O LAGAR DE SANTA RITA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 4 de setembro de 2008


Folheava eu o último boletim municipal quando vejo uma foto com a seguinte legenda: “Elvas, Quinta do Bispo - Recuperação de alvenarias e pintura nesta zona da Cidade”
Logo me veio à memória a grande luta que a Sr.ª. Dona Maria José Rijo tem travado em defesa da chamada Quinta do Bispo e dos seus jardins, através das suas crónicas na imprensa e até mesmo na blogosfera (http://paula-travelho.blogs.sapo.pt/tag/quinta+do+bispo). Quinta esta onde viveu o saudoso poeta António Sardinha e que tão relacionada está com a história da nossa cidade.
Em minha opinião foi um verdadeiro atentado o que se fez em toda a sua envolvente, não tendo em conta a preservação de tão nobre e histórico lugar. Infelizmente mais uma vez os interesses imobiliários se sobrepuseram a outros interesses.
Mas venho hoje aqui fazer umas perguntas em relação a outro lugar bem perto de este que também merece uma atenção.
O antigo Lagar de Santa Rita junto do Jardim Municipal. Que pena que depois de toda a remodelação feita no pulmão da nossa cidade o mesmo não se tenha feito em relação a este lugar que se encontra ao abandono.

O que fazer a este espaço?
Não haverá uma maneira de aproveitar este exemplo da arquitectura industrial da nossa cidade? (como já foi referido pelo caro Jacinto no seu blog)
A quem pertence a “obrigação” de fazer alguma coisa?

Aqui ficam algumas das muitas questões que me assolam cada vez que passo pela estrada de Santa Rita e me deparo com o estado de degradação de este local. Se alguém souber responder …


Comments:

There are 8 comentários for O LAGAR DE SANTA RITA.