AÍ VEM ELE!

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 28 de novembro de 2008


“O calendário do TGV está a ser cumprido e não há atrasos em nenhum dos lados da fronteira”. Foi esta a garantia dada pelo presidente da junta da Estremadura Espanhola, depois de um encontro com o Primeiro-Ministro.
Segundo a mesma fonte, no próximo ano toda a linha do TGV Lisboa-Madrid poderá estar resolvida ou adjudicada. Depois será preciso agilizar processos para que as obras se desenvolvam no menor tempo possível.
Uma excelente notícia (embora eu sou daqueles que quero ver para crer), para a nossa região que poderá abrir perspectivas para a vinda de possíveis investidores o mais rapidamente possível.
Outra boa notícia foi a da confirmação de que apenas irá existir uma única estação, caindo de este modo por terra a ideia avançada de criar duas estações uma em solo Português e outra em território Espanhol, o que de qualquer modo penso que seria uma situação insuportável. Sobre o local exacto ainda não há decisão mas é certo que irá ficar mesmo na fronteira

São realmente notícias que a juntar à dos últimos dias vêm dar perspectivas de futuro para o nosso concelho. Agora o que todos queremos é que elas passem do papel para o terreno e que a mais breve curto prazo possamos confirmar que o concelho de Elvas e toda esta região têm um futuro risonho.

Bom fim-de-semana.

VENHAM DE LÁ OS POSTOS DE TRABALHO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 27 de novembro de 2008


Foi ontem à tarde na Câmara Municipal de Elvas a apresentação do futuro estabelecimento prisional do Alentejo norte pelo secretário de estado adjunto e da justiça, Dr. José Conde Rodrigues, a edificar em Vila Fernando.
Foi por fim tomada uma decisão pelo Governo de dotar o nosso concelho de uma infra-estrutura que traz postos de trabalho. São cerca de 200 postos de trabalho que iram ser criados num estabelecimento com lotação máxima de 300 reclusos.
A construção irá decorrer entre 2009 e 2011 e representa um investimento de 25 milhões de euros. Esta prisão ocupará quatro hectares, o equivalente a apenas 4 por cento dos terrenos do antigo centro educativo de Vila Fernando
Além do estabelecimento prisional, o espaço do antigo Centro Educativo daquela freguesia vai contar com uma infra-estrutura da responsabilidade da APPACDM de Elvas, com três valências: um Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens, um Centro de Dia para pessoas portadoras de acidentes vasculares cerebrais e uma Residência de Apoio a Grávidas, Mães e Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. Nesta quarta-feira, aproveitando a presença do secretário de Estado Conde Rodrigues, foi celebrado o protocolo mediante o qual o Ministério da Justiça cede à APPACDM 13 imóveis no espaço antes ocupado pelo Centro Educativo de Vila Fernando.

Foi assinado também um protocolo entre a igreja e a Câmara Municipal para que as igrejas do centro histórico estejam abertas. Dotar as igrejas de guias para que assim todos os turistas as possam visitar e conhecer. Todo o encargo de este pessoal ficará a cargo da edilidade elvense e entrará em funcionamento já no início do próximo ano.
Sem dúvida uma excelente ideia para que deste modo se possa promover o turismo na nossa cidade.

UMA SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 26 de novembro de 2008


Já que se vai finalmente avançar para a instalação de contentores subterrâneos no centro da cidade, para recolha de lixo, deixo então aqui uma sugestão.


Na cidade Espanhola de León está instalado um sistema de recolha de resíduos no centro histórico. À primeira vista parecem estranhas as formas apresentadas pelos contentores apesar de apresentarem as cores do ecoponto. A empresa responsável pela instalação de este tipo de contentores é a “Envac”, uma verdadeira novidade no que a este tipo de depósitos diz respeito.
Trata-se de um sistema de recolha de resíduos automática pneumática estruturado sobre uma rede de tubagens subterrâneas. Basicamente os resíduos são depositados em ponros de recolha uma espécie de ecoponto. A evacuação é controlada de modo a que o resíduo seja recolhido separadamente e estes são aspirados através da rede de tubagens subterrâneas com uma velocidade aproximada de 70 Kms/hora. Através dos ventiladores os resíduos são encaminhados até a uma central, onde serão encaminhados para o contentor correspondente. O ar passa por uma filtragem antes de ser devolvido para o exterior.
As aplicações deste sistema vão desde as zonas residências, hospitais, Centros Históricos, Centros Urbanos novos, Aeroportos, Cozinhas Industriais, entre outros. León está com este sistema desde final de 2001 e conta com 3,8 kms de rede subterrânea. Em Outubro de 2006 alargou a sua quantidade de pontos de recolha para mais 240 pontos. Parece-se ser uma solução bastante interessante para um centro histórico que normalmente com vias muito estreitas existem as dificuldades de circulação dos camiões de recolha. O sistema já foi instalado em Espanha, na China, na Coreia, na Lituânia, na Noruega … Em Portugal seríamos pioneiros.



