LÁ SE FOI MAIS UMA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008


Citando a Rádio Renascença Elvas, Portalegre e Elvas perderam a corrida para conseguir o Call Center da Segurança Social. O presidente da Câmara Municipal de Portalegre revelou, na última Assembleia Municipal, ter recebido a indicação de que Castelo Branco é a cidade escolhida.
O autarca de Portalegre diz que a cidade capital de distrito "foi excluída não por falta de condições, mas por falta de pessoas que assegurassem o serviço".
O concelho de Elvas que também estava na lista de interessados acabou por ser igualmente preterido a favor de Castelo Branco, e pergunto eu, porque teremos nós sido excluídos?
Perdemos mais uma oportunidade de criar centenas de postos de trabalho. Esperemos então por melhores dias, esperando e acreditando nas palavras do Senhor Presidente da Câmara que adivinhava, já no final do ano passado, um futuro risonho em termos de postos de trabalho para o nosso concelho neste mesmo ano de 2008.

FICOU CLARO?

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008




Depois da sessão de esclarecimento de ontem à tarde no cine teatro sobre a concessão ao sector privado da distribuição de água no concelho, aqui fica um espaço para que livremente comentem e deixem a vossa opinião sobre o que se passou.
Certamente nem todos puderam estar presentes mas com as informações veiculadas pela imprensa local e pelo próprio município (através também dos seus sites, http://www.radioelvas.com/regional.html, http://www.cm-elvas.pt/ ) todos devemos ter uma opinião daquilo que se vai passar nos próximos anos no nosso concelho no que a este tema diz respeito, e a que todos nos irá afectar.
Aqui na coluna ao lado coloco também uma pequena sondagem com o intuito de todos sabermos qual o resultado de todas estas informações fornecidas de uma ou outra maneira ao povo de Elvas.
Participem!

MAIS UMA DOS NOSSOS AMIGOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 26 de fevereiro de 2008


A ligação rodoviária entre Portalegre e o Caia será feita através do nó do IP 2 em Estremoz, revelou o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. A opção do Executivo contraria a vontade dos autarcas de Portalegre e de Elvas
Na resposta a um requerimento apresentado pelos deputados Miranda Calha e Ceia da Silva, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, desfaz as dúvidas e esclarece que a ligação entre as auto-estradas A6 e A23 será feita através do IP 2, entre Estremoz e Portalegre.
Citado pela Rádio Portalegre, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, considerou que se trata de "mais um passo" para beneficiar Évora e que esta opção "não serve as pretensões" da futura plataforma logística do Caia.
Mais uma vez estamos a levar com os pés de este governo. Mas que mal lhe teremos feito nós?
Agora resta esperar que seja mais uma contradição do nosso ministro (tipo Alcochete jamais, esperemos que seja, por Elvas jamais), ou desta será mesmo a sério?!

Já agora deixo aqui um pequeno passatempo, descubra as diferenças das duas imagens apresentadas em cima. Eu ainda não consegui descobrir nenhuma.

QUE FIQUE ... CLARO COMO A ÁGUA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008


Sirvo-me de este post hoje aqui para fazer um apelo à população elvense que se desloque e esteja presente amanhã dia 26 de Fevereiro pelas 18.30 no cine-teatro para uma sessão de esclarecimento dada pela câmara municipal de Elvas.
Depois de tanto se ter dito e redito sobre a concessão ao sector privado da distribuição da água no concelho de Elvas eis que surge e muito bem, resposta por parte da autarquia. Penso que é assim mesmo que devem funcionar as democracias, debatendo e esclarecendo as medidas e politicas adoptadas a quem os elegeu.
Faço novamente o apelo a quem se possa deslocar ao cine-teatro (STAL incluído, já que se há critica que seja “provada” e fundamentada) afim de uma vez por todas tudo fique claro como a água!
Saúdo esta iniciativa da edilidade elvense esperando que com isto se apazigúe todas as dúvidas e desconfianças criadas em torno de este tema.
Espero também que a próxima sessão de esclarecimento à população promovida pela câmara municipal seja sobre a euroregião e a eurocidade que pensam criar brevemente.

