ano e o desejo de um novo reencontro no parque da piedade.

Para alguns é o São Mateus a morrer no tempo e a cair cada vez mais na monotonia e na incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos, para outros é a tradição e o cumprir piamente a romaria feita à décadas.
Uma coisa é certa apesar de tudo, o São Mateus contínua a ter os seus devotos “seguidores” e arrasta multidões que procuram o Senhor Jesus da Piedade com uma fé inigualável.

É hora de balanço. Pensar no que de bom foi feito e no que se poderá melhorar já para o próximo ano (se é que algo vai mudar).
Em suma, gostaríamos de saber os aspectos positivos e negativos deste São Mateus 2010. O que acharam positivo e o que acharam negativo nesta última edição da década.

ELVAS VIVA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 24 de setembro de 2010


É hoje inaugurada a exposição “Fragmentos. Arte Contemporânea na Colecção Berardo”, no MACE.
A mostra reúne quase uma centena de obras da Colecção Berardo, permitindo acompanhar o panorama da criação nas artes plásticas do século XX, principalmente da arte europeia e americana.
Destacam-se nomes como Pablo Picasso, René Magritte, Man Ray, Cindy Sherman, Andy Warhol, entre muitos outros
A Colecção Berardo é reconhecida no panorama internacional como uma colecção de arte de elevado significado que, além de certos núcleos de excelência, apresenta obras dos principais movimentos artísticos do século XX. A exposição está patente no Museu de Arte Contemporânea de Elvas até 23 de Janeiro de 2011.


É também neste fim-de-semana que se realiza o PortSugar® 2010 – Encontro Internacional de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar que, este ano, acontece em Elvas
Organizado pelo CLUPAC – Clube Português de Pacotes de Açúcar, o evento decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço, ao longo da tarde de sábado e, no domingo, da parte da manhã, no centro histórico da cidade raiana, com a realização de um SugarPaper.
A 10ª edição deste Encontro Internacional conta já com mais de 300 inscritos o que indica mais de 500 pessoas, entre coleccionadores e acompanhantes, que vão viajar até Elvas, a partir de diversos pontos da Europa. Estão, assim, representados países como Espanha, França, Bélgica, Itália e Portugal, entre outros. É, por isso, considerado o maior encontro europeu de coleccionadores de pacotes de açúcar e um dos maiores do Mundo.

Tudo estes importantes eventos a juntar aos últimos dias de São Mateus promete então um fim-de-semana em cheio para a nossa cidade.

MERCADO QUINZENAL EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 23 de setembro de 2010


O mercado quinzenal que neste momento se realiza no tabuleiro superior do parque da piedade ou boutique dos arcos como anteriormente era denominado pela localização ao lado do aqueduto da amoreira, poderá ser transferido para o centro histórico da cidade.

Esta proposta segundo a Rádio Elvas foi levada a reunião de Câmara pelo vereador da oposição Simão das Dores. Segundo o autarca esta medida iria dinamizar o centro histórico da cidade.

Já o Presidente da edilidade Elvense Rondão Almeida, diz-se aberto a sugestões mas rebate que a ideia já vinha sendo analisada pela sua equipa mas para ser tomada, esta decisão terá de ter um estudo prévio e profundo antes de ser implementada.
O presidente sugere que o mercado quinzenal seja ordenado por temáticas podendo ser distribuído por três pontos distintos: antigo parque da Shell, Praça da República e zona alta da cidade.

Supondo que esta posição venha a ser tomada quais os prós e contras desta medida?
O trânsito no centro da cidade em dia de mercado;
A concorrência ao comércio local em dia de mercado;
As condições para compradores e feirantes;
Etc.

Deixo apenas só mais uma pergunta, quando o Rossio de S. Francisco foi remodelado a nível essencialmente de solo, um dos objectivos não era criar condições para o mercado quinzenal?

FOTO: Zé de Mello

VOLTA A DISCUSSÃO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Em declarações á Rádio Elvas o Presidente da Câmara Municipal de Elvas voltou ontem a abordar a possível requalificação do Parque da Piedade.

