AJUDE A AJUDAR.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009


Realiza-se já amanhã no coliseu elvense a gala do 8º aniversário da Rádio Elvas, com a participação de Paco Bandeira, Bianca, Jorge Goes, Roncas de Elvas, Raquel Guerra, Soraya Branco, Carla Isabel, Olinda Moriano, Brigada 14 de Janeiro, Grupo Alto Espirito, Grupo da APPACDM entre outros.
Um espectáculo com a prata da casa e onde se quer uma casa cheia visto que as receitas revertem a favor da APPACDM.
Os bilhetes são ao preço unitário de 5 €, ajude a ajudar, compre o bilhete e assista a uma bonita festa.

Bom fim-de-semana.

O FUTURO DE ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009



A Câmara Municipal anunciou que vai brevemente apostar na promoção da cidade.
Vai ser elaborado um vídeo promocional dirigido não só ao turista mas também direccionado a várias empresas e instituições, mostrando Elvas como uma cidade vocacionada para congressos e eventos.
Obtendo de este modo como público-alvo não só o turista Português e Espanhol mas também a parte empresarial aproveitando todas as infra-estruturas disponíveis e rentabilizando-as.
É de este modo mostrando e sublinhando todas as valências que a nossa cidade pode oferecer que poderemos cativar e conquistar futuros visitantes e futuros investidores.
Não é sentados á espera que algo aconteça ou apareça que se prepara o futuro, hoje em dia a promoção é essencial, teremos de ser nós a saber “vender” aquilo que de melhor temos.

Elvas é uma cidade cheia de potencial sub aproveitado, é hora de uma vez por todas despertar para esta realidade e dirigir a cidade para o sector turístico. É nesta área que podemos crescer, é nesta área que se podem assentar os alicerces para o crescimento futuro.
Vamos esperar para ver o que nos reserva esta aposta da autarquia que me parece acertada.




RESCALDO

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009


Mais um ano que passou, o Carnaval terminou e com balanço positivo na minha opinião. Algumas coisas terão certamente que melhorar mas penso que tudo está no bom caminho. Estão de parabéns todos os participantes e toda a organização.
No final do 13º Carnaval Internacional mais uma vez o Presidente da Câmara Municipal referiu que se tem que repensar seriamente o local de realização dos desfiles, porque os grupos trabalham durante muitos meses e depois só podemos dar-lhes meia dúzia de metros para se mostrarem. É uma questão já aqui debatida e que ficará adiada por mais um ano.
Fazendo entre todos um balanço daquilo que se pode melhorar deixo aqui alguns tópicos que poderão ser debatidos por todos:

- A falta de promoção a nível nacional do Carnaval (através das televisões, jornais e rádios nacionais)

- O espaço físico para os grupos desfilarem.

- Trabalhar mais a decoração dos tractores que puxam os carros.

- A utilização do próprio carro como cenário da coreografia.

- A criação de um prémio simbólico (por exemplo uma taça) para o melhor grupo.

Com base neste último item, vamos então abrir uma sondagem aqui no cidad’elvas para votação do melhor grupo. Tendo em conta a coreografia, vestuário e a própria bateria escolha então o grupo que mais lhe agradou.
Vamos atribuir o prémio “Cidad’elvas Carnaval 2009”

1 - Associação Vicentina pela Cultura e pelo Desporto, “Fantasia”, 65 pessoas.

2 - Freguesia de Alcáçova e Sociedade de Instrução e Recreio, “Praça de Touros”, 20 figurantes;

3 - Freguesia de Assunção, “Os Invencíveis”, 80 mascarados;

4 - Freguesia Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, “O Jardim”, 10 pessoas;

5 - Sociedade Recreativa de Varche, “A Tribo do Amor”, 150 elementos;

6 - Associação Juvenil “Os Aldeolas” de Santa Eulália, “O Sonho dos Anjos”, 120 participantes;

7 - Clube de Futebol Frente Leste de Barbacena, “Os Bárbaros”, 55 mascardos;

8 - Associação Desportiva e Recreativa da Calçadinha, “Shiva – Deusa da Destruição”, 150 figurantes;

