CAIA, A PORTA DE PORTUGAL.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 3 de agosto de 2009


O Caia está entregue ao abandono, é esta a realidade que se depara quem se desloca desde Espanha até à nossa cidade ou para quem visita o País vizinho.
A maioria dos edifícios estão a cair deixando passar uma imagem de um aglomerado fantasma que outrora foi a porta de Portugal para quem se deslocava a este cantinho à beira mar plantado.

Durante a Expo 98, a Estrada Nacional (EN) 04 deu lugar à Auto-estrada A6, que passou a “atravessar e dividir esta localidade”, onde os diferentes edifícios, como a antiga alfândega, são propriedade do Estado o que muitas vezes impossibilidade a reabilitação dos mesmos.


O empresário espanhol Anibal Canelas adquiriu, há cerca de cinco anos, o edifício do antigo posto de turismo para o adaptar a hotel e restaurante. Há cerca de um ano, as obras de recuperação do imóvel começaram, mas actualmente estão paradas por “razões burocráticas e legais”, lamentou o empresário espanhol.


Recentemente, a antiga escola primária do Caia foi recuperada e serve agora de sede a uma associação do concelho de Elvas, sendo este um excelente exemplo daquilo que ali se poderia fazer.


A construção da plataforma logística no Caia, integrada no projecto de alta velocidade ferroviária e que ficará localizada a cerca de 500 metros, poderá ser a salvação para o Caia, vamos esperar que assim seja.


Comments:

There are 0 comentários for CAIA, A PORTA DE PORTUGAL.