Segundo o autarca Elvense quem sem importaria de ter um Parque da Piedade com novas condições?
Com toda avenida ou tabuleiro do parque com o solo devidamente tratado e adaptado e a parte de cima (onde agora se situa a Expo S. Mateus) juntamente com o local sito perto do parque de campismo e que ladeia a estrada nacional com pavilhões que permitissem outras condições para exposições ou espectáculos.

Vem novamente à baila a discussão da modernização ou não do parque da piedade e a consequente evolução da feira de São Mateus.

ENTRADA DE CARA LAVADA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 21 de setembro de 2010


Com a presença de várias centenas de pessoas foi no passado domingo inaugurada a primeira fase da obra de requalificação da zona envolvente da principal entrada do Centro Histórico de Elvas.
Rondão Almeida presidente da Câmara Municipal de Elvas, que presidiu à inauguração, acompanhado dos seus vereadores, começou por realçar como estavam a maior parte das infra-estruturas na cidade de Elvas quando chegou aos comandos do Município e como estão agora.
O investimento que envolve cerca de um milhão de euros, inclui ainda a recuperação da Capela de Nossa Senhora da Nazaré.

FONTE: Tudoben

Temos então a entrada para o centro da cidade com a cara lavada, uma obra que já fazia falta, (embora a sua inauguração tenha sido feita um pouco a pressa). O principal cartão de visita para o centro histórico da cidade está agora digno, resta aproveita-lo e cabe a todos preserva-lo.

A requalificação vai continuar nos próximos meses, por toda a encosta das Muralhas estando já a ser preparado o do lado direito da subida do Viaduto

SÃO MATEUS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SÃO MATEUS 2010.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 17 de setembro de 2010


Começa hoje a nível oficioso, o São Mateus 2010.
O primeiro São Mateus da década vai ser realizado sem grandes alterações ao seu figurino desde á 10 ou 15 anos a esta parte.
Tanto a nível logístico como a nível de espectáculos ou inovações, as festas da cidade por excelência, continuam inalteradas e sem grandes modificações.
O São Mateus parou literalmente no tempo, o acompanhar dos tempos não foi seguido, ao contrário de outras festas com menos tradição e menos significado que se realizam por esse País fora.
Diria mesmo que ano após ano temos perdido bastante qualidade, exemplo disso mesmo são os espectáculos apresentados pela Câmara Municipal, (e não querendo ferir susceptibilidades), eles são medíocres, repetitivos e apenas e só dirigidos a um tipo de público.

Apesar do esforço feito pela autarquia, (e que é de saudar) a Expo S. Mateus que muito prometia aquando da sua criação, merecia outra inovação tanto a nível de condições como a nível de espectáculos. A autarquia queixa-se da inflexibilidade da confraria para a criação de outras condições necessárias para realizar uma Expo S. Mateus mais condigna com o seu nome, tradição e grandeza.

Em suma, desejava-se um pouco mais de inovação e evolução naquelas que são (ou infelizmente foram) consideradas as maiores festas do Alentejo.


Polémicas à parte, o São Mateus é para todos os elvenses bem mais do que barracas de comes e bebes e espectáculos (pimba), o são Mateus é um sentimento, um sentimento que se repete todos os anos e cada vez mais forte.
Bom São Mateus.

A TRADIÇÃO JÁ NÃO É O QUE ERA!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 16 de setembro de 2010


Foi reedificada no último quartel do sec. XVIII, no local onde existia a Capela de Santa Maria Madalena. A fachada apresenta portal de verga curva encimado por janelão com frontão simples guarnecido com decorações em alvenaria ao gosto oitocentista. Tem duas torres sineiras abertas, com dois coruchéus cada uma e remates recortados com galos em ferro forjado. Completam a frontaria dos silhares de azulejos oitocentistas de albarradas laterais à porta.

O interior está profundamente decorado por trabalhos em alvenaria, alternando os motivos religiosos e profanos. A capela mor e os 4 altares laterais estão pintados com imitações de mármore. Todos estes trabalhos pertencem ao artista elvense Luis José Franco, o "Santinho".
Saía deste templo a popular Procissão da Mulinha até à sua extinção no final do século XX, continuando a ser este também o ponto de partida para a Procissão dos Pendões a 20 de Setembro dando inicio à Romaria do Senhor Jesus da Piedade.

Fonte: Zé de Mello.

