POR FALAR EM ILUMINAÇÃO...

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


O município de Portalegre aderiu ao programa de eficiência energética para a iluminação pública proposto pela empresa EnergiaViva.
Hoje mesmo, será inaugurada iluminação pública com tecnologia LED na Avenida do Movimento das Forças Armadas em Portalegre.

O projecto que contemplará mais de 30 autarquias do país iniciou-se em Pombal no passado dia 17 de Abril e já se encontra presente em mais de 20 Municípios dos quais Portalegre que é um dos pioneiros na implementação desta tecnologia.
Este projecto-piloto pretende permitir à autarquia e munícipes participarem na avaliação da qualidade de iluminação obtidos uma vez que a poupança energética é evidentemente notória.
O presente projecto enquadra-se numa perspectiva mais ampla dos municípios substituírem as actuais fontes de luz por equipamentos de tecnologia LED.

A aplicação da tecnologia LED, quando comparada com a tecnologia de Vapor de Sódio, terá como consequências:
- Melhor qualidade de iluminação.
- Redução do consumo energético
- Redução de emissão de CO2
- Poupança financeira

A empresa nacional EnergiaViva, que está a fazer uma forte aposta nesta tecnologia, pretende propor aos Municípios uma modalidade de comercialização sem custos para as autarquias, financiando os equipamentos apenas com parte da poupança obtida.
Os equipamentos aplicados de marca UrbanLED são produzidos em Portugal pela empresa Exporlux (accionista da EnergiaViva) e resultam de uma parceria de desenvolvimento internacional da empresa portuguesa com a Philips Lumileds e Fraen Corporate.

Depois do excelente projecto de iluminação das nossas muralhas, porque não aderir também a esta nova tecnologia?
Em resumo, uma solução ecologicamente correcta, mesmo que a longo prazo. E sem falar que teremos ruas mais iluminadas com gasto bem menor.

Fica á atenção da Câmara Municipal e de toda a sua equipa.

Comments:

There are 11 comentários for POR FALAR EM ILUMINAÇÃO...