Um último apontamento referente ao blog criado recentemente sobre “histórias de Elvas”, documentos e arquivos pertencentes ao nosso concelho que devem regressar à nossa cidade. Não deixem de visitar.
http://historias-de-elvas.blogs.sapo.pt/

O QUE SE PASSA E VAI PASSAR!

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008


Na passada quarta-feira foi distribuído na nossa cidade um comunicado à população contra a concessão ao sector privado da distribuição da água no concelho por dirigentes da direcção regional de Portalegre do sindicato nacional dos trabalhadores da administração local (STAL). Nesse comunicado, a STAL acusa que essa concessão continua envolta num clima de suspeição.
Depois de ter corrido tanta tinta em torno de este processo, depois de acusações mútuas e de explicações por parte do município, ao que parece todo este processo está parado à espera de uma fiscalização devido a denúncias feitas por uma técnica quando invocou os motivos da sua demissão da comissão de avaliação.
Pelo que constato tudo isto está envolto em grande polémica e pelos vistos sem resolução aparente que contente as duas partes. Neste caso concreto a câmara municipal já deu explicações à população sobre esta concessão, o que de certa maneira não agradou ao sindicato.
Tudo isto é realmente muito estranho até porque não existe (e citando o STAL) uma discussão pública do assunto por parte dos partidos políticos.
O que se passa e vai passar então?
Já sei … todos falam (menos os partidos políticos, segundo o sindicato) e as coisas vão rolando como o determinado pela edilidade elvense. Aconteceu assim no caso do cemitério, depois de muita polémica e vai certamente acontecer o mesmo no caso da concessão da água!

MAIS INFORMAÇÃO ... POR FAVOR!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008


Tem vindo a ser debatida pelos vários autarcas transfronteiriços da nossa zona a criação de uma euroregião. Nessas reuniões têm-se procurado parcerias que possa contribuir para a resolução de problemas comuns (conforme notícia a Câmara Municipal).
A par da possível criação de uma euroregião o Sr. Presidente da câmara municipal de Elvas está também empenhado na criação de uma Eurocidade entre Badajoz e Elvas, um novo conceito europeu, que abrange urbes que sejam próximas e tenham fortes laços de intercâmbio e independência entre si.
Tema vastamente debatido e explicado (e bem) pelo colega Zé de Mello no seu blogue ao longo dos últimos meses. Penso que seria a vez de alguém por parte da Câmara Municipal explicar aos mais leigos e menos informados da população elvense o que realmente é a Eurocidade (talvez através de panfletos ou mesmo do boletim municipal).
Quais as vantagens (que certamente serão muitas), quais as modificações, em suma o que o mais simples e comum habitante da nossa cidade viria a ganhar e ou a perder com esta sinergia entre as duas cidades.
Na minha humilde opinião é da competência do Município manter a população informada sobre as políticas adoptadas pelo mesmo. Temos de pensar que nem toda gente na cidade (infelizmente) dispõe das mais variadas fontes de informação que possibilitam a explicação do que irá ser a Eurocidade.
Já que existe da parte da Câmara Municipal essa vontade expressa na criação da Eurocidade, que possam também explicar a toda a população no que realmente consta.

EM QUE FICAMOS?!

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008


No rescaldo da dance party do passado sábado à noite (que não terá tido o êxito esperado) e na véspera de espectáculos como o de Mariza (espero eu!) ou do Wrestling em Março, proponho que aqui seja feita uma troca de ideias no que diz respeito ao tipo e timings de espectáculos realizados no Coliseu Elvense.
Na minha opinião não basta ter espaços para trazermos até nós todo tipo de espectáculos, temos de saber se realmente existe público para todo tipo de espectáculos. Apesar de todas as infra-estruturas e acessos à nossa cidade somos uma cidade do interior com poucos habitantes, pelo que nem todos os espectáculos terão aceitação por estas bandas. É certo que estamos num sítio privilegiado, encostados a Espanha perto de muita coisa, mas mesmo assim penso que seria de repensar certos espectáculos ou até mesmo datas para realização dos mesmos.
Uns dirão que temos o povo habituado a pimbalhadas de borla, outros dirão que se critica porque se faz ou se critica porque não se faz! Em que ficamos afinal?
Espero pelos comentários com vossas opiniões.