Bem sei que existem soluções bem mais simples que não obrigam a uma instalação de uma rede subterrânea e bem mais baratas que provavelmente serão as instaladas na nossa cidade, de qualquer modo deixo aqui uma sugestão.


ESTE NATAL NÃO FIQUE INDIFERENTE, ABRA O CORAÇÃO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 25 de novembro de 2008


Chega o Natal e com ele a época de solidariedade e nos dias que correm é cada vez mais o número de pessoas necessitadas. Pela nossa cidade existe cada vez mais a chamada “pobreza envergonhada”.
A pobreza envergonhada, ou seja pessoas que tiveram no passado um estilo de vida elevado e perderam o nível de vida devido ao desemprego ou outro problema, está a alastrar pelo nosso País e a nossa cidade embora por vezes não muito visível não é excepção.
Como é habitual o MTA de Elvas (Movimento Teresiano de Apostolado) intensifica na época de Natal as suas actividades de solidariedade. Conforme a Delegada em Elvas Irmã Fátima, o MTA é cada vez mais solicitado para ajudar, embora sabendo que a vida está difícil para todos e segundo o MTA todos podemos contribuir para que o mundo seja mais humano.

Descrição dos projectos apoiados pelo MTA de Elvas

- Prevenir e Remediar: Projecto que apoia famílias carenciadas, jovens toxicodependentes, sem abrigo e reclusos. Ao longo do ano distribui alimentos paga a luz, água, rendas, roupa, calçado e medicamentos.

- Ajudar @ Crescer: Projecto que funciona na antiga maternidade de Elvas e que apoia mães solteiras e carenciadas com bens essenciais para os seus bebés – neste momento fazem falta fraldas, papas, leites substitutos do leite materno, brinquedos, alcofas, berços, carrinhos e outros produtos de primeira necessidade para crianças.

- Estava Preso e Visitaste-me: Para este projecto o MTA necessita para os reclusos de roupas interiores, meias, pijamas, Kispos, ténis e outro calçado e dinheiro para os gastos daqueles cuja família não apoia (credifones, produtos de higiene, etc.)

- Ajudar a Educar em Darfur: Adopção de vinte crianças do Campo de refugiados de Nyala em Darfur (Sudão) a quem, este ano, o MTA esta a pagar 80€ anuais por cada uma e assim asseguram a sua educação que é feita por um padre missionário comboiano português. Para este ano e para poder responder ao compromisso assumido o MTA ainda precisa de 400€.


Contactos:
Sede do MTA: Colégio Luso – Britânico 7350.095 Elvas
Delegada em Elvas: Irmã Fátima Magalhães

Se todos contribuirmos um pouco fica mais fácil combater este flagelo que afecta tanta gente. Vamos todos ser solidários, passe esta mensagem.

ENCONTROS E MAIS ENCONTROS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 24 de novembro de 2008


Nesta segunda-feira a Câmara Municipal de Elvas (aparecendo a Direcção da Associação Empresarial de Elvas como convidada) e a ADE vão promover encontros. Mais uma vez escolheram o mesmo dia para o fazer, coincidência? Queria acreditar que sim, mas receio que assim não seja. Passo então a citar as várias fontes para descrever os encontros:



A Câmara Municipal está a realizar, agora em Outubro e Novembro, um conjunto de reuniões temáticas com diversos intervenientes da vida do nosso Concelho, à semelhança do que foi feito em anos anteriores. Jovens, sector do Turismo, profissionais de Saúde, movimento associativo e empresários do Comércio, entre muitos outros sectores, são os temas em análise através de debates.
Entre estas áreas, o Comércio do Concelho merece a maior atenção por parte da Câmara Municipal de Elvas, uma vez que nele assenta uma parte muito importante do movimento económico elvense.
A Câmara Municipal vai realizar uma reunião temática sobre o Comércio do Concelho, hoje mesmo pelas 19.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Elvas, numa sessão que continua num jantar de trabalho. Para esta sessão, a Câmara Municipal de Elvas vai convidar a Direcção da Associação Empresarial de Elvas e responsáveis da PSP na Cidade. A ordem de trabalhos aborda os temas seguintes:
- projecto de microclima em ruas do Centro Histórico;
- recolha de lixo;
- parqueamento;
- higiene canina;
- vendedores ambulantes;
- segurança;
- requalificação urbana do Centro Histórico.



