SONDAGEM.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Elas valem o que valem, dizem os políticos.

Em semana de começo da campanha eleitoral e atendendo a todas as condicionantes que é fazer uma sondagem num blogue, ainda assim lançamos hoje uma sondagem sobre aquilo que se irá passar no dia 11 de Outubro.

Vote aqui ao lado.

O RESCALDO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 29 de setembro de 2009



“Mais um S. Mateus que se passou.”

“Para o ano mais se Deus quiser!”

São estas as frases que todos os anos se ouvem da boca dos elvenses por esta altura. Frases que caem um tanto ou quanto na monotonia tal qual as festas da nossa cidade.
Na minha opinião o S. Mateus de este ano foi como o dos últimos dez, mais do mesmo para não variar. O recinto continua como á trinta anos, os feirantes e os artigos apresentados são os mesmos de á 10 anos a esta parte, metade dos espectáculos apresentados são coisas já vistas, enfim continuamos tudo igual.
Precisamos de um abanão nas nossas festas, seja por parte da confraria, da Câmara Municipal ou das duas entidades em conjunto.
Vamos lá por mãos á obra porque a contagem decrescente para o S. Mateus’10 já começou!

AS ELEIÇÕES EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 28 de setembro de 2009


Elvas

PS - 42.65% (4375 votos)
PPD/PSD - 20.9% (2144)
BE - 13.33% (1368)
CDS-PP - 10.99% (1127)
PCP-PEV - 5.93% (608)
PCTP/MRPP - 1.74% (178)
MPT-PH - 0.3% (31)
MMS - 0.29% (30)
PNR - 0.29% (30)
MEP - 0.28% (29)
PPM - 0.26% (27)
PPV - 0.17% (17)
POUS - 0.1% (10)

Abstenção - 49.53%

Uma nota para a abstenção que nas próximas eleições poderá subir ainda mais, pede-se uma reflexão aos políticos locais.
.

AS PALAVRAS DO PRESIDENTE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 25 de setembro de 2009


"Sócrates tem um grande receio da minha língua. Manuela Ferreira Leite também"

Rondão Almeida

17 de Setembro de 2009, entrevista ao Linhas de Elvas




"Até existiu aqui uma fonte que assinalava esse facto e que nunca deveria ter sido daqui levada”.

Rondão Almeida

24 de Setembro de 2009, Inauguração da estátua de D. Manuel I, no largo da misericórdia.

O NOVO LARGO DA MISERICÓRDIA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 24 de setembro de 2009


É hoje inaugurada no largo da misericórdia a estátua do rei D. Manuel I, o monarca que elevou Elvas a Cidade em 1513, através de Foral de 1512, e convocou as Cortes de 1498 que decidiram a instituição do Real d’Água, que custeou a construção do Aqueduto da Amoreira, do qual correu a água pela primeira vez em 1622 na Fonte da Misericórdia.

É desta forma eliminada a infeliz obra realizada naquela artéria da cidade (o tanque da misericórdia), obra que levou o próprio presidente da câmara a admitir que tinha sido das piores requalificações feitas pela sua equipa.

Salvaguardando a pseudo polémica gerada em torno da requalificação a fazer naquele largo, onde muitos defendiam a recolocação da fonte agora sita na praça 25 de Abril, finalmente é feito algo por uma das principais entradas no centro histórico da cidade.
Já não era sem tempo, na minha opinião.

Este São Mateus.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 23 de setembro de 2009


Mais um ano, o S. Mateus chegou para gáudio de todos os Elvenses. Sem grandes mudanças, resistindo ao passar dos tempos lá está o parque da piedade cheio como é habitual.
O ponto negativo de este ano vai para o desrespeito demonstrado aquando da passagem no passado domingo dos pendões pelo recinto da feira.
Enquanto passava a procissão era ver quem mais barulho fazia por parte dos feirantes, para não falar da iluminação que antigamente só era acesa quando chegava o último pendão á igreja.
Quando se fala em preservar a tradição penso que este seria um aspecto a respeitar.
De qualquer modo o S. Mateus lá vai decorrendo, (este ano sem chuva) sem grandes mudanças é certo mas com a ilusão e a alegria de sempre.

Para si, quais os pontos positivos e negativos de este São Mateus 09?

.