FOTO: http://fotografosdeelvas.blogspot.com/

O RETRATO DOS MEUS IRMÃOS

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008


1º - Criado num berço de “ouro”, primeiro filho é natural que os pais tudo fizessem por ele.
Foi privilegiado em relação aos outros, pessoa inteligente, aproveitou todas as oportunidades que lhe deram, estudou com bolsas de estudo, embora isso não chegasse teve que haver sempre uma achega. Formou-se, hoje é Engenheiro. Será que aproveitou o sacrifício que fizeram por ele?
Constituiu família e hoje sente-se só e sem família. Porquê?
Sei que lutou muito, mas depois? A luta só não chega, existem outras coisas, hoje a vida muda e não nos podemos alhear às mudanças. Tenho a sensação que perdeu o comboio…!? Os filhos já pensam e têm outra visão da vida de hoje. Aí estaria talvez a chave do problema do meu primeiro irmão. Não sei?!
2º - Sou eu e fica aqui o espaço em branco para que eles me analisem!...
3º - Meu companheiro mais próximo, talvez devido à mínima distância da idade. Religioso em demasia, de ideias fixas, um pouco autoritário, meu companheiro nas músicas (boa voz). Com uma vida certinha, disciplinada, com a família adequada ou preparada por ele, conseguiu um lugar digno na sociedade onde se inseriu. Hoje é uma pessoa amiga dos irmãos mas uma pessoa doente, herança da minha Mãe, mas estou convicto que com a fé que tem, Deus estará com ele até ao final.
4º - Bem parecido, de olhos diferentes dos nossos, uma jóia de rapaz. Independente, amigo dos amigos, amigo da noite, amigo da música, um músico extraordinário. Diferente de todos nós, no viver, na maneira de pensar, de agir mas sem incomodar ninguém, que o diga quem o conhece. É também muito nosso amigo, um simples reparo meu, merecia ir mais além na música. Mas … nunca é tarde.
5º - Este sim com um coração do tamanho do mundo. Sincero, leal e humilde. Não necessito mais palavras para o definir. Quis Deus, que ele partisse mais cedo que nós. Porquê?... Foi assim. Fica-nos a eterna saudade de um nosso verdadeiro amigo. Nunca te esqueceremos, onde estiveres continuaremos a ser irmãos. Espera por nós.
6º - Não há rebanho sem uma ovelha … Aqui está ela! O mais novo, talvez o que mais sofreu com a partida dos pais, ficou sozinho.
Em pequeno, travesso, reguila e muito complicado. Hoje ainda! Hoje está longe de nós, sozinho, mas tenho-o no coração como tenho os outros, é um irmão. O meu voto: que Deus o encaminhe e proteja.
Aqui fica um testemunho real, sincero e resumido dos irmãos que tive e tenho. Até sempre!
ARTIGO ESCRITO POR UM DOS COLABORADORES DESTE BLOG

SEREMOS NOVAMENTE CONTEMPLADOS?

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008


Segundo notícias recentemente adiantadas, o ensino público em Portugal vai passar por profundas transformações nos próximos tempos, derivado dos constrangimentos de ordem financeira e funcionais.
Segundo palavras do professor da Escola Superior Agrária de Elvas Francisco Mondragão Rodrigues à Rádio Elvas, o pólo de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre poderá ser uma das escolas prejudicadas por ser a mais jovem, pequena e que fica geograficamente fora da esfera do politécnico Portalegrense.
Esta revolução poderá levar mesmo ao fecho de escolas e cursos por todo País.
Pairando todo este clima de incerteza no ar eu pergunto-me se novamente seremos “contemplados” com mais uma prenda deste nosso governo?
Resta-nos esperar (penso eu … ou haverá alguma coisa a fazer por alguém?), que assim não seja e que no futuro possamos ter Elvas uma cidade com ensino superior mais desenvolvido, que bem precisávamos.