"A ADE realiza também hoje um encontro/debate desta vez dedicado ao tema da “Saúde”. O encontro irá realizar-se no Hotel D. Luís a partir das 21:00 estando aberto a toda a população. Confirmaram entretanto a presença, o deputado Hélder Amaral membro da comissão de saúde da Assembleia da República e que representa também a Drª Teresa Caeiro, relatora da petição sobre o Hospital de Santa Luzia de Elvas entregue na Assembleia da República. Confirmou ainda presença o Dr. Luís Ribeiro presidente da ULSNA."
No final do comunicado a ADE afirma:
"Ao contrário de outros encontros temáticos os organizados pela ADE são de porta aberta e contam com a presença ao longo de todo o evento da comunicação social local, desta maneira os elvenses não terão acesso apenas ao resumo do que se passou mas a toda a sessão, podendo inclusivamente e livremente colocar dúvidas ou apontar caminhos à mesa.Nota: A organização não oferecerá beberetes ou jantar.”

Enfim, mais palavras para que? Até quando esta guerra de associações? (Se assim se pode chamar?) Eu calculo que isto se prolongue até Outubro do próximo ano, ainda falta por isso preparem-se para mais encontros de este tipo no mesmo dia.
Enquanto estes encontros se sucedem um após outro, espero que no fim tudo espremido dê em alguma coisa.


FEIRA NO CNT.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 21 de novembro de 2008


Começa hoje no Centro de Negócios Transfronteiriço a 8ª Feira das Oportunidades organizada pela Câmara Municipal de Elvas que se vai prolongar até ao próximo domingo. São vários os produtos apresentados a preços reduzidos com a novidade de este ano no local estarem abertas tasquinhas com petiscos e refeições baseados na gastronomia tradicional da região. Saúdam-se actividades paralelas de este tipo que possam trazer mais gente ao CNT.

As exposições e feiras realizadas nas Fontainhas precisam de vários focos de actividade para que as mesmas não se centrem apenas nas temáticas e sejam apenas mais uma feira e por vezes as naves estejam literalmente vazias de público.
Não será certamente o caso de esta que deverá trazer muita gente visto que a data (bem) escolhida coincide com o 14ª mês de muita gente e em vésperas das compras de Natal.
Uma boa proposta de fim-de-semana para todos, aproveitem.


O horário de abertura do Centro de Negócios, para este certame é:
sexta-feira, das 18 às 22 horas;
sábado e domingo das 12 às 22 horas.

Bom fim-de-semana.



DE BLOGUE A BLOGUE.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 20 de novembro de 2008


Convido-os hoje a visitar o blogue Ó mê belo Campo Maior.
Blogue que convidou o cidad’elvas para uma entrevista, onde se debaterão vários temas relacionados com a região e com o próprio blogue.
Foi com grande satisfação que participei nesta excelente iniciativa e agradeço desde já o convite que me foi endereçado.

VEM AÍ A AQUÁLIA ...

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 19 de novembro de 2008


A partir do próximo mês de Janeiro, o abastecimento de água às populações do concelho de Elvas fica concessionado à empresa AquElvas subsidiária do grupo Aquália, vencedor do concurso promovido pela Câmara. Já este tema foi variadíssimas vezes debatido aqui na blogosfera, estando eu como penso que a maioria dos elvenses um pouco com “o pé atrás” em relação a esta situação. Como referia o caro conselheiro Zè de Melo no seu post de ontem que esta passagem do serviço público de abastecimento de água à população do Concelho para o sector privado, pode tornar-se num presente envenenado. Olhe-se o que se passa aqui ao lado em Campo Maior.
Mas vamos esperar para ver e oxalá que todas as reticencias em relação a esta situação não nos tragam problemas.
Outro aspecto relacionado com a passagem da concessão do abastecimento público prende-se com a situação dos trabalhadores do sector das águas.
Na reunião realizada ontem entre a autarquia e os trabalhadores da Câmara Municipal o autarca elvense referiu que os trabalhadores que optem por trabalhar para a empresa AquElvas, irão auferir um vencimento superior em cerca de 60 por cento àquele que têm hoje e, além disso, manterão o vínculo laboral à Câmara. O presidente da Câmara diz preferir que os trabalhadores do sector das Águas aceitem trabalhar para a empresa AquElvas e explica que, se isso acontecer, "poderemos abrir concurso para admitir 20 a 30 novos funcionários, em áreas como a higiene e os espaços verdes”.
Um dilema para estes trabalhadores porque acredito que muitos também estarão com “o pé atrás”.

