INSISTO NOS OLEÕES.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 4 de agosto de 2010


Cada vez se torna mais imperativo encontrar soluções para os problemas ambientais graves que ameaçam o nosso planeta, fruto do grande desenvolvimento tecnológico, crescimento populacional e pressão sobre os recursos do planeta, ignorando um desenvolvimento sustentável. Para além de encontrar essas soluções, é preciso implementá-las o mais rapidamente possível, de modo a abrandar os efeitos negativos das mudanças ambientais.

A instalação no centro histórico de contentores subterrâneos foi uma medida excelente por parte do município, mas o que urge agora é o problema dos óleos alimentares.
São muitos os municípios que já decidiram instalar os oleões, porque não em Elvas também?


A recolha e reciclagem de óleos usados apresentam várias vantagens, não só devido redução da quantidade deste resíduo poluente nos lixos e esgotos, mas também resultado dos benefícios económicas que advêm da produção de biodiesel e glicerina, a partir de um desperdício urbano.Ao ser despejado na rede de esgotos danifica a canalização, e obstruem os filtros utilizados nas ETAR’. Quanto ao seu carácter poluente, apenas 1 litros de óleo alimentar pode contaminar até 1 000 000 de litros de água e o despejo de 5 litros sobre aquela origina a formação de uma película oleosa com um diâmetro de 5 km. O seu contacto com o solo destrói a flora de tal forma que esta apenas se recompõe passados 15 anos.

Um desafio para a Câmara Municipal, instale oleões na cidade.

Comments:

There are 8 comentários for INSISTO NOS OLEÕES.