9 - Centro de Recreio Popular da Boa-Fé, “50 anos do CRP”, 86 participantes;

10 - Sociedade 1º Dezembro, “Os Guerreiros da Restauração”, 60 elementos;

11 - Associação de Estudantes da Escola D. Sancho II, “A Reunião da Treta”, nove pessoas;

12 - Câmara Municipal de Elvas, “Os Cavaleiros do Zodíaco”, 50 mascarados;

ÓSCARES 2009

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009







COMEÇA O CARNAVAL.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


Começa hoje o 13º Carnaval Internacional de Elvas. Uma iniciativa que depois das festas da cidade, o S. Mateus, é a que mais gente traz á cidade. Uma festividade em crescendo no nosso concelho muito “por culpa” da carolice de alguns e do grande trabalho da Câmara Municipal.
A evolução tanto nos carros alegóricos como nos grupos que desfilam pelas ruas do centro histórico tem sido notável, talvez pela influência de nuestros hermanos, no caso dos grupos “comparsas” mas o que é certo é que o Carnaval elvense já não fica em nada a dever aos principais Carnavais do País.
Que toda esta evolução continue mas que acima de tudo também não se perca o estilo carnavalesco tradicional da nossa cidade.
Começam então hoje dias de folia na cidade, dias de promoção para a nossa cidade para a qual todos devemos contribuir.

SUAS MAJESTADES

A opção de escolher para rei ou rainha do Carnaval elvense uma figura da cidade em detrimento de uma qualquer figura pública mediática tem sido na minha opinião acertada, além do valor monetário desnecessário que isso acarretaria damos de este modo valor ás “figuras da terra”.
Este ano a escolha para Rainha recaiu sobre Soraya Branco, a jovem fadista elvense que se tem vindo e muito bem a afirmar no mundo da música tradicional Portuguesa por excelência, o fado. É realmente uma figura emergente na sociedade elvense que já (com os seus 17 anos) leva o nome da nossa cidade a algumas partes do nosso Pais e que com o valor e as potencialidades que se lhe atribuem poderá ir bastante longe (assim ela queira).
Já no caso do Rei, Jose Pedro Marmelo, não sei qual terá sido o critério da escolha de sua majestade. Um jovem elvense claro está mas pouco conhecido na minha opinião para ser o Rei do Carnaval elvense.



Desfrutem então do Carnaval que a vida são dois dias e o Carnaval são três!


PERGUNTO...

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009


- Existe um crescimento desmedido na construção de novas habitações na cidade de Elvas?


- Teremos população suficiente para a oferta de habitação existente?



ESTÁ ABERTA A BOLSA DE EMPREGO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


Está aberta a Bolsa de Emprego no Cidadelvas.
Espero que todos participem colocando novas propostas de trabalho ou candidaturas a novos empregos.
A todos peço que participem e até mesmo aportem sugestões para melhorar esta iniciativa.
Não podemos como é óbvio resolver o grave problema que é o desemprego no nosso concelho e na nossa região mas quem sabe poderemos todos contribuir para amenizar algum caso em particular.
Foi colocada uma janela no canto superior esquerdo do blog onde iremos receber as propostas e/ou candidaturas. Posteriormente será criado um quadro onde serão colocadas e organizadas todas essas propostas.

O PROBLEMA - CENTRO HISTÓRICO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 17 de fevereiro de 2009