No sector das águas a Câmara Municipal tem cerca de 30 funcionários que foi agora dado o prazo de uma semana para decidirem se continuam a trabalhar para o município ou aceitam transitar para a AquElvas.

E A REDE DE TRANSPORTES NOCTURNA?

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 18 de novembro de 2008


Valeu realmente a pena a abertura dos bares na parte exterior do coliseu. São espaços agradáveis e uma lufada de ar fresco no conceito de bar nocturno na nossa cidade. Existe quem diga que são pequenos, outros que defendam que para Elvas está muito bem assim, enfim opiniões haverá para todos os gostos mas o que é certo é que a ideia principal de descentralizar a noite elvense da cidade jardim é bem vinda.


Muitas queixas já ouvi em relação à “caça à multa” feita pelos agentes da autoridade naquela zona, mas o que é certo é que quando os bares apenas estavam na Avenida António Sardinha essa “caça” era igual.
E o que foi da ideia apresentada pelo Presidente da Câmara da tentativa de criar uma rede de transportes nocturna para deslocação até aos bares instalados no sítio do Morgadinho?
A ideia consistia numa parceria entre a Câmara Municipal e algumas empresas.
O que falhou?
Serão os bares que não querem suportar mais esse encargo?
Ou apenas e simplesmente se chegou à conclusão que não seria rentável uma situação desse tipo para a nossa cidade?

IN "LINHAS DE ELVAS"

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 17 de novembro de 2008


APROVEITEM!

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 14 de novembro de 2008




É já amanhã a abertura da Pista de Gelo no coliseu elvense. Uma novidade por estas paragens. Uma iniciativa que muito me apraze registar como positiva. Mais um incentivo a quem quiser visitar a nossa linda cidade.
Tal como referia à dias o conselheiro Zé de Melo no seu Blog, é tempo de os comerciantes da cidade porem mãos à obra e aproveitarem a oportunidade. Promovam os seus negócios e incentivem os potenciais clientes.
Neste aspecto penso que a nova associação poderá ter um papel importante. Uma campanha para promover o comércio tradicional aproveitando os visitantes que a nova atracção pode trazer à cidade.



O recinto abre durante 63 dias consecutivos, entre 15 de Novembro de 2008 e 16 de Janeiro de 2009. A abertura está marcada para 15 de Novembro (sábado), às 15 horas. No dia da abertura, a pista fica aberta até às 21 horas.



De 16 de Novembro a 21 de Dezembro: das 16 às 21 horas de segunda a sexta-feira; e das 10 às 21 horas aos sábados, domingos e feriados.
De 22 de Dezembro a 4 de Janeiro: das 14 às 21 horas de segunda a sexta-feira; e das 10 às 21 horas aos sábados, domingos e feriados.
Dias especiais festivos: 24 de Dezembro das 10 às 13 horas; 25 de Dezembro das 16 às 21 horas; 31 de Dezembro das 10 às 13 horas; e 1 de Janeiro das 16 às 21 horas.



O preço de utilização é de três euros por pessoa e por períodos de 30 minutos.



Bom fim de semana e aproveitem.

PARECE CONTINUAR A TER VIDA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 13 de novembro de 2008


Podemos começar a estar descansados, está concretizada a reclassificação da urgência no Hospital de Santa Luzia de Elvas. A ministra da Saúde, Ana Jorge, assinou no passado dia 31 de Outubro o decreto que transforma o Serviço de Urgência Básica do hospital elvense em SUB 5, garantindo assim a manutenção de valências como a ortopedia e a cirurgia.


A boa nova surgiu ontem à noite pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas depois da reunião promovida pela edilidade elvense com cerca de uma centena de profissionais do Hospital de Santa Luzia de Elvas e do Centro de Saúde Local. No final do encontro, em declarações à comunicação social, Luís Ribeiro disse esperar que, a partir de agora, "não haja mais lugar a boatos sobre o hospital”.


Durante o encontro realizado no salão nobre dos Paços do Concelho foram ainda anunciadas diversas medidas relacionadas com o sector da saúde, sobretudo ao nível hospitalar.
Uma dessas novidades passa pela criação em Elvas do serviço central de ortopedia para o distrito de Portalegre, à semelhança do que também acontece com a área da radiologia O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo, Luís Ribeiro, anunciou ainda a próxima celebração de um protocolo de colaboração com as entidades sanitárias da Estremadura espanhola, por forma a permitir que possam ser feitos em Badajoz os tratamentos de radioterapia dos pacientes de Elvas e região vizinha. De pé está igualmente a possibilidade de avançar para um protocolo similar para a área dos enfartes do miocárdio.


