GERAÇÃO IBÉRICA

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


16 de Junho de 2006, Sónia e António rumaram a Espanha. Caramelos, combustível, saldos? Nada disso. O motivo foi outro. A maternidade de Elvas encerrou e a Margarida começou a provocar as primeiras contracções à mãe.

Tinha de nascer e em Badajoz estava o hospital mais próximo. Depois dela, mais de 800 bebés de Elvas e de Campo Maior seguiram o exemplo. Tornaram-se na primeira "geração ibérica". Uma geração cuja primeira palavra que ouviu foi bienvenido e para quem a fronteira, no futuro, ficará muito esbatida. Mesmo assim, os pais da Margarida, do Tomás e dos manos Joana e Gustavo, asseguram que o Pai Natal português continua a marcar pontos entre os mais pequenos e que tradições como a dos Reis Magos ficam mesmo só do lado espanhol.


Nasce quase um bebé português por dia no nosso hospital e este número não perturba em nada o nosso funcionamento. Ficamos muito felizes por poder oferecer um serviço de excelência e as grávidas portuguesas são acompanhadas com o mesmo padrão de qualidade que as nossas", acrescenta Marcelino Borrallo. Sobre as complicações com o registo, assegura que "foram apenas iniciais" e que "as fronteiras são psicológicas".

"Temos mais de 3000 partos por ano e, até ao final de Outubro, nasceram aqui 814 crianças portuguesas", conta Marcelino Borrallo, director clínico do Hospital Materno-Infantil. Além disso, "a taxa de cesarianas é de 21 por cento"; em Elvas era de 36. Sobre os custos dos partos, o Estado português paga por cada um, em média, 1800 euros ao hospital de Badajoz; em 2005, cada parto em Elvas custava 2500 euros.


Todo o artigo aqui.

Comments:

There are 5 comentários for GERAÇÃO IBÉRICA