O centro histórico é cada vez mais uma cidade fantasma quando a noite se aproxima.
Muito se tem falado sobre esta situação, do crescimento acentuado dos bairros periféricos (em excesso na minha opinião, mas será outro tema para ser aqui debatido mais tarde) entre muitos outros factores têm afastado a população do centro histórico da cidade. O problema, do núcleo histórico, agrava-se, quando consideramos que nesta área predomina um mercado de arrendamento, onde predominam as rendas, muito baixas, e uma população envelhecida, com fracos recursos económicos, o que torna praticamente inviável a recuperação destes imóveis, já que a lei não permite adequar as rendas racionalmente aos investimentos realizados a inquilinos residentes.
O centro histórico esvazia-se, descaracteriza-se, perde imagem e sofre o impacto dos movimentos pendulares gerados pelo processo de sub urbanização de Elvas. Nas áreas de expansão recente registam-se carências de alguns equipamentos, falta de estacionamentos e uma sob reutilização das infra-estruturas de saneamento básico e sistemas de abastecimento de água, que indevidamente dimensionadas, provoca problemas de abastecimento de água em alguns pontos da cidade extra muros (como é o caso do bairro da Boa-fé depois da construção dos novos fogos de habitação social).
O aumento do custo da habitação foi sobretudo um factor impeditivo de acesso à habitação para as classes médias baixas. Já que entre a classe média e média alta se registou um acréscimo na aquisição de habitação própria, como consequências das facilidades concedidas ao acesso ao crédito há habitação. Assim, durante a década de noventa, multiplicam-se as novas urbanizações. Crescimento especulativo que teve implicações ao nível do ordenamento do território, ao gerar desequilíbrios no sistema urbano.
Face aos problemas que estão há vista de todos, importa agora na minha opinião definir estratégias de desenvolvimento, sobretudo para o centro histórico, que se afiguram fundamentais:

- «Residência jovem em Elvas» - Deve ser realizada a recuperação de edifícios em condições atractivas, aumentando a área habitacional dos alojamentos, através da anexação de fogos, bem como a sua disponibilização a preços acessíveis, quer para a compra ou arrendamento, de forma a fixar a população jovem no centro histórico;

- Recuperação de património habitacional de Elvas, através da criação pelo município, como apoio da administração central, de uma linha de crédito para a recuperação, reabilitação e renovação de edifícios degradados privados. (o que já é feito e muito bem pelo município, mas que poderá ser ainda maior esta cooperação)

- «Apoio à terceira idade», não circunscrito à ajuda domiciliária, mas que promova equipamentos geradores de intercâmbios entre gerações, fomentando práticas quotidianas urbanas, por forma tornar o centro histórico mais «humano»

- Continuação da política de recuperação dos grandes edifícios obsoletos de Elvas

- Revitalização da área central da cidade, conjugando as funções administrativas, com as potencialidades comerciais e de lazer, através da animação cultural da cidade, melhoria da imagem do comércio e restauração, qualificação paisagística dos arruamentos e praças

- Regulamento do estacionamento, em articulação com a paisagem urbana;

- Equipar a cidade com equipamentos e instalações inovadoras de acordo com as novas tendências de moda, música, design, hotelaria e comércio, sem prejuízo da identidade própria da cidade, conferindo-lhe competitividade e tornando-a mais atractiva.


BOLSA DE EMPREGO

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009


O Concelho de Elvas é neste momento um dos concelhos da nossa região com maior índice de desemprego. Os encerramentos de empresas sucedem-se e as perspectivas de desenvolvimento e investimento no nosso concelho apresentam-se como um futuro possível mas não muito próximo.
É verdade que a possibilidade de desenvolvimento é cada vez mais real com o projecto do TGV e a sua plataforma logística mas o que é certo é que os níveis de desemprego aumentam assustadoramente e esse importantíssimo projecto teimam em não ser visível o seu arranque. O êxodo de Elvenses para outras paragens em busca de melhores condições de vida é cada vez maior e o tal desenvolvimento anunciado prevê-se tardio para muita gente.
A terrível crise mundial não ajuda e é cada vez mais difícil conseguir um emprego estável por estas paragens.
A criação do próprio posto de trabalho já não é tão fácil como em outras alturas, os vários sectores de possível investimento encontram-se saturados e sem procura.
Veja-se o caso do comércio, que sempre foi um dos sectores mais fortes na cidade, neste momento não existem boas perspectivas, lojas vazias sem compradores e grande parte delas a fechar e outras verdadeiramente “presas por arames”.
O Turismo, sector que embora em minha opinião não esteja devidamente explorado, neste momento é afectado pela crise que assola todo mundo.
A indústria, os projectos são muitos mas que tardam em ser uma realidade visível.
Em suma o concelho de Elvas apresenta-se como um concelho com futuro, mas um futuro que poderá ser irremediavelmente tardio para muita e muita gente, resta aguentar (quem lhe for possível) e esperar que a tempestade passe e o sol volte de novo a brilhar por estas paragens.