Pois, este ano não vai ser possível, a procissão dos Pendões não vai sair da igreja da Nossa Senhora das Dores. O avançado estado de degradação não permite que a tradição se mantenha, pelo que este ano a procissão dos Pendões vai sair apenas da Igreja da Sé.


Já em Maio de 2008 aqui tínhamos referido que o estado de degradação de tal templo em pleno centro histórico da cidade era lamentável.
Volto a perguntar se uma cidade como Elvas que quer ser Património da Humanidade pode consentir que parte do seu património se encontre neste estado!

É realmente lamentável que assim seja mas é a realidade, só espero que urgentemente se resolva esta situação e que se evitem muitas outras que estão a caminho de este estado de degradação. Conservar e restaurar o património não é apenas pintar.

FINALMENTE OS OLEÕES EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 15 de setembro de 2010


Finalmente os oleões chegaram a Elvas. Depois de já aqui termos debatido a necessidade da instalação de este tipo de equipamento na nossa cidade é com agrado que vemos a instalação dos oleões na nossa cidade.

A Valnor, empresa de recolha e tratamento de resíduos no Norte Alentejano, já iniciou a instalação de oleões em Elvas. Este equipamento destina-se à recolha de óleos alimentares usados, nomeadamente aqueles que são utilizados nos fritos culinários.


De acordo com informação dada pela Valnor, os óleos alimentares devem ser depositados nos oleões "sempre em garrafa de plástico devidamente fechada”. Desta forma os munícipes podem evitar que esse tipo de resíduos domésticos sejam lançados para os esgotos, onde a sua presença constitui uma ameaça ao ambiente.

MACE DEIXA DE TER DIRECTOR ARTÍSTICO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 14 de setembro de 2010


"Não vou renovar o contrato"


O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) poderá deixar de ter um director artístico após a saída do historiador e comissário de arte contemporânea João Pinharanda, em Outubro. “Não vou renovar o contrato”, confirmou ao PÚBLICO Pinharanda, desde o início director artístico do museu. Inaugurado em 2007, reunindo as obras do coleccionador António Cachola,o MACE é a primeira instituição pública fora de Lisboa e do Porto a dedicar-se exclusivamente à arte contemporânea.


Mas se tanto Pinharanda como Cachola defendem a necessidade da escolha de um novo director - “um projecto destes não pode funcionar sem director”, diz o coleccionador –, a Câmara Municipal de Elvas, que gere o museu, tem um entendimento diferente. Não será aberto nenhum concurso, disse ao PÚBLICO a vereadora Elsa Grilo, responsável pelo MACE na Câmara Municipal de Elvas. “Vamos manter a colaboração com João Pinharanda noutros moldes. A programação continuará a ser feita por ele”, garantiu.

Responsável desde 2000 pela programação artística da Fundação EDP, Pinharanda entrou em Maio para os quadros desta empresa e afirma que “não faz sentido acumular os dois cargos”. Confirma que continuará como consultor do museu de Elvas, mas sublinha que as “funções de proximidade e de acompanhamento regular vão deixar de existir”. Defende, por isso, a necessidade de se contratar um novo director artístico. “Saí para dar lugar à possibilidade de haver outro director.”

Cachola propôs mesmo à Câmara a abertura de um concurso para encontrar um director de programação. Mas a vereadora explica que as funções de consultor serão suficientes para assegurar a programação, enquanto o funcionamento diário do museu “será assegurado pela equipa, que inclui três técnicos com mestrado na área de museologia”.

Pinharanda deixa pronta a programação para 2011, com três exposições em parceria com o Museu Colecção Berardo, Culturgest, e Serralves.

"CUMBRE" É AFINAL EM ... DEZEMBRO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 13 de setembro de 2010



Afinal a cimeira ibéria realizar-se-á entre 8 e 16 de Dezembro. Depois de anunciada para o Verão de 2010, alterada então parta Setembro e anunciada para Outubro eis que surge uma nova data.
Quem avança a data é o diário económico que noticia a possível proposta para acabar com o “roaming” para telemóveis entre os dois países.

O embaixador de Espanha em Lisboa, Alberto Navarro realça a existência de três milhões de portugueses e outros três milhões de espanhóis que andam permanentemente em trânsito e a maioria deles são empresários e afirma que essas mesmas pessoas fariam muito mais chamadas, fora do seu país, se não pagassem “roaming”, o que acabaria por compensar as operadoras, ou mesmo levá-las a ganhar mais dinheiro.