O DEBATE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 18 de setembro de 2009


Esta sexta-feira 18, a Rádio ELVAS junta em debate os cinco candidatos à presidência da Câmara local nas eleições autárquicas de 11 de Outubro.

José Rondão Almeida (PS), António Simão das Dores (MUDE), Luís Pedras (BE), João Pinheiro (CDU) e Manuel António Torneiro (MPT).

Vai ser a partir das 21 horas, em directo do Hotel S. João de Deus, no centro histórico de Elvas.

PROMOVER O S. MATEUS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 17 de setembro de 2009


Questionava ontem no seu blog o caro conselheiro Zé de Mello para que serve o palácio digital de Elvas?
E com certa razão já que este local carece de muitas informações no que ao concelho diz respeito. Existem variadíssimas áreas pouco “exploradas” por este sítio (como por exemplo a informação destinada ao turismo) que para muitos é o primeiro contacto com a nossa cidade antes de se deslocarem até ela.
Para não falar da falta de informação para os próprios munícipes no que a actas, editais e outros que tais diz respeito.
Centro-me hoje na informação prestada sobre o evento que mais gente traz á nossa cidade.
A três dias do começo das festas da cidade não existe no portal do município a informação sobre algo que tenha a ver com os festejos em honra do Senhor Jesus da Piedade.
Lamentável, na minha opinião.

Menos mal que o portal tudoben, a quem felicitamos desde já pelo trabalho efectuado, criou um site (pelo segundo ano consecutivo) em exclusivo para promover a Feira se S. Mateus e a Romaria ao Senhor Jesus da Piedade.


NOVO CENTRO EM ELVAS?

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 16 de setembro de 2009


Segundo o vereador Dr. Nuno Mocinha, a autarquia de Elvas tomou conhecimento do interesse de uma empresa instalar em Elvas um Centro de Hemodiálise. O investimento terá o valor de três milhões de euros e pretende criar 20 postos de trabalho.
A previsão para o começo da construção aponta para Janeiro próximo.
O centro pretende dar resposta a 40 doentes com insuficiência renal.

Estamos mais uma vez á espera para ver se realmente este “pseudo-anuncio” se concretiza.

Além de uma mais valia para a empobrecida “oferta” do sistema de saúde na nossa cidade, esta nova empresa traria novos postos de trabalho.

O FUTURO DE ELVAS DECIDE-SE NO DIA 27.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 15 de setembro de 2009

“La decisión del PSD desmantelería expectativas logísticas sobre el trazado y el asentamiento de iniciativas empresariales en Elvas-Badajoz”




O futuro e o progresso da nossa região estão em risco. As eleições do próximo dia 27 irão ditar se somos um concelho com futuro e se nos vamos afundar cada vez mais na interioridade do País.

A preocupação de todos é óbvia.

Para o Alentejo e Extremadura Espanhola, a decisão tomada pelo PSD e pela Manuela Ferreira Leite em caso de vitória nas próximas eleições, suporia desmantelar as expectativas logísticas y de conexão com Europa, para uns, e com o mar e os seus portos, para outros.
O assentamento de iniciativas empresariais em Elvas e Badajoz, principalmente, ficariam sem sentido se não se dá continuidade ao tráfego europeu e todos os cálculos anteriores de diluiriam num rio de históricas ilusões.

O futuro de Elvas estará em jogo já no próximo dia 27!

O PDM.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 14 de setembro de 2009


A autarquia de Elvas promoveu uma sessão de esclarecimento do Plano Director Municipal (PDM), uma vez que decorre o Inquérito Público da revisão do mesmo.
Um dos pontos de destaque nesta sessão foi a questão relacionada com o Parque da Piedade, apontado pelo Linhas de Elvas na passada semana como local onde será possível a construção.

Rondão Almeida nessa mesmo sessão de esclarecimento refere que:
"apesar do documento poder vir a ser aprovado pela Assembleia Municipal, continua a não ser possível realizar nada naquele Parque da Piedade, ou seja o terreno da confraria do Senhor Jesus da Piedade. Esta revisão do PDM, serviu para dizer ao dono do terreno, que a partir do momento que este documento esteja aprovado pode ser contratada uma equipa para fazer um plano pormenor e aí então este plano director já lhe permite que dentro daquele espaço eles possam propor a construção de algumas naves”.

