OS ARTESÃOS E A RUA DOS QUARTÉIS

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 5 de setembro de 2008


Foi aprovada pela Câmara Municipal a criação de um Cartão Municipal de Artesão, uma boa iniciativa por parte da edilidade elvense sem dúvida, pena é que os espaços outrora destinados a estes mesmos artesãos não tenham tido a repercussão que se esperava.
Falo-vos da Rua dos Quartéis situada junto da casa das barcas (hoje mercado municipal) quando se sobe para o castelo.
A excelente ideia do município foi de reconverter aqueles espaços em locais de divulgação da cultura popular através do artesanato. Passando por este local constatei que hoje em dia a maior parte dos ateliers estão fechados.
O que terá falhado na ideia da Câmara Municipal?
Serão espaços com custos demasiado elevados para os artesãos?
Assegurou-se a sua abertura permanente quando foram celebrados os contratos de cedência e não fazer deles simples armazéns?
Cuidou-se o aspecto da promoção daqueles espaços?
Penso que muitos destes aspectos não foram tidos em conta.
Já que a Câmara Municipal quer e bem reavivar a tradição dos artesãos na nossa cidade, terá de dar vida a estes espaços, fazer reabrir os que estão fechados e promove-los.
A ideia inicial é muito boa só tem de ser bem ajustada a quem realmente se destina.


NOTA: Realiza-se este fim de semana as festas em honra do Senhor Jesus da Boa-Fé antiga festas dos hortelões, não deixem de dar uma voltinha pelo bairro da Boa-Fé para não deixarmos morrer mais uma tradição da nossa cidade.

Parabéns também ao Linhas de Elvas que esta semana celebrou 58 anos de existência, a principal referência na comunicação social do nosso concelho.

Bom fim de semana!

Comments:

There are 24 comentários for OS ARTESÃOS E A RUA DOS QUARTÉIS