Uma boa notícia para quem mora perto da raia.

Em suma, a cimeira que vai dar o arranque aos trabalhos do tão esperado TGV vai realizar-se em Dezembro, esperemos que assim seja.

POLITICA ACERTADA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 10 de setembro de 2010


Cerca de 600 alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico (1º ao 4º ano) vão receber mochilas, livros e material escolar, num investimento próximo de 40 mil euros por parte da Câmara Municipal de Elvas, com vista a diminuir as desigualdades sociais das crianças, em termos de equipamento escolar.

A entrega dos livros e do restante equipamento está marcada para as 18 horas de hoje, sexta-feira 10 de Setembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

Mais uma iniciativa que demonstra que na vertente social este executivo camarário tem tido sem dúvida uma politica acertada.

A NÃO PERDER . . . EM ELVAS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 9 de setembro de 2010


O Museu de Arte Contemporânea de Elvas recebe a Colecção Berardo e uma visão sobre a arte contemporânea. De 24 de Setembro até 23 de Janeiro de 2011.

A Colecção Berardo é reconhecida no panorama internacional como uma colecção de arte de grande significado que, além de certos núcleos de excelência, permite acompanhar os principais movimentos artísticos do sec. XX. A representação de mais de 70 correntes artísticas evidencia o forte pendor museológico e didáctico desta colecção. Fonte inesgotável de criatividade e de possibilidades de inovação, não só pela riqueza dos seus conteúdos, mas também pela constante aquisição de novas obras, a colecção possibilita diversas e actualizadas leituras da arte contemporânea.

Obras de artistas mundialmente famosos, como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Joan Miró, Andy Warhol e Cindy Sherman chegarão a Elvas brevemente para uma exposição única e a não perder por estas paragens.


Não se esqueçam de votar na sondagem feita aqui ao lado sobre o programa da Expo S. Mateus.

BREVEMENTE NO COLISEU DE ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 8 de setembro de 2010

UM ELVENSE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 7 de setembro de 2010


O único advogado que conseguiu a absolvição de um arguido na Casa Pia é o de quem menos se fala. Ele prefere passar despercebido.

O advogado que conseguiu a absolvição de Gertrudes Nunes no processo Casa Pia já foi autarca. Manuel Gonçalves Silva, 72 anos, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Elvas logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, tendo ficado à frente da comissão administrativa que preparou a realização das primeiras eleições, dois anos depois.

Este foi o seu único envolvimento na política activa. Nunca voltou à ribalta, não se candidatou a cargos públicos e nem lhe são conhecidas simpatias de natureza partidária. "Não é pessoa para se deixar enredar nessas guerras", diz quem o conhece.

Discreto, Manuel Gonçalves Silva recusa dar entrevistas. "Não gosta que falem dele", sublinha uma fonte próxima. Ao DN, ele diz que só irá quebrar o silêncio depois de o processo Casa Pia ter transitado em julgado.

A quente, após o colectivo de juízes ter absolvido Gertrudes Nunes quando os outros arguidos foram condenados a pesadas penas de prisão, falou em "meia vitória" - talvez já a contar com uma batalha no Tribunal da Relação de Lisboa. "[Gertrudes Nunes] conseguiu a absolvição, o que é justo, mas não houve literalmente nada na casa desta senhora [casa de Elvas]", disse.

Filho de advogado, Manuel Gonçalves Silva acaba de festejar os 50 anos da sua licenciatura em Direito. Inscreveu-se no conselho distrital de Lisboa (o conselho distrital de Évora só foi criado anos depois, em 1973, aquando da instalação do Tribunal da Relação de Évora). Um irmão, já falecido, fez também carreira na advocacia. E o gene passou para a geração seguinte: Manuel Silva partilha o escritório, um dos mais influentes de Elvas, com a sua única filha.

Também entre os pares prima pela discrição, apenas tendo aceitado cargos na década de 90 e por convite do então bastonário António Pires de Lima: foi membro do Conselho Superior da Ordem dos Advogados entre 1999 e 2001.