Está então claro que o objectivo da revisão do PDM, neste aspecto, é tentar modernizar o parque da Piedade num futuro próximo.

Quanto ao resto ficaram elucidados de todas as alterações efectuadas no PDM?

Não serviriam os panfletos ou mesmo o boletim municipal como meio mais sensato e directo para esclarecer os munícipes de um assunto tão importante?

Tirem as vossas ilações.

JULGADO DE PAZ.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 11 de setembro de 2009


A Câmara Municipal de Elvas aprovou a sua candidatura à criação na cidade de um Tribunal "Julgados de Paz”.


Os Julgados de Paz são tribunais com características especiais, competentes para resolver causas de valor reduzido de natureza cível, excluindo as que envolvam matérias de Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito do Trabalho, de forma rápida e custos reduzidos.

Têm competência para apreciar e decidir acções declarativas cíveis, de valor não superior a €5.000, tais como:
• Incumprimento de contratos e obrigações;


• Responsabilidade civil – contratual e extracontratual;

• Direito sobre bens móveis ou imóveis – como por exemplo propriedade, condomínio, escoamento natural de águas, comunhão de valas, abertura de janelas, portas e varandas, plantação de árvores e arbustos, paredes e muros divisórias;

• Arrendamento urbano, exceptuando o despejo;

• Acidentes de viação.

A responsabilidade do referido tribunal é do Ministério da Justiça e de acordo com Rondão Almeida a localização mais provável para a instalação desse novo serviço "será nas antigas instalações do GAT (Gabinete de Apoio Técnico), junto à Pousada de Santa Luzia”.

A criação de um tribunal destes em Elvas traz uma experiência inovadora de descentralização, corporizando a filosofia de proximidade ao cidadão para a nossa cidade, sem dúvida uma óptima

medida.


MAIS ALTERNATIVAS PARA O S. MATEUS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 10 de setembro de 2009


Quando faltam dez dias para o começo das festas da cidade, vai hoje a reunião de Câmara a realização dos concertos de bandas jovens no São Mateus tal como aconteceu no ano passado.
Já que os espectáculos a apresentar (ou a maior parte deles) são dirigidos a um público alvo mais “popular”, espera-se que este ano o cartaz para o público mais jovem seja um pouco mais ousado e mais abrangente.
Espera-se como é óbvio a aposta na prata da casa (a qualidade apresentada pelas bandas jovens da nossa cidade é já muito boa), mas não era de todo de descorar também a apresentação de bandas mais conhecidas a nível nacional para de este modo chamar a atenção de mais gente para as nossas festas.
Vamos esperar pelas notícias vindas de esta reunião a realizar hoje na Terrugem.

.

É O BLOCO ALTERNATIVA?

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 9 de setembro de 2009





Depois das últimas votações a nível nacional e até mesmo distrital estará o bloco de esquerda pronto para aparecer como alternativa na nossa cidade?

Entrará o bloco de esquerda nas contas para pelo menos uma das “cadeiras do poder” na nossa cidade?


.

SERÁ DESTA QUE VEM O CALL CENTER?

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 8 de setembro de 2009


O Presidente da Câmara Municipal de Elvas foi contactado pelo presidente da Portugal Telecom dando conta da intenção de instalar em Elvas um call center (segundo palavras do próprio Rondão Almeida).
Esta empresa daria emprego a 200 pessoas, sem dúvida uma lufada de ar fresco nos dias que hoje correm e ainda por mais num concelho tão carente a nível de empregos como é o nosso.

Mas, onde é que eu já ouvi isto?

Quando a esmola é muita, o santo desconfia! Costuma dizer o povo.
Mas de qualquer maneira vamos acreditar que tudo isto não passe de meras intenções e esperar que o bendito call center se instale na nossa cidade.
.

JÁ LÁ VÃO TRÊS ANOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 7 de setembro de 2009




"Devido ao encerramento da Maternidade Mariana Martins de Elvas por falta de segurança, as grávidas vão agora todas ao Hospital de Badajoz, que recebe do Estado português 1500 euros por cada parto. Entre Junho de 2006 - quando encerrou a maternidade de Elvas - e Junho de 2008 nasceram 500 bebés portugueses naquela cidade espanhola."