Todas as instituições a quem compete promover o emprego pede-se que consigam remar contra a maré e que aportem o seu grãozinho de areia para lutar contra toda esta crise.

Nós aqui no cidad’elvas sem que nada de relevante possamos fazer para diminuir o desemprego na nossa cidade vamos brevemente deixar á disposição de toda gente, um local no nosso “estamine” que sirva como uma bolsa de emprego.
Vamos criar uma coluna onde poderão ser colocadas possíveis ofertas de trabalho e onde também se poderão anunciar candidatos a propostas de trabalho, como uma coluna de anúncios ou classificados.

Apelo a todos os blogues da cidade que se juntem a nós e proponham ideias na criação de esta bolsa de emprego.

ELVAS NA HISTÓRIA DO FUTEBOL NACIONAL.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009





Foi assim no jogo que tudo decidia, contra o Sport Elvas e Benfica, na última jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, no dia 27 de Maio de 1946 em Elvas.
Ao intervalo, os elvenses venciam por 1-0, resultado que servia ao Benfica, ainda a viver a euforia de uma vitória histórica sobre o Sporting, por 7-2! À passagem dos 75 minutos, o Belenenses empatou, por Quaresma, cinco minutos depois, através de Rafael, o golo que valeu o título. E a festa toda de azul e oiro — de sangue, suor e lágrimas. Comovente, asseveram as crónicas, os homens da «cruz de Cristo», unidos num abraço longo, no centro do terreno, com as faces inundadas de suor, desfeitas também em lágrimas.
Quase mil contos para o Belenenses ser campeão
Um título que custou ao Belenenses 957 317$29. As receitas não chegaram a 668 contos. O prejuízo cifrou-se, pois, em 282 428$37. Mas valeu a pena. O Benfica, que nesse ano gastara 915 270$25, dos quais 85 250$00 para pagar ao treinador e 425 883$00 para subsídios aos jogadores, fechou um ano com um prejuízo de apenas 81 428$35 porque as suas receitas foram de 833 787$90. Números semelhantes envolveram o futebol do Sporting.

Deixo-vos hoje uma curiosidade da nossa terra com mais de 60 anos. Outros tempos que em muito honram a tradição do desporto rei nesta cidade. Oxalá um dia pudéssemos voltar a ver outra decisão destas por aqui.
Bom fim-de-semana.





LINHA ZÉ DE MELO

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009


A Câmara Municipal criou uma linha verde para por á disposição dos munícipes para que ajudem no melhoramento do estado de conservação dos equipamentos públicos.
Assim deste modo todos os munícipes podem informar a edilidade sobre buracos no pavimento, rupturas de água na via pública, candeeiros de iluminação pública que não acendem, lixo nas ruas, sinais de trânsito ou de informação turística danificados, contentores e papeleiras danificados, outras deficiências de manutenção em equipamentos públicos (piscinas, auditórios, estádios, mercado, etc.)
Todo este tipo de deficiências pode ser comunicado à Câmara Municipal de Elvas, pelo telefone grátis 800 207 969.
Poderia chamar-se a linha Zé de Melo, em referência ao artigo publicado no semanário Linhas de Elvas e que todas as semanas faz referência a casos menos cuidados que se apresentam na cidade.
Excelente medida que vem de encontro aos anseios de todos os munícipes que assim de uma forma rápida e directa podem agora zelar por uma cidade mais cuidada.



CARNAVAL NA PIEDADE?!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009


“No próximo ano o desfile do Carnaval Internacional de Elvas vai ser realizado na Avenida da Piedade, o espaço existente nas ruas do centro histórico já condicionam as coreografias dos grupos.”


Declarações de Rondão Almeida no final do 12º Carnaval Internacional de Elvas.

