ACUSADOS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 30 de junho de 2010


A Quercus acusou hoje o Ministério do Ambiente de viabilizar a demolição de uma muralha em Elvas, onde nidifica umas das maiores colónias de andorinhão-preto do sul de Portugal, o que poderá matar quase 500 crias.

Em comunicado, a associação ambientalista Quercus considera "inadmissível e ilegal que o Estado possa avançar com a destruição imediata" da muralha, já que "bastaria esperar mais quatro semanas para que as crias abandonassem os ninhos" e a obra pudesse continuar.

A destruição imediata da muralha poderá causar a morte direta, por esmagamento e/ou asfixia, ou indireta, por perturbação nas rotinas de alimentação, de "cerca de 500 crias" de andorinhão-preto, uma espécie migratória e protegida por lei, disse o vice-presidente da Quercus, Nuno Sequeira.

VILA BOIM EM QUESTÃO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 29 de junho de 2010


Os membros da Assembleia de Freguesia de Vila Boim, eleitos pela coligação MUDE- Mudança para Desenvolver Elvas, acusam a Junta, liderada pelo independente Carlos Nascimento de alegada má gestão dos dinheiros públicos, alegados favorecimentos de familiares, alegada negligência na manutenção de espaços públicos e ausência de sentido democrático e desrespeito pela oposição.

As denúncias foram feitas em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, naquela freguesia, pela voz de José Eurico, membro daquela Assembleia, que enumerou as alegadas irregularidades e referiu que "o que se passa nesta Junta de Freguesia é anormal", apelando à intervenção da autarquia local para abertura de inquérito.
Presentes estiveram também os eleitos pelo MUDE, Marisa Almeida e Veiga Lopes.

FONTE: Rádio Elvas

Mais uma Junte de Freguesia acusada de irregularidades. Depois da Junta de Freguesia de Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso ter sido acusada de gestão danosa que levou ao pedido de demissão de Manuel Remédios é agora Carlos Nascimento o visado.
Vamos esperar pela postura da edilidade elvense em relação a estas acusações e qual será a resposta apresentada pelo eleito pelo “MAIS” em sua legitima defesa.

FANZONE EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 25 de junho de 2010


SÃO JOÃO DA CORUJEIRA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 24 de junho de 2010


A capela de São João da Corujeira, em Elvas, reabre quinta feira ao público, após obras de restauro.A capela de São João da Corujeira foi fundada em 1228 pelos frades da Ordem dos Hospitalários e a sua recuperação foi desenvolvida nos últimos cinco anos pela Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses.

A capela, a nível eclesiástico, está totalmente recuperada, num trabalho desenvolvido pelo arquiteto Vítor Pinto Reis. No cemitério estão sepultados cinco militares britânicos, que morreram na Batalha de La Albuera, na província de Badajoz (Espanha) e são representativos dos milhares de soldados aliados que perderam a vida na batalha.

A inauguração da capela de São João da Corujeira está marcada para as 11:30 com celebração de missa presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves.

SE ELE O DIZ ...

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 23 de junho de 2010


No que diz respeito à questão do encerramento da maternidade Mariana Martins, em Elvas, Manuel Pizarro, secretário de Estado da Saúde, afirmou que "a opção por Espanha é a melhor".

OS EFEITOS DA CRISE TAMBÉM NA C.M.E.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 22 de junho de 2010


Um dos melhores meetings da época 2008/2009 viu a edição de 2010 cancelada por corte no orçamento atribuído pela Câmara Municipal de Elvas.

Preparava-se para ser um dos melhores meetings da época e iria realizar-se no próximo dia 4 de Julho. Após, num primeiro momento, a Câmara Municipal de Elvas ter confirmado oficiosamente que a organização do meeting poderia avançar, aprovando um orçamento superior ao do ano passado, recuou e não atribuiu verba a este evento, obrigando ao cancelamento deste meeting.

Aguardando ainda uma resposta oficial, António Costa, director do meeting, anunciou a sua saída da equipa organizadora: "Porque considero que esta não é uma forma de trabalhar, informo ainda que termina aqui a minha ligação a organizações futuras desta competição".

FONTE: atleta-digital

Depois da maratona de futsal da SIR ter sentido o recuo nas verbas, mais uma prova desportiva na nossa cidade sente os efeitos da crise que afinal também já chegou aos cofres da edilidade elvense.

FANZONE ... É NO CINE-TEATRO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 21 de junho de 2010


O jogo entre Portugal e a Correia do Norte, que se disputa esta segunda-feira ao meio-dia e meia hora, pode ser visto, em écran gigante no Cine-Teatro, num evento organizado pela Câmara Municipal de Elvas.

A Câmara convida a população elvense a estar presente, num ambiente de apoio à equipa portuguesa, num encontro fundamental para as aspirações nacionais.

FONTE: CM-ELVAS

ELVAS VIVA!

Publicada por Elvascidade | | Posted On


A Praça da República e as principais artérias do Centro Histórico de Elvas vão servir de palco para um conjunto de actividades de animação, a partir desta segunda-feira e até à próxima sexta, dia 25.


Insufláveis, pinturas faciais e teatro de rua são os principais ingredientes do programa preparado para esta animação do Centro Histórico de Elvas, diariamente entre as onze horas da manhã e as seis da tarde, apenas com intervalo à hora do almoço.


A organização pertence à Associação Empresarial de Elvas em parceria com a EPRAL

ELVAS EM MOVIMENTO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 18 de junho de 2010


APESAR DA CRISE ...