"CIRCULAR" ... MAS COM SEGURANÇA!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 12 de fevereiro de 2008


Foi atropelada ontem mais uma pessoa na nossa cidade, neste caso uma menina de 6 anos que se preparava para ir para a escola primária no Bairro da Boa-Fé. Ao que tudo indica nesta situação devido a uma falha mecânica de um veículo que passava no momento em que a criança atravessava a passadeira.
Começam a suceder-se com muita frequência este tipo de incidentes na nossa cidade.
Acerca de dois meses atrás outro atropelamento neste caso na Avenida de Badajoz, acabou por levar a vida a uma senhora.
Sendo que todos estes sucessos ocorrem na circular à cidade eu pergunto, não será melhor quem de direito começar a pensar em alguma maneira de diminuir o perigo de atravessar a circular?
A pouco tempo do começo da construção do último troço da circular, deixo aqui esta referência para que menos acidentes deste tipo voltem a acontecer na cidade.
Não estou de maneira nenhuma em contra da circular à cidade, da qual penso que foi das obras mais importantes feitas nos últimos anos no concelho. Apenas e só alerto para que algo seja feito; colocando ou lombas ou semáforos ou passagens aéreas, alguma coisa, para que não se repitam estes infelizes incidentes.

DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE MONUMENTO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008


Até quando estará esta espécie de monumento ou jardim numa das principais entradas da nossa cidade? Que se situa ao lado da prisão mesmo em frente à nossa saudosa maternidade. Depois de ter lido sobre esta situação em vários blogs da nossa cidade aqui deixo também o meu “contributo” para tentar alertar a quem de direito para que algo seja feito neste espaço.
Depois de tanta requalificação dos mais variadíssimos espaços na nossa cidade e bem feita (em alguns casos) pela Câmara Municipal, porque se resiste este?
Será que existirá por ali um habitat natural de uma qualquer espécie em extinção?
Existiram ali pinturas rupestres onde não se pode tocar?
Será um monumento tão antigo com o qual nos candidataremos a Património Mundial?
Como penso que nenhuma destas possibilidades é credível, aporto aqui o meu “grãozinho de areia” para que este local se torne num sítio mais aprazível.

FADO EM ELVAS

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008


Existe em Elvas um espaço sito no centro histórico, no coração da cidade, onde se reúnem amigos, conhecidos e outros …
Amigo de longa data, eu amigo do pai, quem não se lembra em Elvas do bar “Via Chaves” ao cimo da rua das caldeirinhas?
Comecei a frequentar recentemente, devido a amizades e familiares, mas a pouco tempo reparei que havia outro tratamento em relação a outros bares, não é um tratamento melhor ou pior, é diferente.
Um homem sincero, humilde, trabalhador, respeitador e amigo só dos “amigos”.
Este local situa-se na rua de Alcamim “Bar Adélia”, onde está o amigo Nicolau.
Emigrou, “fugiu de Elvas” em busca de uma vida melhor!
Não sei se conseguiu!...
Numa coisa estou certo conseguiu arranjar agora um espaço onde pudesse reunir os amigos e viver.
Nesta reunião de amigos metem “O Fado”, de quando em vez lembra-se e faz uma noite de Fados, coisa que em Elvas tantos têm tentado e não conseguiram.
Está a tentar criar um ambiente diferente nessas noites de fado. Eu não sou um fã n.º1 nem n.º2 do fado, mas respeito e sei que Elvas tem tradições nessa área.
Oxalá o consiga com êxito mas para isso teremos todos que respeitar aquele espaço “os que gostam” e os que “menos gostam do fado” … é fácil!
Por agora deixo um conselho, visitem aquele espaço com Fado no próximo dia 29 de Fevereiro (sexta-feira), ou sem fado qualquer dia destes… Convivam.