Primeiro em Campo Maior, depois em Elvas, o advogado de Gertrudes Nunes tornou-se conhecido como conservador do Registo Civil, função da qual se aposentou em 2000, passando a exercer a advocacia a tempo inteiro.

"A lealdade e a honestidade profissionais são suas companheiras inseparáveis", diz Caldeira Fernandes, amigo e colega de profissão. "Quem o engana uma vez, e é preciso ter sorte..., não o engana segunda." Rigoroso e exigente são outros dois adjectivos utilizados para descrever o homem que se viu envolvido no centro do processo mais mediático da justiça portuguesa.

Um colega de profissão, que pede o anonimato, não ficou surpreendido com a sua prestação no processo, quase sempre longe dos holofotes. "É uma pessoa de pouco ou nenhum espalhafato, e muito menos na sala de audiências, mas extremamente eficaz na preparação dos processos."

Manuel Gonçalves Silva estudou no Colégio Elvense, tendo feito os exames de liceu em Portalegre e Évora antes de seguir para Coimbra, onde concluiu o curso com 16 valores. Entre os seus colegas conta-se Figueiredo Dias (professor catedrático de Direito Penal e membro do núcleo fundador do PSD). Ainda em Coimbra, fez o estágio de advocacia com César Abranches, inscreveu-se na Ordem dos Advogados em 1962 e regressou a Elvas, cidade onde fez toda a sua carreira.

Fonte: DN

AINDA O S.MATEUS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 6 de setembro de 2010


"Mais um S. Mateus e mais uma vez as “variedades” não têm nada que “varie”. Marco Paulo? Não sei quantos de Mel???

Sinceramente, eu sei que o concelho de Elvas é um concelho envelhecido, com uma média de idades muito elevada mas desta maneira só pioram as coisas. Se continuarem a PAGAR a velhos, pimbas e gente do género para vir “actuar” para VELHOS, apenas fazem com que nós, aqueles que ainda não temos direito a reforma fujamos daqui para bem longe. Quero ver depois quem contribui para que a autarquia possa fazer fontes, rotundas, campos de futebol, “2ªas circulares” e etc… Serão os idosos?

Tenho muita pena que isto continue assim e é por esta e outras razões que quase todos os fins-de-semana FUJO a sete pés de Elvas. NÃO SE PASSA NADA (de jeito).

Já era hora de alguém dizer aos Senhores que utilizam o meu e o vosso dinheiro para PAGAR àqueles pimbas que vêm cá “actuar” que o dinheiro também é nosso e que o deviam utilizar, já que não é para fazer Elvas progredir, pelo menos para nos divertir a nós, aqueles que também contribuímos e muito!

Calculo que na Autarquia ainda ninguém terá tido o “discernimento” de avisar o Sr. Presidente ou a Sr.ª Vereadora da Cultura que nem tudo o que se passa em Portugal anda à volta do Pimba e do Fado…"


http://www.disfuncionais.com/


Mais gente descontente, será muito difícil tentar ouvir todos os quadrantes e faixas etárias Elvenses?
Não dava para “equilibrar” um pouco mais o programa da Expo S. Mateus?
Irra que tanto “pimba” já é demais!

SÃO MATEUS 2010.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 1 de setembro de 2010


CHEGOU SETEMBRO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On


Arranca o mês de Setembro.
O mês festivo por excelência cá do burgo.
Muitas são as propostas para que este seja um Setembro de arromba e memorável na cidade Elvas.
Destaco desde logo a Cimeira Ibérica a realizar (pelo que foi informado) durante o mês de Setembro, mas não fica por aqui, destaco também a exposição a inaugurar no dia 24 deste mês no MACE com obras da coleção Berardo.
Já no próximo fim-de-semana se realiza um Passeio Equestre organizado por uma nova associação Elvense e a já “tradicional” Festa Havaiana nos Jardins do Varchotel.
Entre muitas outras realizações esta como é óbvio as Festas da cidade, o S. Mateus 2010. Esperemos que o cartaz de este ano esteja a altura do mês que entra e que se quer de grandes eventos e realizações.

Um aparte, a 20 dias do começo do S. Mateus não seria de todo essencial haver já publicitação da maior romaria do Alentejo?
Não deveria o cartaz dos espectáculos estar já devidamente elaborado e exposto nos mais variados sítios?