A NOVA SALA DE ESPECTÁCULOS DA CIDADE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 24 de abril de 2009



Aqui ficam hoje imagens da nova sala de visitas e espectáculos da cidade, o rossio de S. Francisco junto ao ex-libris por excelência da cidade de Elvas, o aqueduto da Amoreira.

Depois da comemoração do dia internacional dos monumentos e sítios neste mesmo local está já agendado para o primeiro fim-de-semana de Junho o I Festival Ibérico do Marisco.
Sem dúvida um espaço aprazível e com excelentes condições.


Sobre o Aqueduto da Amoreira deixo aqui uma descrição sobre o mesmo:

O Aqueduto da Amoreira liga o local da Amoreira à cidade de Elvas. Tem 843 arcos com mais de cinco arcadas e torres de 30 m de altura.
Em 1498, a única fonte de abastecimento de água potável, na então Vila de Elvas, era o "Poço de Alcalá", junto da Porta do Bispo, na segunda muralha árabe.
O assunto foi levado às Cortes de Évora. Nesse mesmo ano, El Rei D. Manuel, autorizou um imposto que ficou a chamar-se Real d'água" e que consistia no pagamento de um real a mais do que o seu custo, em cada arrátel de carne e de peixe que se comesse em Elvas, e em cada quartilho de vinho que se bebesse, para que com essa verba se começasse a construção do aqueduto.
A sua construção decorreu desde 1529, até à data da sua inauguração (simultânea com a Fonte da Misericórdia) em 23 de Junho de 1622.
Delineado e dirigido apenas por portugueses (os arquitectos da Casa Real Francisco Arruda, Afonso Álvares e Diogo Marques) e erigido apenas por elvenses, é uma obra ímpar no seu género, em dimensões, grandiosidade, beleza e elegância.
A sua extensão, desde a nascente até à Fonte da Misericórdia, é de 7.790 metros e a altura, nos pontos em que as arcadas se sobrepõem em quatro andares, é de 31 metros.

Fonte: Guia da Cidade

Bom fim-de-semana.

Comments:

There are 4 comentários for A NOVA SALA DE ESPECTÁCULOS DA CIDADE.