ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, PORQUE NÃO?

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


O Orçamento Participativo é uma das formas de participação dos cidadãos na gestão dos Municípios.

Através do Orçamento Participativo, os cidadãos podem indicar quais as áreas de intervenção da autarquia que consideram prioritárias para o ano seguinte e poderão apresentar propostas concretas.
As propostas serão analisadas tecnicamente pelos serviços municipais competentes e transformadas em projectos concretos de investimento e integradas na proposta de orçamento e plano de actividades municipal, até ao valor estipulado anualmente.
A discussão do Orçamento é feita através de reuniões públicas e inquéritos à população, que apresenta sugestões para aplicação da verba.
A gestão das reuniões, feita por um moderador independente, constituiu uma grande vantagem na exposição concisa e clara das sugestões de cada participante.

Podem participar no Orçamento Participativo todos os cidadãos eleitores que se relacionem com o Município, sejam residentes, estudantes ou trabalhadores e também representantes do movimento associativo, do mundo empresarial e das restantes organizações da sociedade civil.

Tornar os cidadãos mais interventivos na vida dos seus concelho é um dos objectivos do projecto
Cidades como Lisboa, Odivelas, Braga,Palmela ou Serpa já aderiram a esta experiência.
Seria uma boa proposta para a nossa cidade e o nosso concelho?

Saiba mais aqui.

Comments:

There are 12 comentários for ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, PORQUE NÃO?