6 de Fevereiro de 2008


BADAJOZ - A PORTA PARA O FUTURO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 10 de fevereiro de 2009


O que é bom para o desenvolvimento do Alentejo é bom para a Extremadura espanhola, mas a crise económica não está a ajudar a consolidação desta parceria, disseram à Lusa responsáveis políticos e empresários dos dois países.
O desenho da crise é também traçado por Manuel Cravinas, empresário de Elvas ligado ao imobiliário e que garantiu à Lusa nunca ter visto uma crise como esta.
«A tendência em 2007 foi os espanhóis comprarem casas em Portugal, na zona de Elvas. Entre 2007 e Maio de 2008 houve realmente uma procura, uma procura muito grande de casas. Mas depois isto teve uma quebra brutal», lamentou.

O crescimento dos negócios ligados ao imobiliário em 2007 inverteu a tendência anterior e explica-se pelos planos de desenvolvimento de Badajoz, uma das cidades espanholas com maiores índices de crescimento e desenvolvimento previstos.
A crise afastou os espanhóis do sector imobiliário português, mas os planos de desenvolvimento de Badajoz, com a abertura anunciada a partir de 2010 de grandes espaços comerciais, de uma loja IKEA, a linha TGV e uma plataforma logística para as empresas interessadas em distribuir mercadorias tanto para Portugal como para o Sul de Espanha ajudam a manter algum optimismo.
Os planos da Junta da Extremadura apontam para um plano de crescimento populacional de mais 50 mil pessoas e o sinal é visível para quem viaja a partir de Badajoz para o interior da província: a azáfama na construção de casas em Olivença, Talavera, Valverde ou Mérida é evidente.
Com 150 mil habitantes contabilizados em Dezembro, Badajoz cresce mensalmente com mais 1.500 a 2.000 pessoas, disse à Lusa Antonio Cid Rivera, jornalista do diário extremenho Hoy, responsável da editoria Região e Badajoz. A chegada do TGV ajuda a explicar esta euforia, embora as datas de conclusão do projecto de ligar a região a Madrid tenham sido sucessivamente adiadas: primeiro era 2010, depois passou para 2012 e agora, após a cimeira ibérica de Janeiro passado em Zamora, Portugal e Espanha concertaram 2013 como a data de concretização do projecto, incluindo a ligação a Lisboa.
Esperemos então que este crescimento se cimente também na nossa cidade e que quanto antes comecem os movimentos junto da fronteira do Caia.

NOTA: Parabéns á Rádio Elvas pela passagem do 8º aniversário. Que continuem como até aqui, sem dúvida uma referência da comunicação social em toda a região.

AGRADECIMENTOS AO ASSOCIATIVISMO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


Que pena que o associativismo em Elvas só funcione quando existe o aval positivo da Câmara Municipal. Digo isto porque apesar de algumas pessoas terem seguido a ideia, (como foram os elementos da Tribo e alguns pertencentes aos Bombeiros Voluntários) todas as outras ditas associações participantes no Carnaval de Elvas não deram o seu contributo no apoio ao clube da terra.
Que diferença faria durante uma hora e meia na tarde de Domingo os ensaios ou barulhos (como lhe queiram chamar) feitos pelos tambores terem sido transferidos para o Estádio Municipal?
Como sempre a iniciativa não partiu directamente da Câmara Municipal, morreu á nascença!
Se a ideia tivesse partido de dentro da edilidade elvense acredito que o barulho ouvido dentro no municipal teria sido outro, mas enfim.
Apesar de tudo a moldura humana até era bastante aceitável e por vezes mais valem poucos mas bons.
Os meus parabéns ao pessoal da tribo que deu todo o seu apoio assim como aos membros dos bombeiros que se deslocaram ao Municipal com os seus tambores.
Pena foi o resultado que escapou a escassos segundos do final, mas temos que acreditar que é possível e certamente não faltaram oportunidades de novamente se poder mostrar todo o apoio á equipa azul e ouro.