Da reunião de ontem à noite foi também confirmada a criação de uma unidade de cuidados intermédios no Hospital de Santa Luzia e o surgimento, em 2009, de uma unidade para 20 doentes acamados, a instalar numa ala anexa ao estabelecimento de saúde e sem prejuízo do número de camas existentes no hospital elvense.


Finalmente parece que começam a aparecer boas notícias para a nossa cidade. As garantias apresentadas vêm de encontro aos anseios de todos os elvenses. Existirão os mais remitentes em relação às notícias apresentadas, mas parece-me que desta vez estamos realmente no bom caminho.

AQUI ESTÁ A LISTA!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 12 de novembro de 2008


Cerca de 200 imóveis militares, entre quartéis, paióis, casas, estradas, carreiras de tiro e conventos, integram a lista de bens a alienar para financiamento da Lei de Programação de Infra-Estruturas Militares, esta quarta-feira publicada em Diário da República.
A lei de Programação das Infra-estruturas Militares (LPIM) aprovada em Julho pelo PS e PSD, com os votos contra do PCP, BE, PEV e a abstenção do CDS-PP, determinava que a lista dos imóveis fosse definida por decreto-lei, prevendo a alienação de 130 a 140 prédios militares. Já aqui nos tínhamos referido a tal lei ( http://cidadelvas.blogspot.com/2008/10/forte-da-graa-e-falou-rondo-almeida.html
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/09/alienao-de-patrimnio.html )

A lista acabou por incluir 189 bens espalhados por todo o país, cuja alienação vai ser feita segundo várias fórmulas de gestão, desde a venda ao arrendamento, passando pela concessão e parcerias com promotores imobiliários.
No que diz respeito à nossa cidade aqui fica a lista de imóveis:

PM 1/Elvas. . . . . Forte da Graça.
PM 4/Elvas. . . . Picadeiros n.os 1 e 2.
PM 8/Elvas. . . . . Casa da Guarda das Portas de Olivença.
PM 8 -A/Elvas. . . Compartimento anexo à Casa da Guarda das Portas de Olivença.
PM 10/Elvas. . . . . .Quartel do Assento.
PM 13/Elvas. . . . . .Casa de Argel.
PM 14/Elvas. . . . . . .Casa dos Fornos.
PM 34/Elvas. . . . .Prisões e casamata no revelim das Portas de São Vicente.
PM 51/Elvas. . . . . .Armazém sob o Cavaleiro do Baluarte da Praça de Armas.
PM 56/Elvas. . . . . Casa da guarda do castelo.
PM 63/Elvas. . . . .Casa térrea no revelim das Portas de São Vicente.
PM 66/Elvas. . . . . .Paiol de Santa Bárbara.
PM 67/Elvas. . . . . .Paiol da Conceição.
PM 70/Elvas. . . . . .Paiol da bateria das Portas da Esquina.
PM 71/Elvas. . . . . . . Paiol da bateria às Portas de Olivença.
PM 73/Elvas. . . . . . . .Paiol da bateria às Portas de São Vicente.
PM 75/Elvas. . . . . . . . .Casa térrea n.º 3 às Portas da Esquina.
PM 75 -A/Elvas. . . . . . .Casa térrea n.º 4 às Portas da Esquina.
PM 77/Elvas. . . . . . . . . Quartel de Engenharia ou de São João da Corujeira.
PM 81/Elvas. . . . . . . . .Quartel de São Paulo.
PM 83/Elvas. . . . . . . . . Quartel da Cisterna.
PM 90/Elvas. . . . . . . . . Jardim da praça.
PM 91/Elvas (parte) . . .Cerca anexa ao Quartel do Comando Militar da Praça de Elvas.
PM 91/Elvas (parte) . . . Fortificação da Praça de Elvas.
PM 91/Elvas (P1). . . . . . .Poterna de São Pedro.
PM 91/Elvas (P2). . . . . .Poterna de São Francisco ou do jardim.
PM 91/Elvas (P3). . . . . . .Casa térrea n.º 1 às Portas da Esquina.
PM 91/Elvas (P4). . . . . . Casa térrea n.º 2 às Portas da Esquina.
PM 91/Elvas (P5). . . . . . Casa térrea às Portas de Olivença (62).
PM 91/Elvas (P6). . . . . .Casa térrea às Portas de Olivença (62 -A).
PM 91/Elvas (P7). . . . . . .Casa térrea às Portas de Olivença (62 -B).
PM 93/Elvas. . . . . . . . . . Quartel do Comando Militar da Praça de Elvas.
PM 97/Elvas. . . . . . . . . . Posto de rádio militar.
PM 100/Elvas. . . . . . . . Carreira de tiro do Falcato (CT da guarnição).
PM 102/Elvas. . . . . . . . Casa da Guarda das Portas de São Vicente.
PM 102.1/Elvas . . . . . Casa do comandante da Guarda das Portas de São Vicente.
PM 105/Elvas. . . . . . . .Casamata prisão sob o revelim das Portas da Esquina.


