VALE A PENA LER.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 2 de novembro de 2009


"Naquela que foi uma inédita e curiosa operação de promoção da cidade e da sua História, a Câmara de Elvas fez distribuir pelas caixas de correio das residências de todo o concelho o DVD "Elvas, Chave do Reino”.

Trata-se de um trabalho com cerca de um quarto de hora de duração, realizado pelo conhecido documentarista Carlos Brandão Lucas e que faz parte do dossiê da candidatura das Fortificações Amuralhadas de Elvas a Património Mundial da UNESCO.

Recebi o DVD em minha casa há sensivelmente duas semanas. Apesar da curiosidade em visionar o documentário – e mesmo conhecedor da sua curta duração -, só no início da presente semana tive ensejo de apreciar o filme. E o mínimo que posso dizer, sem qualquer ponta de exagero, é que fiquei encantado e orgulhoso. Encantado com a qualidade do trabalho e orgulhoso por ver Elvas, a minha Elvas, de uma perspectiva que, não sendo para mim de todo inédita, é bem reveladora das maravilhas que a cidade encerra em si.

Penso por isso ser da mais elementar justiça deixar um conjunto de felicitações. Desde logo à equipa responsável pela produção deste magnífico audiovisual, liderada por Carlos Brandão Lucas.

Parabéns também à Comissão da Candidatura das Fortificações de Elvas a Património Mundial, por mais esta excelente aportação a um dossiê que é cada vez mais rico em documentos da mais diversa índole.

E porque, como se costuma dizer, os últimos são normalmente os primeiros, quero deixar também as felicitações à Câmara Municipal pelo empenho que tem vindo a colocar no processo de candidatura a Património da Humanidade, consciente que, a ser conseguida, a classificação será um factor decisivo para a cidade aos mais diversos níveis. Neste particular, destaco o papel do presidente Rondão Almeida e da vereadora Elsa Grilo que, no seio do executivo municipal, tem a seu cargo o respectivo pelouro.

Na minha opinião, o DVD "Elvas, Chave do Reino” deve continuar a ser editado, para ser vendido em locais como o posto de turismo, os museus da cidade e a Biblioteca Municipal, por forma a constituir-se como um óptimo veículo de promoção de uma cidade que respira História em cada recanto.

"Elvas, Chave do Reino” passa a ser mais um dos muitos "cartões de visita” que, felizmente, têm visto a luz do dia nos últimos tempos, e dos quais fazem parte, por exemplo, a revista "Monumentos”, do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e o livro "Elvas na Literatura de Viagem”, compilado pelo historiador António Ventura.

Acredito pois que o DVD "Elvas, Chave do Reino” pode vir a ser – no sentido figurado e efectivo da expressão – uma chave para abrir muitas portas..."

João Fernando in www.radioelvas.com

Comments:

There are 6 comentários for VALE A PENA LER.