BLOGUE PROPÕE LEVAR CARNAVAL AO ESTÁDIO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009


Levar o Carnaval ao Estádio Municipal é a proposta apresentada pelo blogue “CidadElvas” (cidadelvas.blogspot.com) para este domingo, dia 8, no campo Patalino, durante o jogo entre o “O Elvas” e o Rio Maior.
“O Carnaval está á porta e sucedem-se por todas as freguesias os ensaios dos grupos para que nada falhe no Carnaval de Elvas, porque não fazer o ensaio geral de esses mesmos grupos e os seus tambores no próximo domingo no Estádio Municipal?” propõe o responsável pelo blogue.
“Apelo desde aqui à Câmara Municipal, ás freguesias e grupos intervenientes no Carnaval, à direcção de “O Elvas” (deixando entrar os grupos gratuitamente) e á própria Tribo Azul e Ouro que mobilizem todos os grupos para que façam um lindo espectáculo nas bancadas do Estádio Municipal”, acrescenta.


in Linhas de Elvas.



Agradeço a divulgação no semanário linhas de Elvas assim como a todos os anónimos que fazem correr a mensagem pela cidade e aos blogues que abaixo menciono, que divulgam a iniciativa.

Contactei algumas partes intervenientes no Carnaval de Elvas como são os grupos participantes, Câmara Municipal, etc., esperando agora por uma resposta positiva de todas as partes.

Apelo mais uma vez a quem de direito que faça chegar junto das entidades participantes no Carnaval de Elvas e a todos os seus colaboradores para que no domingo a festa seja uma reaidade no Municipal.



http://triboazuleouro.blogspot.com/

http://visaodesportiva.blogspot.com/

http://aaac.blogs.sapo.pt/

http://asdualidades.blogspot.com/

POLÍTICA SOCIAL.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009


No próximo dia 16 de Fevereiro a Câmara Municipal promove mais um encontro temático. De esta vez o tema abordado é na área da acção social.
Nessa mesma área tem sido centrado grande parte do trabalho da autarquia e com muito bons resultados.
Têm sido várias as iniciativas por parte da edilidade elvense com vista ao apoio dos mais necessitados (e não só) do nosso concelho, trabalho este elogiado e reconhecido pela maioria dos Elvenses.
Vimos de este modo elogiar a política social praticada pela Câmara Municipal, esperando que sirva este encontro para se possível melhorar ainda mais essa mesma política que até agora nos parece acertada.


É JÁ ESTE MÊS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


A Câmara Municipal de Elvas vai apresentar (finalmente) até meados deste ano a candidatura do maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo a Património Mundial, pela UNESCO, revelou no mês passado Elsa Grilo, vereadora da autarquia.
Elvas está a liderar o processo de candidatura das fortificações abaluartadas da zona fronteiriça de Portugal e Espanha a Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
As fortificações abaluartadas de Elvas, o maior conjunto no mundo, segundo o município local, foram incluídas em 2004 na lista indicativa de locais com potencial para serem candidatos a Património Mundial. O conjunto de fortificações é o maior do mundo no tipo da tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, porque tem um perímetro de oito a dez quilómetros e trezentos hectares de área


De acordo com a vereadora, a candidatura no que diz respeito a Elvas «está concluída» e será apresentada publicamente até ao final do mês de Fevereiro. A candidatura engloba o Forte de Nossa Senhora da Graça, obra-prima da arquitectura militar europeia do século XVIII, o Forte de Santa Luzia, mandado construir no século XVII, o conjunto abaluartado da cidade e as construções complementares do século XIX. O património militar da cidade é outro dos pontos em destaque nesta candidatura. Deste vasto conjunto de monumentos, destaca-se ainda, entre outros, o imponente Aqueduto da Amoreira, que começou a ser construído em 1529.


Afirmando-se convicta de que a candidatura «vai ser aceite», Elsa Grilo destacou o facto das fortificações de Elvas apresentarem «num bom estado de conservação, comparado com outras espalhadas por este mundo fora». Por isso, «as fortificações de Elvas são um conjunto absolutamente excepcional que merecem ser reconhecidas», sublinhou.
Ao que parece será finalmente este o mês que a edilidade escolheu para apresentar a candidatura. Esperamos todos que seja com o êxito que o nosso património merece.