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 16 de junho de 2010


A ligação ferroviária de alta velocidade, “tanto em Espanha como em Portugal está absolutamente decidida”, reafirmou hoje a vice-presidente da Junta da Extremadura espanhola, considerando que a crise não põe em causa o projeto.

Questionada sobre a ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Badajoz-Madrid, Dolores Aguilar, que na segunda feira reuniu com o Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, assegurou que o avanço do projeto da ligação por TGV, “tanto em Espanha como em Portugal, está absolutamente decidido”.

“O comboio de alta velocidade vai ser uma realidade, vai poder unir Madrid, Badajoz e Lisboa nos próximos anos”, asseverou Dolores Aguilar, admitindo contudo que “alguns troços poderão atrasar-se um pouco mais ou menos por causa da crise”.
Dolores Aguilar, que é também ministra Regional da Economia, Comércio e Inovação, considerou que adiar o projeto “não faz sentido nenhum”.

FONTE: LUSA

PAGAM, NOVAMENTE OS MESMOS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 15 de junho de 2010


A falta de enfermeiros vai obrigar as ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV) a ficarem paradas em Moura e Elvas pelo menos até ao fim do mês. A situação ameaça alastrar-se a outras zonas do País.

“Temos tido várias reuniões com o Ministério da Saúde e com o conselho directivo do INEM, mas parece que estão mais interessados na contenção de gastos do que na saúde dos portugueses", realçou Pedro Frias, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP). Até ao final do mês, em Moura - só existem dois enfermeiros -, em 12 dias a SIV não estará operacional durante vários turnos a partir de terça-feira, enquanto em Elvas - estão escalados apenas três - os dias 23 e 25 serão os afectados.
Para o funcionamento de cada SIV deveriam existir cinco enfermeiros. "Isso não acontece com nenhuma destas ambulâncias em Portugal"

No caso de Elvas, a ambulância SIV, diz o sindicato, vai estar inoperacional no dia 25 de Junho, das 08:00 às 20:00, e no dia 23 de Junho, das 20:00 do dia anterior até às 20:00 horas deste dia.

QUEM SE LIXA É SEMPRE O MESMO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 14 de junho de 2010


Câmara Municipal de Elvas


“… Como a Câmara Municipal de Elvas está obrigada, pela Lei das Finanças Locais, a reflectir no preço do serviço todos os seus custos, este aumento da Águas do Norte Alentejano pode obrigar a um aumento do preço das facturas de água no consumidor.”


“… Isto é profundamente injusto e a Câmara Municipal de Elvas não pode concordar nem admitir! No fundo, o que se vai pedir aos moradores do nosso Concelho é pagar a água mais cara, entre outras razões, para pagar os investimentos necessários noutros concelhos.”


“… A Câmara Municipal de Elvas, dentro de tudo o que lhe for possível, vai lutar para que esta situação não se verifique, não estando posta de parte a possibilidade de sair da empresa Águas do Norte Alentejano, decisão que pode ter o acompanhamento de outras câmaras municipais que, tal como nós, não encaram a solução proposta como inevitável.”


Águas do Norte Alentejano


“… A empresa Águas do Norte Alentejano refuta as acusações dos municípios de Elvas e Monforte alegando que o aumento do preço da água é fixado pelo Estado e não por aquela entidade multimunicipal.”


“… A tarifa associada às actividades de abastecimento de água e saneamento de águas residuais não é estabelecida pela Águas do Norte Alentejano, mas sim fixada pelo Concendente (Estado), mediante proposta da empresa e parecer do Regulador (ERSAR)”, refere a empresa em comunicado”


“… A empresa multimunicipal, responsável pelo fornecimento de água no distrito de Portalegre, esclarece que aquando do anúncio do aumento dos dez por cento no preço da água nenhum dos municípios aderentes se opôs”

Em resumo depois de tudo isto quem se lixa é sempre o mesmo!

FANZONE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 11 de junho de 2010



http://zedemello.blogspot.com/

SEM COMENTÁRIOS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 9 de junho de 2010

"FANZONE" EM ELVAS, SERÁ ESTE ANO?

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 8 de junho de 2010


O Mundial está à porta e com ele a “febre” pela nossa selecção. Não tardará muito e as janelas vão começar a encher-se de bandeiras e a rotunda do tribunal a encher-se de pessoas para os festejos das vitórias Portuguesas (esperemos todos que assim seja). Mas falta uma coisa em Elvas!
A criação de uma “FanZone”, um sítio onde todos os elvenses se possam juntar como em tantas outras cidades Portuguesas, para ver os jogos da nossa selecção em ecran gigante.
Deixo aqui a sugestão para que alguém a possa fazer uma realidade.
A Câmara Municipal com o apoio de empresas ou marcas poderia disponibilizar à população elvense a possibilidade de viver o Mundial de uma forma mais intensa.
Talvez montando uma “carpa”, (por exemplo tal como foi feito na feira das oportunidades na parte exterior do centro de negócios transfronteiriço), montando essa mesma “carpa” na piedade ou em algum outro sitio.
Fica aqui a minha sugestão pedindo aos blogues elvenses que a apoiem e a divulguem e claro a quem de direito que possa fazer de esta sugestão uma realidade.

Um bem haja a todos e FORÇA PORTUGAL!

CONTINUA VAZIO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 7 de junho de 2010


ABRE OS OLHOS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 1 de junho de 2010


O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, estará em Elvas hoje, terça-feira, 1 de Junho, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Pinto Ramalho, e pelo Presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida.

A estadia na nossa cidade engloba uma visita ao Forte da Graça e pretende também conhecer o Museu Militar de Elvas.