Um abraço ao Nicolau.

TEXTO ENVIADO POR UM LEITOR

JÁ SE PASSOU ...

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008


Mais um Carnaval passado, mais uma festa que findou. Para os mais foliões soube a pouco para os menos dados a estas festanças foi demais! Mas no que diz respeito à festa organizada pelo município Elvense e comissão do Carnaval penso que o balanço é extremamente positivo nos mais variadíssimos aspectos … ou não?
Convido então aos meus caros visitantes deste vosso blog a deixarem os comentários enumerando um aspecto positivo e outro menos positivo deste Carnaval Internacional de Elvas. O que manteriam e o que se poderia melhorar em futuras edições.
Espero pelos vossos comentários esperando que assim possamos contribuir com as nossas humildes opiniões para uma festa cada vez melhor.

Foto: http://www.cm-elvas.pt/

ESTAMOS DE PARABÉNS

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
















Está de parabéns o Carnaval internacional de Elvas. Um evento já de grande dimensão que em nada fica a dever a muitos outros feitos no nosso país. Grande evolução dos grupos da nossa cidade, o que demonstra que quando nos propomos (nós elvenses) a algo conseguimos (pena que assim não seja em tudo!). Um espectáculo de cor e animação muito bonito, que pena foi o tempo não ter ajudado ontem domingo que não permitiu a saída dos foliões à rua.
Fica no entanto um reparo que espero que rectifiquem, o tempo gasto com as coreografias na rua da cadeia. Bem sei que se leva muito tempo a ensaiar tudo aquilo e que se queira mostrar todo trabalho realizado mas penso que 20 minutos com coreografias na rua da cadeia parando todo corso, é demasiado. Mas apesar de tudo o meu aplauso para todos os participantes pelo espectáculo proporcionado.
Esperemos então que o tempo ajude e terça-feira seja feito mais um bonito corso para todos aqueles que gostam de apreciar todas estas festividades carnavalescas.




É CARNAVAL!

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008


Começa hoje na nossa cidade mais um Carnaval. Tempo de folia para uns e quase suplicio para outros. Época que para os dias de hoje é quase que como um prolongamento do que nos tem feito o governo todo ano. Mas adiante que o tempo deverá ser de diversão e não de lamentos.
O Carnaval em Elvas assume nos dias de hoje proporções já dignas de constar entre os melhores do pais, embora menos divulgado e por isso talvez menos conhecido que os de Loulé, Ovar e outros. Este festejo tem crescido muito na nossa cidade, por uns elogiado, por outros criticado, atendendo aos valores que gasta a autarquia e as colectividades (grande parte dos fatos pagos pelos participantes, que chegam a desembolsar 75 euros). Mas como dizem os Brasileiros a vida são dois dias e o Carnaval três, o que interessa é a diversão porque para estar triste temos o resto do ano.
Como já referi começam hoje os festejos na nossa cidade com o sempre bonito desfile escolar que junta cerca de 1500 crianças pelas ruas da cidade, seguindo-se com os corsos de sábado, domingo e terça-feira, onde se esperam cerca de 2500 mascarados por dia.
Muitos visitantes são esperados na nossa cidade, o que desde já é muito bom para a economia da cidade, e há quem diga que não são mais pelas condições que reserva o percurso para quem o quer observar, mas isso é outra história já aqui debatida no blog.
Mas atendendo às tradições será este o Carnaval que mais se identifica com os nossos costumes? Ou será um Carnaval cada vez mais influenciado pelos nuestros hermanos? Será isto bom, sinal de “progresso”? Ou estamos a perder a nossa identidade?
Espero pelos vossos comentários e opiniões!
Bom Carnaval e divirtam-se, se puderem e gostarem claro.



FOTO: http://fotografosdeelvas.blogspot.com/