Além da alienação de imóveis, a LPIM prevê um investimento de 834 milhões de euros na "modernização" dos equipamentos e no reforço e sustentação financeira do fundo de pensões.
O governo qualificou a LPIM como sendo "da maior importância para a modernização das Forças Armadas" e para adaptar as infra-estruturas militares "às necessidades de umas FA já não baseadas no Serviço Militar Obrigatório, mas na Profissionalização".

Para consulta do decreto-lei referente clique aqui.

ALGO SE PASSA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 11 de novembro de 2008


A Câmara Municipal de Elvas vai reunir com profissionais da área da Saúde no Concelho: médicos, enfermeiros, pessoal administrativo e pessoal auxiliar do Hospital de Santa Luzia e do Centro de Saúde. Para esta sessão, foi também convidada a Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, drª. Rosa Matos. Esta reunião está marcada para 12 de Novembro (quarta-feira), às 20 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de Elvas. Segundo a Câmara Municipal de Elvas esta reunião deve-se:


- notícias que dão a conhecer demissões no seio do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, que tutela (entre outros) o Hospital de Santa Luzia e o Centro de Saúde de Elvas;


- versões que colocam repetidamente em causa a continuidade do Serviço de Urgência do Hospital de Santa Luzia;


- opiniões desencontradas sobre a forma como os Centros de Saúde da nossa região canalizam os seus utentes para as unidades hospitalares do Alentejo;


- informações desencontradas que não abonam a favor da estabilidade dos profissionais do sector da Saúde.


Ou seja alguma coisa de errado se passa com o sistema de saúde na nossa cidade e a edilidade elvense sabe disso e está realmente preocupada. Esperemos nós que tudo não passe de notícias ou boatos (como lhe queiram chamar), mas o que é certo é tudo muito claro não está.


O Presidente da Câmara veio nos mês passado afirmar que as urgências do Hospital de Santa Luzia de Elvas não iriam perder serviços e que existe a possibilidade de estabelecimento de protocolos entre a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e as autoridades de saúde da Estremadura espanhola, ao nível da pediatria e também da hemodiálise. Em relação à questão das urgências afirmou que as garantias lhe foram dados pelo próprio Primeiro-ministro José Sócrates.
Passadas algumas semanas a Câmara Municipal vem promover este encontro, sou totalmente de acordo que se realize, mas denota que alguma coisa não vai bem no sistema de saúde em Elvas.


JÁ COMEÇOU A PRÉ-PRÉ-PRÉ ...

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 10 de novembro de 2008


O muito me engano ou a campanha eleitoral para as autárquicas do próximo ano já começou. Tímida e subtilmente mas penso que de uma maneira ou de outra já começou a pré-pré-pré campanha eleitoral. Até ao momento existem três candidatos assumidos, o actual presidente José Rondão Almeida, Tiago Abreu e Manuel António Torneiro. Bem sei que parece cedo falar já de eleições quando ainda faltam aproximadamente 11 meses para a eleição do próximo inquilino da rua Isabel Maria Picão, mas a partir de agora tudo o que for dito ou feito (especialmente pelos candidatos da oposição) terá um objectivo. Esperemos então por mais candidatos ou talvez não para as próximas eleições.
Em relação aos três nomes apresentados são sobejamente conhecidas as suas ideias e objectivos.


Em relação ao actual presidente são 15 anos de presidência com maiorias absolutas onde a obra está à vista embora para muitos tenha pecado a nível da política empresarial para o concelho. A política do betão tem sido o termo aplicado pela oposição à governação do autarca socialista que o apontam como principal responsável pela falta de emprego no concelho. Embora se saiba que não somos o único concelho no país a queixar-se neste tema, o certo é que as potencialidades do nosso concelho e as oportunidades que se avizinham são únicas para o crescimento da nossa cidade. Existe também quem reconheça o excelente trabalho nas mais diversas áreas feito pelo presidente Rondão Almeida mas que afirma: “As infra-estruturas parecem realmente feitas, faltam agora as empresas e os postos de trabalho, será para o próximo mandato?”.