RESULTADOS DA SONDAGEM.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A BOA NOTÍCIA DE 2008

- Criação de novos postos de trabalho (nova prisão do Alentejo, central de hortofruticultura) 33%
- Continuidade de valências no HSLE e da P.S.P. em Elvas. 41%
- Redução do I.M.I e derrama para o concelho de Elvas. 25%



A MÁ NOTÍCIA DE 2008

- Extinção do G.A.T. 59%
- Encerramento aos sábados, domingos e feriados do SAP no centro de saúde. 10%
- A adjudicação do Call Center da segurança Social a Castelo Branco em detrimento de outras cidades entre as quais Elvas. 30%



QUANDO SERÁ NOTÍCIA

- Elvas, Património Mundial. 21%
- Inauguração do ninho de empresas do moinho de vento. 15%
- Constituída a Eurocidade Elvas/Badajoz. 62%



O BLUFF DE 2008

- “O ELVAS” candidato á subida de divisão. 63%
- Transportes Nocturnos para os bares do coliseu (parceria entre a Câmara Municipal e outras empresas) 19%
- Iluminação ornamental e artística das muralhas seiscentistas e dos vários monumentos na cidade. 17%


VALEU A PENA


- Espectáculos e eventos no coliseu. 30%
- Realização de vários eventos populares (“tempus” na rua de Alcamim, cantares ao menino, etc.) 58%
- Festival Medieval. 10%



OS RECEIOS

- Possíveis novos encerramentos. 26%
- Aquelvas. 63%
- Candidatos à Presidência da Câmara Municipal de Elvas. 9%





JUSTA HOMENAGEM EM 2008

- Monumento ao combatente ultramar 24%
- Amigos do Paco Bandeira. 52%
- Mace – Menção honrosa. 22%



A MELHOR “CAMPANHA” DE 2008

- “Perigo de Derrocada” Hospital Santa Luzia de Elvas 81%
- “Juntos Seremos Mais Fortes!” (angariação de novos sócios para “O Elvas”) 8%
- “Regresso a Casa” (órgão da Sé de Elvas) 10%



BOA INICIATIVA DE 2008

- Criação da ADE (Associação Desenvolver Elvas) 68%
- Criação da Academia Municipal de danças e artes representativas 8%
- Criação da AEE (Associação Empresarial de Elvas) 22%


A OBRA ESPERADA

- Requalificação do Jardim das Laranjeiras 41%
- Requalificação do Parque da Piedade 20%
- Construção do Lar Residencial e Residências Autónomas nas instalações da APPACDM. 38%

Tirem agora as vossas ilações.

VAMOS LEVAR O CARNAVAL AO MUNICIPAL!

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009


Ao que tudo indica o que parecia um “bluff” está mais perto de poder ser uma realidade. “O Elvas” está a dois pontos do sexto classificado lugar que dá acesso a pule final de acesso à 2ª Divisão.
Depois de muitas oscilações durante toda a época, parece que a equipa azul e ouro começa a entrar nos carris. Na próxima semana o objectivo de saltar para os lugares cimeiros pode ser alcançado no Estádio Patalino. Um jogo importantíssimo para as aspirações de “O Elvas”.
Venho aqui fazer o apelo para que todos os sócios, simpatizantes e amigos d’ “O Elvas” se mobilizem e estejam no próximo fim-de-semana perto da equipa para a apoiar.

E porque não fazer desta vez uma coisa diferente?
O Carnaval está á porta e sucedem-se por todas as freguesias os ensaios dos grupos para que nada falhe no Carnaval de Elvas, porque não fazer o ensaio geral de esses mesmos grupos e os seus tambores no próximo domingo no Estádio Municipal?
Apelo desde aqui à Câmara Municipal, ás freguesias e grupos intervenientes no Carnaval, à direcção de “O Elvas” (deixando entrar os grupos gratuitamente) e á própria Tribo Azul e Ouro que mobilizem todos os grupos para que façam um lindo espectáculo nas bancadas do Estádio Municipal.
Vamos mostrar o que é ser Elvense e desta forma promover também o Carnaval junto daqueles que nos visitam de Rio Maior.
Apelo também a todos os blogues da cidade de Elvas que se juntem a nós e divulguem o que poderia ser uma coisa inédita na nossa cidade.

Vamos todos passar a mensagem e divulgar junto das entidades responsáveis pelos grupos para que no próximo domingo a festa seja bonita.

“VAMOS LEVAR O CARNAVAL AO MUNICIPAL!”