O candidato Tiago Abreu tem-se apresentado como a principal alternativa ao actual presidente, de uma forma directa e por vezes considerada mesmo brusca por algumas pessoas, tem apresentado as suas ideias ao longo dos últimos anos. Saindo da linha de pensamento do actual autarca apresenta-se como uma alternativa de mudança. Embora jovem e sem provas dadas a nível de governação, o presidente da concelhia do cds-pp é actualmente o rosto mais visível da oposição no nosso concelho.


Manuel António Torneiro, o eterno candidato à presidência da Câmara Municipal de Elvas. Apresentou no final do passado mês de Outubro a sua candidatura com uma lista que assegura, irá concorrer a todos os órgãos autárquicos do concelho. Considerando que “ainda é cedo para revelar o nome do movimento” que vai encabeçar, Manuel António Torneiro garantiu que a candidatura será constituída “só por gente independente”. Manuel António Torneiro é proprietário e director do jornal regional “O Despertador”, dedicando-se também a outras actividades, como a construção civil e pecuária. O candidato já exerceu funções de vereador na Câmara de Elvas em anteriores mandatos. Concorrendo sempre com o estatuto de independente à autarquia elvense, o empresário já encabeçou as listas de forças partidárias tão díspares como o PPM, ASDI, PRD e ainda uma coligação entre o PSD/CDS-PP.

Resta-nos esperar que seja uma corrida leal onde o principal e único objectivo seja Elvas. Oxalá não se entre em quezílias, ofensas ou situações menos próprios para bem do futuro do nosso concelho. É um pouco de mais pedir tudo isto em política mas quem sabe …


ELVAS CIDADE DE CULTURA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 7 de novembro de 2008


A nossa cidade está cada vez cosmopolita (onde é que eu já ouvi isto? J). Ele é concertos, é exposições, concertos de câmara e agora o mês do teatro. Para cidade do interior do País, somos cada vez mais uma referência a nível cultural por estas bandas. Está de parabéns a equipa da Câmara Municipal que proporciona a todos os Elvenses um cartaz cultural mais vasto do que era normal para uma cidade como a nossa.
Pena é que muitas das vezes a população não esteja devidamente “educada” para os mais diversos espectáculos apresentados e que para se encherem salas de 100 a 200 pessoas se tenha que abrir as portas ou cobrar preços simbólicos.

Como já referi vem aí o mês do teatro, através de um conjunto de 13 representações, vamos aproveitar e comparecer nestes espectáculos que nos proporciona o município.


- 5 de Novembro (quarta-feira), às 14.30 e às 15.30 horas, no Auditório São Mateus, “O Circo Trapalhão”, pelos Arkinhos, em espectáculos destinados às escolas do 1º Ciclo;


- 8 de Novembro (sábado), às 21.30 horas, no Cine-Teatro, “E porque não te ris?”, com Carlos Areia e Cristina Areia;


- 12 de Novembro (quarta-feira), às 14.30 e às 15.30 horas, no Auditório São Mateus, “O Circo Trapalhão”, pelos Arkinhos, em espectáculos destinados às escolas do 1º Ciclo;


- 16 de Novembro (domingo), às 17.30 horas, no Cine-Teatro, “Entre Quatro Paredes”, pela Associação Juvenil Arkus;


- 19 de Novembro (quarta-feira), às 14.30 e às 15.30 horas, no Auditório São Mateus, “O Circo Trapalhão”, pelos Arkinhos, em espectáculos destinados às escolas do 1º Ciclo;


- 22 de Novembro (sábado), às 21.30 horas, no Cine-Teatro, “Saídos da Caixa”, uma comédia com Luís Aleluia e Guilherme Leite;


- 23 de Novembro (domingo), às 17.30 horas, no Cine-Teatro, “O Zé das Moscas”, pelo Grupo Cénico da Banda 14 de Janeiro;


- 26 de Novembro (quarta-feira), às 14.30 e às 15.30 horas, no Auditório São Mateus, “O Circo Trapalhão”, pelos Arkinhos, em espectáculos destinados às escolas do 1º Ciclo;


- 29 de Novembro (sábado), às 21.30 horas, no Cine-Teatro, “Hotel de Província”, pelo Teatro das Beiras.


Para todas estas 13 representações, a entrada do público é livre.


Uma sugestão, porque não cobrar um preço simbólico, por exemplo 1 ou 2€, e oferecer a recita a associações que se dedicam aos mais desfavorecidos. Vem aí o mês do Natal e nunca é de mais ajudar seja de que forma for quem mais precisa.
Bom fim-de-semana.

A FONTE DA MISERI(CÓRDI)A.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 5 de novembro de 2008


Foi com grande agrado e ao mesmo tempo perplexidade da minha parte que na passada semana quando lia o semanário Linhas de Elvas vi que o Presidente da Câmara Municipal quando lhe foi questionado por uma coisa que se tenha arrependido de fazer ele referiu a fonte do Largo da Misericórdia.
Reconhecer um erro é uma virtude, agora senhor Presidente mãos à obra porque aquele espaço em nada dignifica a cidade e ainda por mais num local tão central e tão movimentado como é aquela artéria da cidade.
Existem tantas obras felizes realizadas pelos técnicos da Câmara Municipal que acredito que se possa fazer bem melhor do que aquilo que ali está. Veja-se por exemplo a praça 25 de Abril ali bem próxima com toda a envolvente construída em redor da fonte seiscentista um exemplo de como se pode dignificar o centro histórico sem o descaracterizar ou mesmo piorar o espaço.
Espero então que esteja para breve uma intervenção para aquele espaço que bem merece depois do que lhe foi feito.


LÁ SE VAI TAMBÉM O GAT.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 4 de novembro de 2008


Infelizmente não é nada de novo por estas paragens mas o que é certo é que mais um serviço foi extinto na nossa cidade. Mais uma vez por decisão governamental, o Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Elvas foi extinto em termos oficiais no passado dia 4 de Outubro.


O GAT era responsável pela elaboração e acompanhamento de projectos de obras nos concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte e Fronteira, encontrando-se actualmente na dependência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo. O quadro do GAT contava actualmente com uma dezena de funcionários, entre técnicos e pessoal de apoio. Segundo notícia avançada pela Rádio Elvas a maioria dos funcionários pretendem passar para a “famosa” mobilidade especial criada por este nosso governo, enquanto os restantes vão optar pela aposentação antecipada.


Segundo palavras do Presidente da edilidade Elvense, nos últimos tempos, o GAT deixou de trabalhar para os municípios e lembra que hoje qualquer Câmara tem a sua própria equipa de técnicos, pelo que as funções do GAT elvense ficaram paulatinamente esvaziadas. Ainda de acordo com o autarca, os Gabinetes de Apoio Técnico há muito que deixaram de estar sob a alçada das autarquias para passarem para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, as CCDR.


Ou seja e em resumo pura e simplesmente desapareceram mais dez postos de trabalhos da nossa cidade. É de lamentar como a nossa cidade vai perdendo valências nas mais diversas áreas. Uma cidade que vivia essencialmente da parte militar e de serviços vê como vão desaparecendo sem que nada seja feito e sem que apareçam outras áreas que possam colmatar a extinção de estes postos de trabalho.


Em relação às instalações do GAT fica a dúvida quanto ao destino a dar às mesmas. O presidente da Câmara lembra que o mesmo foi construído com verbas comunitárias referentes a cinco concelhos – Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte e Fronteira – e que quando chegar a altura a Câmara "logo verá qual a função que lhe irá atribuir”. Esperemos então que estas instalações não sofram o contágio do “jardim” que está ali mesmo ao lado e não acabem também por ser esquecidas.

MUITOS PARABÉNS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 3 de novembro de 2008


Muitos parabéns Coliseu e Câmara Municipal pelo espectáculo apresentado no último sábado. Um espectáculo de luz, cor e muita animação que foi apresentado durante cerca de três horas na sala de espectáculos elvense.
Foi uma noite diferente que se pode viver por estas bandas da raia alentejana, um espectáculo que até aos dias de hoje só poderíamos assistir nas grandes metrópoles. Afinal de contas vale a pena o grande coliseu elvense, quanto mais não seja pelos momentos de qualidade em termos de espectáculo que proporciona por estas paragens.
Muitos vão aparecer novamente a questionar os custos de cada espectáculo, a sua rentabilidade e a manutenção do espaço, mas o que é certo é que a grande qualidade e potencialidades apresentadas pelo multiusos elvense trazem para o nosso concelho um sem número de mais valias.
De esta vez terá de ser realçada a noite que foi proporcionada a todos os que se deslocarão ao sítio do morgadinho para presenciar a gala do 2ª aniversário do Coliseu de Elvas.